Tensões inofensivas ao corpo humano.

Responder
derg12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 24 abr 2017, 02:15
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por derg12 »

Boa noite! Há alguns dias eu assisti a um documentário e uma dúvida agora está me incomodando. Num documentário da BBC sobre eletricidade, eles citaram a guerra das correntes e citaram também como Tesla mostrou que a corrente alternada, se usada corretamente, era inofensiva ao ser humano. O documentário descreve que Tesla segurou uma barra de ferro e fez com que uma corrente atravessasse seu corpo, emitindo alguns arcos elétricos na ponta da barra. Ele ainda menciona que "a corrente alternada em tensões extremamente altas podia ser segura". Como isso é possível?

Desde já, obrigado!


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por nelmindo »

derg12 Escreveu: 24 abr 2017, 03:19 Boa noite! Há alguns dias eu assisti a um documentário e uma dúvida agora está me incomodando. Num documentário da BBC sobre eletricidade, eles citaram a guerra das correntes e citaram também como Tesla mostrou que a corrente alternada, se usada corretamente, era inofensiva ao ser humano. O documentário descreve que Tesla segurou uma barra de ferro e fez com que uma corrente atravessasse seu corpo, emitindo alguns arcos elétricos na ponta da barra. Ele ainda menciona que "a corrente alternada em tensões extremamente altas podia ser segura". Como isso é possível?

Desde já, obrigado!
Em altas frequências, a corrente passa pelas superfícies (efeito pelicular), não causando dano nos órgãos internos.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por edeluz »

Olá,

Mas esta citação de Tesla
"a corrente alternada em tensões extremamente altas podia ser segura".
não pelo facto de se aumentarmos a tensão a corrente diminui? O mesmo que se faz no transporte da corrente eléctrica, desde da central eléctrica até ao posto de transformação, junto dos grandes centros?

Já agora, qual foi o documentário?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por luisilva78 »

edeluz Escreveu: 25 abr 2017, 00:05 Olá,

Mas esta citação de Tesla
"a corrente alternada em tensões extremamente altas podia ser segura".
não pelo facto de se aumentarmos a tensão a corrente diminui? O mesmo que se faz no transporte da corrente eléctrica, desde da central eléctrica até ao posto de transformação, junto dos grandes centros?

Já agora, qual foi o documentário?
Isto é uma barbaridade! Estão-se a misturar conceitos que dão origem a estes erros. Se isto fosse correcto, tensões elevadas seriam seguras para as pessoas e tensão baixas seriam perigosas. Sendo assim, é preciso não esquecer que quando se diz que quando "aumentarmos a tensão a corrente diminui" isto se refere a um sistema em que a potência se mantenha constante. Como a potência é o produto entre a tensão e a corrente, se a potência se mantém constante, quando um dos factores aumenta o outro diminui. No caso de a potência não se manter constante não se pode aplicar este raciocínio. Se eu tiver um equipamento electrónico preparado para trabalhar a 5V, por exemplo, e lhe aplicar um valor superior (por exemplo 10V), o que acontece é que passa a consumir ZERO Amperes (porque entretanto queima e deixa de funcionar).
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por edeluz »

LuisSilva78, entendo a parte da potência, foi o que tentei explicar! A parte da "barbaridade" é por isso mesmo é que estou a tentar a aprender! :shock: :D
O que sugere para ler, para que consiga perceber melhor o assunto do tópico!
news_js
Curioso
Curioso
Mensagens: 74
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Localização: Portugal
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por news_js »

O que mata é a corrente elétrica e não a tensão. É por isso que há linhas de alta tensão a serem reparadas sem serem desligadas com o trabalhador à mesma tensão.

Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por LVirtual »

news_js Escreveu: 25 abr 2017, 20:11 O que mata é a corrente elétrica e não a tensão. É por isso que há linhas de alta tensão a serem reparadas sem serem desligadas com o trabalhador à mesma tensão.

https://www.youtube.com/watch?v=LIjC7DjoVe8
bastava olhar para as aves pousadas nos cabos electricos em tensao para compreender este principio basico.
A electricidade so mata quando estamos inseridos em modo "resistencia" no circuito por onde ela passa. Se estivermos em modo "ponta solta"
não acontece nada.
Esperimentem ligar so um dos polos duma lampada a ver se ela acende. ;)
Se nao acende nao ha passagem de corrente nem diferença de potencial, logo nao acontece nada ao filamento da lampada...
E isto serve para qualquer tensao e qualquer corrente. É um principio basico dos electrões. ;)
parece-me que nao é preciso nenhum canudo de engenheiro para compreender isto. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
derg12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 24 abr 2017, 02:15
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por derg12 »

Muito obrigado, pessoal! Me ajudou a sanar as dúvidas! Perdoem-me pela pergunta tão leiga, estou ainda começando nesse campo da eletricidade e as coisas me fascinam bastante. Agradeço muito pela atenção e paciência de todos!
O documentário é este: http://www.dailymotion.com/video/x2e5tc ... sca_school
Ele e cita Tesla e essas questões no episódio 2 da série.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por edeluz »

Não existe perguntas leigas :D
Obrigado pelos links!
derg12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 24 abr 2017, 02:15
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Tensões inofensivas ao corpo humano.

Mensagem por derg12 »

edeluz Escreveu: 27 abr 2017, 01:38 Não existe perguntas leigas :D
Obrigado pelos links!
Por nada!
Responder

Voltar para “Dúvidas”