O que é preciso para abrir empresa

Responder
Angelo10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 24 out 2017, 19:49
Enviou: 7 vezes

O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por Angelo10 »

Boas pessoal Bom Ano a todos.
Desde ja peço desculpa porque nao sei se estou a postar no sitio certo.
Encontro me no estrangeiro e em agosto vou voltar de vez para portugal e gostaria de abrir uma empresa de electricidade, mas nao faço a mais pequena ideia do que preciso fazer. Nao sei se tenho de fazer algum curso para fazer instalacoes ou certificados etc...
Peço ajuda a todos voces por favor.
Eu tenho um curso profissional de manutenção industrial de 1 ano que fiz em portugal junto com o 9 ano. Tenho também um curso de 3 anos feito pelo IEFP de tecnico de electrónica industrial (10,11 e 12 ano).
Desde ja um grande obrigado a todos...
Última edição por Angelo10 em 02 jan 2018, 14:29, editado 1 vez no total.


BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por BLima »

Viva,

Aconselho ir a uma empresa de contabilidade e eles devem propor uma empresa unipessoal na área de manutenção. Comecei como empresário em nome individual, mas se no seu caso, não tiver outra fonte de rendimento então deve constituir uma empresa.

Há os balcões de empresa na hora que podem dar algumas explicações.

Boa sorte,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Angelo10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 24 out 2017, 19:49
Enviou: 7 vezes

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por Angelo10 »

Obrigado Bruno pela ajuda mas o que quero saber sera se tenho de fazer cursos ou certificados para poder fazer instalações electricas, e onde fazer etc...
Mas claro que tambem gostaria de saber esses informações para saber quantos € vou ter de preparar.
Obrigado cumprimentos
Última edição por Angelo10 em 02 jan 2018, 14:32, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por LVirtual »

o melhor a fazer é contactar o centro de emprego da area de residencia quando voltar. eles teêm todas as informaçoes necessarias para a criação de emprego proprio.

para alem disso e como conheço na primeira pessoa, todos os passos para criaçao do dito cujo,
nao havendo dinheiro para criar uma estrutura empresarial por ai alem, é preferivel começar como Empresario em Nome Individual no regime de IVA simplificado. É meio caminho andado para mais tarde criar uma firma em regime Unipessoal ou Limitada e sem as obrigaçoes e impostos decorrentes da legislaçao para firmas comerciais.

A empresa na hora obriga a ter pelo menos 400 euros para criar o capital social da empresa. Acho que ainda vai nos 400 mas se calhar ja aumentou tambem. Alem disso implica contabilidade organizada, uma estrutura fisica, e um investimento ja de alguma monta para começar.
Empresario em Nome Individual apenas implica certificaçoes tecnicas e competencia profissional para arrancar, para alem de algumas ferramentas e dinheiro para comprar material claro, mas menos do que numa firma.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Angelo10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 24 out 2017, 19:49
Enviou: 7 vezes

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por Angelo10 »

Muito obrigado, quer dizer que voce aconselha a fazer uma empresa em nome individual, pelo que percebi sera o melhor, mais rapido e mais econômico.
Peço desculpa por querer saber tudo mas nao conheco leis nem sequer me informei em lado nenhum.
Aqui sera as primeiras ideias e noções que vou ter antes de arrancar com este projeto se o for possível.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por LVirtual »

Angelo10 Escreveu: 02 jan 2018, 14:37 Muito obrigado, quer dizer que voce aconselha a fazer uma empresa em nome individual, pelo que percebi sera o melhor, mais rapido e mais econômico.
Peço desculpa por querer saber tudo mas nao conheco leis nem sequer me informei em lado nenhum.
Aqui sera as primeiras ideias e noções que vou ter antes de arrancar com este projeto se o for possível.
dai eu ter aconselhado consultar o Centro de Emprego da area de residencia quando ca chegar.
Empresario em Nome Individual nao é propriamente regime fiscal de empresa, mas é quase como se fosse.
è um regime fiscal que fica a meio caminho entre os antigos Recibos Verdes e as empresas Limitada ou Unipessoal, e com menos responsabilidades do que as emrpesas ou firmas.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por ENERGY »

