Fasores, F.P

Responder
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Fasores, F.P

Mensagem por RicardoENTA »

Boas, eu sei que um indutor obriga a corrente a se atrasar em relação à tensão.. e que um condensador obriga a corrente a ficar em avanço em relação à tensão.. a minha duvida é qual dos dois é positivo e qual é negativo (angulo de fase).
Isto porque tenho uma professora que diz que quando estamos num circuito RL o angulo é sempre negativo
Mas tenho outro professor que diz que quando estamos num circuito RL o angulo é sempre positivo. Gostava de saber em que ficamos…
ja tentei procurar na net mas ainda nao encontrei nada especifico.. se for falar com eles sobre isto cada um puxa a brasa para a sua sardinha.. como vamos ver em mais uma duvida a seguir..

afinal o L representa -se em "+90" ou "-90" ?

A outra duvida é a seguinte, a partir da formula do cos fi (cos fi= P/S) tenho que saber um S.. mas tenho um professor que usa no lugar do P, a potencia absorvida, e tenho um professor que no lugar do P usa a potencia útil. Mais uma vez venho perguntar em que ficámos?


Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Fasores, F.P

Mensagem por nelmindo »

Os ângulos são medidos no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
Se usarmos os nº complexos, a parte imaginária (parâmetro b) é positiva para os indutores e negativa para os "capacitores" (condensadores), por essa razão mesmo (ângulo positivo indutores, ângulo negativo "capacitores").
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Fasores, F.P

Mensagem por RicardoENTA »

Por exemplo neste exercício:
Qual a corrente absorvida por um motor, se ele tiver uma potencia util de 5 kW rendimento 85% e fator de potencia de 0.8.
Pabsorvida= 5 kW / 0.85 = 5.9 kW
P= raiz de 3 . vc . i . cos fi
5.9 = 554i
i = 5.9 / 554 = 10. 6 A

Ela depois obriga a meter um angulo.. entao fica 10. 6 com um angulo de - 36.86 (cos -1 de 0.8).

Porque ela insiste no negativo. A explicação que disseste tem alguma coisa haver com isto?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Fasores, F.P

Mensagem por nelmindo »

RicardoENTA Escreveu: 27 jun 2018, 18:59 Por exemplo neste exercício:
Qual a corrente absorvida por um motor, se ele tiver uma potencia util de 5 kW rendimento 85% e fator de potencia de 0.8.
Pabsorvida= 5 kW / 0.85 = 5.9 kW
P= raiz de 3 . vc . i . cos fi
5.9 = 554i
i = 5.9 / 554 = 10. 6 A

Ela depois obriga a meter um angulo.. entao fica 10. 6 com um angulo de - 36.86 (cos -1 de 0.8).

Porque ela insiste no negativo. A explicação que disseste tem alguma coisa haver com isto?
aqui tens:
https://linhasdetransmissao.wordpress.c ... cuitos-ca/
http://www.dsee.fee.unicamp.br/~mjrider ... cument.pdf
http://joinville.ifsc.edu.br/~neury/Apo ... s%20CA.pdf
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: Fasores, F.P

Mensagem por RicardoENTA »

muito obrigado
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
Responder

Voltar para “Dúvidas”