Ligação pente conductor

jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

Bom dia,

Preciso de ligar um condutor H07U-V de 6mm à saida de um diferencial para alimentar um circuito que está na calha din abaixo.

Sendo o pente plano e o condutor redondo, dá-me a sensação que o conductor não irá ficar bem apertado, e com o tempo poderá existir problemas de aquecimento.
Eu apertei-o e ele ficou fixo, não mexe. Normalmente fazem assim ou usam outras soluções?

Procurei um barramento de fase isolado, nas lojas onde fui só têm para neutro e terra, não encontrei em cinzento ou preto.

Entretanto após uma pesquisa por uma solução, encontrei este tipo de borne de ligação com ponteira da hager, que me parece ser o indicado, alguém já usou?

Obrigado
Anexos
KF83D.jpg
KF83D.jpg (67.83 KiB) Visto 1667 vezes


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 09:20 Bom dia,

Preciso de ligar um condutor H07U-V de 6mm à saida de um diferencial para alimentar um circuito que está na calha din abaixo.

Sendo o pente plano e o condutor redondo, dá-me a sensação que o conductor não irá ficar bem apertado, e com o tempo poderá existir problemas de aquecimento.
Eu apertei-o e ele ficou fixo, não mexe. Normalmente fazem assim ou usam outras soluções?

Procurei um barramento de fase isolado, nas lojas onde fui só têm para neutro e terra, não encontrei em cinzento ou preto.

Entretanto após uma pesquisa por uma solução, encontrei este tipo de borne de ligação com ponteira da hager, que me parece ser o indicado, alguém já usou?

Obrigado
Boas
Em vez de usar condutor rijo, usa condutor flexível (FV) com ponteiras, e tem o assunto resolvido.
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

bom dia,

desde já obrigado,

o FV, é o H07V-K, correcto? Li algures, que nos quadros só se deve usar H07V-U ou H07V-R, esta informação está incorrecta?

Qual o tipo de ponteira que aconselha forquilha ou olhal?

Alguma vez, viu à venda este borne de ligação da Hager? esse em principio resolvia-me o problema, sem ter que mexer no condutor...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 11:50 bom dia,

desde já obrigado,

o FV, é o H07V-K, correcto? Li algures, que nos quadros só se deve usar H07V-U ou H07V-R, esta informação está incorrecta?

Qual o tipo de ponteira que aconselha forquilha ou olhal?

Alguma vez, viu à venda este borne de ligação da Hager? esse em principio resolvia-me o problema, sem ter que mexer no condutor...

Boas
Os Q.E eletrificados em quadristas vem todos eletrificados a FV, e nunca a condutor do tipo V.
As ponteiras que uso são deste tipo:
https://www.google.pt/imgres?imgurl=htt ... mrc&uact=8

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q= ... Iw1x-cGrOg
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

E não problema, em estar tudo a condutor V(H07V-U), e esta ligação ficar a FV(H07V-K)?
E até faz sentido, é que este condutor é muito difícil de trabalhar em espaço pequenos...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:03 E não problema, em estar tudo a condutor V(H07V-U), e esta ligação ficar a FV(H07V-K)?
E até faz sentido, é que este condutor é muito difícil de trabalhar em espaço pequenos...
Boas
Se for uma instalação para certificar o melhor é toda a eletrificação do quadro elétrico ser a FV, agora se for uma alteração numa instalação existente que não careça de certificação, não vejo razão para alarmes, desde que sejam condutores de secção adequada, de cores regulamentares e bem apertados.
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

Compreendo, não é para certificar, mas quero que fique feito como se fosse. Por isso, as hipóteses que tenho, são, ou arranjo um terminal como o da foto, ou tenho de substituir, os condutores por FV e colocar ponteiras... Vou ver se encontro o terminal, se não encontrar faço como indicou.

Como está agora, o condutor H07V-U, ligado ao pente, dava alguma inconformidade?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:31 Compreendo, não é para certificar, mas quero que fique feito como se fosse. Por isso, as hipóteses que tenho, são, ou arranjo um terminal como o da foto, ou tenho de substituir, os condutores por FV e colocar ponteiras... Vou ver se encontro o terminal, se não encontrar faço como indicou.

Como está agora, o condutor H07V-U, ligado ao pente, dava alguma inconformidade?
Boas no caso que refere não daria qualquer não conformidade, pois mantem a mesma secção dos condutores, mas poderia chamar a atenção do Inspetor para uma vista de olhos mais profunda na Instalação Elétrica, para averiguar outras situações de eventuais irregularidades.
Eu já tive um caso de não conformidade na emenda de um cabo nessas condições, em que passei de condutores rijos para flexíveis com a mesma secção, isto numa derivação da caixa de coluna ao contador e numa loja de Centro Comercial, a emenda ficou feita com uniões de cravar e manga retrátil, dentro de uma caixa de portinhola classe 2 com fechadura da EDP, na ponta do cabo para ligar DCP tinha ponteiras, e o Inspetor assinalou uma não conformidade, claro depois tive de esclarecer por escrito a razão de tal situação, acompanhado de imagens, e o assunto morreu por ali, com a retirada da não conformidade por parte da Certiel.
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

desculpe, mas a não conformidade foi por ter passado de condutores rigidos para flexiveis, mesmo mantendo a sescção?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por ENERGY »

jdpcsm Escreveu: 19 ago 2017, 12:59 desculpe, mas a não conformidade foi por ter passado de condutores rigidos para flexiveis, mesmo mantendo a sescção?
Boas
Foi apenas por ter passado de condutor rijo para condutor flexível.
Cpts.
Energy
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

Mas o contrário pelo visto não dá, não conformidade, porque se no quadro tiver tudo feito com H07V-K flexivel, depois os circuitos é normal serem feitos com rigido.
Nesse caso nos circuitos de tomadas e iluminação, teríamos na entrada do disjuntor, condutor flexível e na saida rigido.Não percebo a lógica...
Avatar do Utilizador
MFigueiredo
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 27 nov 2010, 17:06
Localização: A sul do norte e a norte do centro
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por MFigueiredo »

Pessoalmente, sempre que o disjuntor permite, utilizo o pente de forquilha e já não interfere com o fio que utilizar.
MFigueiredo
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

Foi nesta ficha técnica da certiel (numero 2) que vi, que para quadros é indicado o H07V-U e o H07V-R, não referem o H07V-K (antigo FV), para uso em quadros eléctricos.
Anexos
Ficha tecnica 2.pdf
(63.06 KiB) Transferido 114 vezes
jdpcsm
Curioso
Curioso
Mensagens: 73
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Localização: Barreiro
Enviou: 41 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por jdpcsm »

Com o acessorio ficou assim, como está na fotografia. Uma ligação muito mais firme, do que se fosse só o condutor.
O electrecista que fez o quadro é que ligou o pente em baixo, quando devia ter ligado o pente em cima na entrada do disjuntor.
Sei que este assunto já foi muito discutido, mas se tem um 1 em cima é porque a entrada é ali, não percebo porque é que não fazem as coisas como deve ser...
Anexos
P_20170822_184829.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligação pente conductor

Mensagem por joao-pt »

A ligação fica muito melhor. Esse que instalaste é duplo, com o simples ficava esteticamente mais agradável.
Responder

Voltar para “Dúvidas”