Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Responder
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por BLima »

Viva pessoal,

Tenho um motor em que é feito o arranque estrela triângulo com contactores. Vão dois cabos para o motor: Um para U1,V1 e W1 e o outro U2, V2 e W2. Cabos bem grandes e distantes!

O motor é grande (75kW) e não consigo colocar chapas no motor para fazer os shunts em triângulo, após a adaptação para variador de frequência. Qual é a melhor forma para fazer esses shunts na régua de bornes? Há outra forma, mais elegante de efectuar estas ligações? Colocar dois cabos por cada saída do VFD?

Em anexo, remeto a foto dos bornes.
Anexos
20170926_094401.jpg


Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
macpat
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por macpat »

Pode ser uma estupidez, mas nao consegues fazer o shunt mais próximo, nem que tenhas de colocar um novo quadro só para a realização do shunt. Reduzias as perdas devido ao cabo.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por luisilva78 »

BLima Escreveu: 27 set 2017, 14:42 Viva pessoal,

Tenho um motor em que é feito o arranque estrela triângulo com contactores. Vão dois cabos para o motor: Um para U1,V1 e W1 e o outro U2, V2 e W2. Cabos bem grandes e distantes!

O motor é grande (75kW) e não consigo colocar chapas no motor para fazer os shunts em triângulo, após a adaptação para variador de frequência. Qual é a melhor forma para fazer esses shunts na régua de bornes? Há outra forma, mais elegante de efectuar estas ligações? Colocar dois cabos por cada saída do VFD?

Em anexo, remeto a foto dos bornes.
Posso estar enganado, mas se o arranque é Y-D, não são necessários os "shunts" (isso é feito pelos contactores). Se a ligação do motor for estrela (na 1ª fase do arranque) o "shunt" é feito entre U2, V2 e W2. Quando o motor está ligado em triângulo o "shunt" está feito entre U1 e V2, entre V1 e W2 e entre W1 e U2.
Quando o motor está ligado a um variador, não é necessário o 2º cabo. Sendo assim, o motor pode ter o "shunt" ligado no motor formando uma ligação em triângulo.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por nelmindo »

luisilva78 Escreveu: 27 set 2017, 17:31
BLima Escreveu: 27 set 2017, 14:42 Viva pessoal,

Tenho um motor em que é feito o arranque estrela triângulo com contactores. Vão dois cabos para o motor: Um para U1,V1 e W1 e o outro U2, V2 e W2. Cabos bem grandes e distantes!

O motor é grande (75kW) e não consigo colocar chapas no motor para fazer os shunts em triângulo, após a adaptação para variador de frequência. Qual é a melhor forma para fazer esses shunts na régua de bornes? Há outra forma, mais elegante de efectuar estas ligações? Colocar dois cabos por cada saída do VFD?

Em anexo, remeto a foto dos bornes.
Posso estar enganado, mas se o arranque é Y-D, não são necessários os "shunts" (isso é feito pelos contactores). Se a ligação do motor for estrela (na 1ª fase do arranque) o "shunt" é feito entre U2, V2 e W2. Quando o motor está ligado em triângulo o "shunt" está feito entre U1 e V2, entre V1 e W2 e entre W1 e U2.
Quando o motor está ligado a um variador, não é necessário o 2º cabo. Sendo assim, o motor pode ter o "shunt" ligado no motor formando uma ligação em triângulo.
Ele disse que o shunts em triangulo, a serem feitos no motor estavam fora de hipotese, já que não tem acesso às coroa de bornes respectiva.
As soluções possiveis è primeira vista são as que estão em cima da mesa. Ou no quadro principal nos bornes (usando os dois cabos com as quedas de tensão inerentes) ou num quadro parcial mais junto do motor (usando os dois cabos em paralelo). Dispensar um dos cabos, não recomendaria.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por BLima »

Obrigado pelas sugestões. Será que posso colocar nos terminais de saída do variador cada par de cabos em que coloco olhais costas com costas? Será uma solução muito azeiteira!

Existe olhais "duplos"? É permitido por dois cabos num olhal de maior secção?

Desculpem as perguntas básicas, mas nunca me tinha deparado com este género de "problema".
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por BLima »

Posso usar um olhal a 45º e outro a direito no mesmo borne do variador? Dá aperto um contra o outro?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por ENERGY »

Boas
A ter de usar terminais de olhal, não vejo problema em usar 2 terminais, um de costas para o outro no mesmo borne, desde que garanta um bom aperto mecânico.
Alias nos armários de distribuição de energia, essa dos dois terminais de olhal, é uma pratica corrente.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por Mário »

Boas
Tens os cabos já passado (os dois), não necessitas dos chantes na placa.
Sobre a ligação no variador , podes usar terminais costas com costas, mas com a barra do variador pelo meio. Ou usas uns Bornes no quadro onde fazes a transição de um condutor para dois em paralelo.

Atenção, se é uma transformação para passar a ter variador vais ter problemas se;

O motor não for para ter variador, electricamente ou mecanicamente.
Se vai trabalhar em vectorial.
Se os cabos não forem os indicados.
Se houver vibração e ou resonância.
Atenção à marca e modelo do variador.
Não esquecer de medir as harmónicas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por BLima »

Mário Escreveu: 28 set 2017, 00:01 Boas
Tens os cabos já passado (os dois), não necessitas dos chantes na placa.
Sobre a ligação no variador , podes usar terminais costas com costas, mas com a barra do variador pelo meio. Ou usas uns Bornes no quadro onde fazes a transição de um condutor para dois em paralelo.

Atenção, se é uma transformação para passar a ter variador vais ter problemas se;

O motor não for para ter variador, electricamente ou mecanicamente.
Se vai trabalhar em vectorial.
Se os cabos não forem os indicados.
Se houver vibração e ou resonância.
Atenção à marca e modelo do variador.
Não esquecer de medir as harmónicas.

Cump.
Mário
Viva Mário!

Obrigado pelo post. É possível indicarem-me documentação para ler? De forma a que eu fique mais familiarizado com estes tópicos?

Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8060
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por Mário »

Boas Blima

Procura aqui no fórum por harmónicas

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Melhor forma de ligar ao motor trifásico

Mensagem por BLima »

Viva Mário! É verdade, já devia ter pesquisado. 😁
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Dúvidas”