Angelo10 Escreveu: 02 jan 2018, 14:14 Boas pessoal Bom Ano a todos.
Desde ja peço desculpa porque nao sei se estou a postar no sitio certo.
Encontro me no estrangeiro e em agosto vou voltar de vez para portugal e gostaria de abrir uma empresa de electricidade, mas nao faço a mais pequena ideia do que preciso fazer. Nao sei se tenho de fazer algum curso para fazer instalacoes ou certificados etc...
Peço ajuda a todos voces por favor.
Eu tenho um curso profissional de manutenção industrial de 1 ano que fiz em portugal junto com o 9 ano. Tenho também um curso de 3 anos feito pelo IEFP de tecnico de electrónica industrial (10,11 e 12 ano).
Desde ja um grande obrigado a todos...
Boas
Para abrir uma empresa não lhe são exigidos qualquer estudos, nem existe capital mínimo obrigatório, o que significa por exemplo que 100€ servem.
Quanto aos custos para abrir empresa na hora, poderão rondar os 400€.
Agora deve ponderar muito bem antes de entrar nessa aventura, pois abrir uma empresa, ou trabalhar em nome individual, traz muitos outros custos associados, tais como:
Segurança Social
TOC
Seguro de responsabilidade Civil
Seguro de acidentes de trabalho
Seguro de responsabilidade profissional
Seguro de viaturas
Viaturas, Manutenções, etc.
Empregados
Higiene e segurança no trabalho
AT - Pagamentos por conta, pagamento especial por conta, etc.
Telecomunicações, equipamentos e mensalidades
Programa certificado de faturação
Alvará, ou certificado
Variados equipamentos de eletricidade, tais como aparelhos de medida, escadotes, andaimes, etc, etc.
Armazem/escritorio
etc, etc.

Depois de contas feitas a tudo o que acabei de escrever, que são custos fixos no minimo de largas centenas de euros mensais, que podem ser uns milhares fixos de custos mensais, quer a empresa tenha ou não trabalho.

Pense bem, pois pode gastar tudo o que eventualmente conseguiu amealhar trabalhando fora do pais, em poucos meses, pois conseguir clientes bons pagadores, é como procurar uma agulha num palheiro, e os calotes esses estão sempre certinhos.

Pense bem antes de entrar nessa aventura, nos tempos que correm, não se aconselha tal aventura.
Cpts.
Energy
Angelo10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 24 out 2017, 19:49
Enviou: 7 vezes

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por Angelo10 »

Muito obrigado por o seu comentário e ajuda.
De inicio como é logico sera algo pequeno, tipo eu e um simples ajudantes so quando for preciso.
Pensei e ouvi dizer que para instalar, tinha de tirar cursos ou algo do genero.
Ate me chegaram a falar em algo acho que era certiel para os cursos.
Mas como disse por isso estou aqui a tentar percever o que devo fazer para abrir uma pequena empresa, tudo o que seja relacionado com a empresa desde burocracias ate aos simples fornecedores de material electrico.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por joao-pt »

Sim, para te inscreveres como técnico responsável tens de ter formação. O melhor é contactares o IEFP da tua área.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por ENERGY »

Angelo10 Escreveu: 02 jan 2018, 21:50 Muito obrigado por o seu comentário e ajuda.
De inicio como é logico sera algo pequeno, tipo eu e um simples ajudantes so quando for preciso.
Pensei e ouvi dizer que para instalar, tinha de tirar cursos ou algo do genero.
Ate me chegaram a falar em algo acho que era certiel para os cursos.
Mas como disse por isso estou aqui a tentar percever o que devo fazer para abrir uma pequena empresa, tudo o que seja relacionado com a empresa desde burocracias ate aos simples fornecedores de material electrico.
Boas
Ter um ajudante apenas quando é preciso, não significa que não tenha de ter seguro para ele, que não lhe faça um contrato de trabalho, que não tenha higiene e segurança no trabalho, que não desconte para a segurança social, etc, pois em algumas obras para entrar vao-lhe pedir tudo isso é muito mais.
Ter pessoal apenas quando dá jeito, terá de os contratar a uma empresa de cedência de pessoal.
Claro para pedir descelagens/selagens de contadores, pedido de ramais/reforços, pedidos de certificação de instalações elétricas, etc, tens de estar inscrito na DGEG como Técnico Responsável por Execução, ou Exploração.
Cpts.
Energy
Frederico.Vicente
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 24 dez 2017, 18:33
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: O que é preciso para abrir empresa

Mensagem por Frederico.Vicente »

Boa noite.

Vou falar da minha experiência, e creio que pode ajudar com alguma informação.

Eu abrir empresa aqui em Portugal, e se você quer abrir empresa mesmo e não atividade em nome individual, os passos são os seguintes;

Ir ao Balcão do Cidadão, ou Conservatória e dar início a abertura da Empresa.
Lá vocês pode escolher os CAES(Pode escolher até 4) principais da sua empresa(Ramo).
Se paga um valor de 360 euros para abertura de empresa(Sociedade Por cotas)
Informar qual o capital social da empresa(durante a abertura da empresa)
Após a abertura da empresa, você tem que abrir uma conta no banco em nome da mesma para o deposito do capital social
Também tem que ter um contabilista(Obrigatório). Empresa tem contabilidade organizada
No meu caso, eu pagava 325 euros por mês, Segurança social da empresa + Contabilidade + Subsidio Férias + Subsidio Natal

Tenho formação de Técnico em Eletrotécnica no Brasil, mas já fiz equivalência aqui em Portugal e peguei uma certificação. Estou tentando agora me inscrever na DGEG.
At.

Frederico Vicente
Responder

Voltar para “Dúvidas”