Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

paulosaints
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 04 abr 2018, 14:47

Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por paulosaints »

Boa tarde! Tenho um sistema de aquecimento de águas solar, e normalmente no inverno tenho a resistência ligada. Porém eu queria ligar a resistência a um timer.
A potencia da resistência anda nos 1800W, portanto também comprei um contactor.

Problema: o esquema electrico ultrapassa-me.

Alguém pode ajudar?
Obrigado

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por paulosaints em 04 abr 2018, 15:21, editado 2 vezes no total.


paulosaints
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 04 abr 2018, 14:47

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por paulosaints »

Agora com imagens. Desculpem o tamanho.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Considerando que já deves ter a resistência alimentada por disjuntor e protegida por interruptor diferencial, o comando será efetuado pela fase da resistência:

- Fase da resistência ligar ao contacto NA/NO do contactor;
- A saída do disjuntor que ligava a resistência ligar a fase do relógio, ao comum do contacto do relógio e ao contacto comum do contactor;
- O neutro do interruptor diferencial ligar ao neutro do relógio e à bobine do contactor (deve ser um contactor 230V/16A);
- A saída do contacto do relógio ligar ao outro borne da bobine do contactor;


Em caso de dúvidas é melhor meter aqui as fotos do material para vermos as designações dos respetivos bornes.


Cumps!
paulosaints
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 04 abr 2018, 14:47

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por paulosaints »

Já coloquei as fotos do material no 1º post. O disjuntor da resistência, na primeira foto, está ligado a uma tomada de casa.

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por ENERGY »

paulosaints Escreveu: 04 abr 2018, 16:59 Já coloquei as fotos do material no 1º post. O disjuntor da resistência, na primeira foto, está ligado a uma tomada de casa.

Obrigado
Boas
Em primeiro lugar deve ter um circuito dedicado a essa resistência, e protegido por Interruptor diferencial de 30mA, e deve ver se a terra geral está em boas condições.
Não se trata de uma ligação complicada, mas claro para quem sabe, liga do Interruptor Diferencial ao disjuntor, do disjuntor ao relógio e ao contator (IH), do relógio à bobine do contator, e do contator sai a alimentação para a resistência.
Se não tem conhecimentos de eletricidade, penso que o melhor será entregar esse trabalho a um Eletricista, para não vir a ter problemas graves que podem levar à electrocução, etc.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 107
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Localização: Abrantes - Portugal
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por Miguel Alves »

Olá,
Segue um esquema de ligação.
Sem Título.png
Sem Título.png (29.21 KiB) Visto 1851 vezes
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por Quintas »

Se o timer é para 16A, é necessário o contactor?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por ENERGY »

Quintas Escreveu: 05 abr 2018, 14:11 Se o timer é para 16A, é necessário o contactor?
Boas
Sim para evitar de queimar o timer
Cpts.
Energy
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por Quintas »

ENERGY Escreveu: 05 abr 2018, 21:39
Quintas Escreveu: 05 abr 2018, 14:11 Se o timer é para 16A, é necessário o contactor?
Boas
Sim para evitar de queimar o timer
Sim, eu sei que é esse o objetivo de usar o contactor, mas se as especificações do relógio permitirem usá-lo para a potência da resistência, o contactor deixa de ser necessário, certo?
É porque eu tenho um sistema semelhante instalado já vai para 3 anos, resistência ligada ao relógio, mas a resistência tem potência inferior à que o relógio indica para lâmpadas incandescentes (não deixam de comportar-se como uma resistência pura, certo?) e tem funcionado sem problemas.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por nelmindo »

Quintas Escreveu: 06 abr 2018, 10:27
ENERGY Escreveu: 05 abr 2018, 21:39
Quintas Escreveu: 05 abr 2018, 14:11 Se o timer é para 16A, é necessário o contactor?
Boas
Sim para evitar de queimar o timer
Sim, eu sei que é esse o objetivo de usar o contactor, mas se as especificações do relógio permitirem usá-lo para a potência da resistência, o contactor deixa de ser necessário, certo?
É porque eu tenho um sistema semelhante instalado já vai para 3 anos, resistência ligada ao relógio, mas a resistência tem potência inferior à que o relógio indica para lâmpadas incandescentes (não deixam de comportar-se como uma resistência pura, certo?) e tem funcionado sem problemas.
As lâmpadas incandescentes/halogéneo não se comportam como resistência pura ao ligar... Têm uma corrente de arranque em alguns casos apreciável (holofotes)!
Como ao ligar o filamento está frio, a resistência é baixa, logo corrente é mais alta do que o normal, quando estabilizar a temperatura.
Aliás, existe uma categoria de utilização só para isso: AC-5b, ao contrário da AC1 que é para as resistências bobinadas em geral.
viewtopic.php?t=8457
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por Quintas »

Obrigado Nelmindo, as coisas que eu aprendo aqui!
Mas, se a minha resistência eléctrica tem potência inferior à indicada pelo meu timer para lâmpadas incandescentes, então ainda estou mais à vontade do que eu pensava e confirma-se que não preciso de contactor. Está certo este raciocínio?
Obrigado.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por nelmindo »

Quintas Escreveu: 07 abr 2018, 10:48 Obrigado Nelmindo, as coisas que eu aprendo aqui!
Mas, se a minha resistência eléctrica tem potência inferior à indicada pelo meu timer para lâmpadas incandescentes, então ainda estou mais à vontade do que eu pensava e confirma-se que não preciso de contactor. Está certo este raciocínio?
Obrigado.
Sim confirma-se.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por Quintas »

Miguel Alves Escreveu: 04 abr 2018, 21:23 Olá,
Segue um esquema de ligação.
Sem Título.png
Boas. Vou precisar de usar um contactor. Não entendi a parte final do esquema, se é que estou a saber interpretá-lo. Nas ligações no contactor, a fase vai do 2 para o 3 e depois do 4 para a resistência? Porque é que a fase não vai diretamente do 2 para a resistência?
Obrigado desde já por qualquer esclarecimento.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por edeluz »

Também sou da opinião de que não é preciso de contactor. O Timer está desenhado para suportar a resistência que pelos meus calculos ando nos 8 A.

Apenas não percebo quando considerar o cosphi0.6. Quando alimentar cargas indutivas e capacitas ( XXXXXXXXXXXX/qAJ6Wn.jpg )

Nota: Sim, apesar da grande ajuda que esta comunidade deu aconselho a consulta de um electricista profissional na área (repare que não disse apenas electricista). Pois esse circuito pendurado em uma tomada é preciso ter cuidado. É importante analisar a instalação!
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Montagem de Timer - Contactor - Resistência AQS

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Nesse esquema, na minha humilde opinião, falta um comutador de 3 posições, a saber:
1 (ou 2) - AUTO (gerido pelo timer)
0 - DESLIGADO (paragens prolongadas)
2 (ou 1) MANUAL (para uso fora do timer)
Se não usar o contactor, o comutador já terá que suportar os mesmos amperes do timer.
Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Dúvidas”