Corrente maxima admissivel nos terminais tubulares

Responder
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Corrente maxima admissivel nos terminais tubulares

Mensagem por jdpcsm »

Bom dia,

tenho estado a ver informaçao sobre terminais tubulares, para cravar na ponta dos condutores H07V-K ou R, pois no meu ver, garante uma melhor conexão. Só que, não encontro a corrente maxima suportada por este termais, um para um condutor de 1,5mm, suportará a corrente do condutor de 1,5mm? Em principio sim, mas gostaria de saber valores.
Alguem tem utilizado este tipo de terminais em quadros?

obrigado


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Corrente maxima admissivel nos terminais tubulares

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 06 out 2017, 19:40 Bom dia,

tenho estado a ver informaçao sobre terminais tubulares, para cravar na ponta dos condutores H07V-K ou R, pois no meu ver, garante uma melhor conexão. Só que, não encontro a corrente maxima suportada por este termais, um para um condutor de 1,5mm, suportará a corrente do condutor de 1,5mm? Em principio sim, mas gostaria de saber valores.
Alguem tem utilizado este tipo de terminais em quadros?

obrigado
Boas
Se for para ligar em Q.E os condutores multifilares ( H07V-K) devem ser ligados com ponteiras ou terminais, os condutores unifilares (H07V-R) não precisam de ponteiras ou terminais nestas situações.
Se um determinado terminal ou ponteira foi concebido para uma determinada secção de cabo ou fio, supõe-se que suporta a corrente máxima desse condutor aonde vai ser cravado, agora à que ter cuidado com o cravamento desse terminal, usar alicate apropriado, e não como já vi cravarem terminais em cabos com recurso a ponteiro e maceta, fazer apertos nos terminais de secção superior a 10mm, com alicate universal, etc.
E já agora se é para ter um trabalho 5* em terminais de cravar de olhal sem isolamento, não esquecer de usar manga retratil nesses terminais das respetivas cores dos condutores.
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Corrente maxima admissivel nos terminais tubulares

Mensagem por jdpcsm »

Estava a pensar neste tipo, de terminal tubular e neste tipo de alicate, que ao cravar torna o terminal tubular em rectangular.
Eu referi H07V-R, mas acho que este tipo não é autorizado em quadros, só H07V-U e H07V-K.
Anexos
Screenshot_2017-10-06-21-18-56.jpg
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Corrente maxima admissivel nos terminais tubulares

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 06 out 2017, 21:19 Estava a pensar neste tipo, de terminal tubular e neste tipo de alicate, que ao cravar torna o terminal tubular em rectangular.
Eu referi H07V-R, mas acho que este tipo não é autorizado em quadros, só H07V-U e H07V-K.
Boas
Por norma na eletrificação de Q,E usa-se condutores flexíveis com esse tipo de ponteiras.
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Corrente maxima admissivel nos terminais tubulares

Mensagem por jdpcsm »

Existe alguma marca de terminais melhor, ou é tudo +- igual? E em relação a preços? São faceis de encontrar?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Corrente maxima admissivel nos terminais tubulares

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 06 out 2017, 22:36 Existe alguma marca de terminais melhor, ou é tudo +- igual? E em relação a preços? São faceis de encontrar?
Boas
Em qualquer armazém de material elétrico encontra essas ponteiras, quanto a qualidade, penso que será tudo muito idêntico, em relação ao preço, são baratas e dependendo da secção podem vir em sacos de 100Unidades.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”