Dimensionar Gerador de energia

Avatar do Utilizador
oreste.jr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 abr 2017, 14:38
Localização: Belo Horizonte e região

Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por oreste.jr »

Primeiramente obrigado por fazer parte deste grupo.
Sr.s (as), gostaria de contar com o apoio de vocês para obter uma melhor opção.
Tenho que alimentar um motor de 2 Cv, monofásico e para isto precisaria de um gerador de aproximadamente uns 6 Kva.
A questão é: Poderia utilizar um gerador menor, tipo 3 Kva como um estabilizador de frequência.
O que os senhores recomendariam para este caso?
Att.


Jaimerfernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 29 mar 2017, 08:13
Enviou: 4 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Jaimerfernandes »

Viva,

Penso por se tratar de alimentar um motor existem tabelas para o efeito, já tive um caso na fabrica por não terem seguido o gerador recomendado, para alimentar uma central de bombagem de incêndio, teve de ser substituído por um "bixo" de 230kva que daria para alimentar grande parte da fabrica sozinho mas a legislação não permite que esse gerador tem mais algum fim além daquele...
Avatar do Utilizador
oreste.jr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 abr 2017, 14:38
Localização: Belo Horizonte e região

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por oreste.jr »

Além da dúvida do mínimo de Kva em um gerador, fazendo o uso do estabilizador de frequênca, para um motor de 2 cv, Há também a dúvida quanto a matemática apresentada por alguns.
Para o dimensionamento do gerador, considerando o pico corrente no motor, a regra usada é a seguinte:
Transformar a corrente de W para VA, multiplicar por x vezes e depois acrescentar 30 % de segurança.
O problema está nesta x vezes. Alguns dizem ser 4 vezes, uns 3 vezes e já até vi a sugestão de 2 vezes.
E Aí? qual a fórmula correta?
Obs.: Ainda tenho a pretensão de fazer uso do estabilizador de frequência. Esta fórmula ainda é a preferencial.
Att.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Mário »

Boas
oreste.jr Escreveu: 05 abr 2017, 21:48 Além da dúvida do mínimo de Kva em um gerador, fazendo o uso do estabilizador de frequênca, para um motor de 2 cv, Há também a dúvida quanto a matemática apresentada por alguns.
Para o dimensionamento do gerador, considerando o pico corrente no motor, a regra usada é a seguinte:
Transformar a corrente de W para VA, multiplicar por x vezes e depois acrescentar 30 % de segurança.
O problema está nesta x vezes. Alguns dizem ser 4 vezes, uns 3 vezes e já até vi a sugestão de 2 vezes.
E Aí? qual a fórmula correta?
Obs.: Ainda tenho a pretensão de fazer uso do estabilizador de frequência. Esta fórmula ainda é a preferencial.
Att.
1º Fazer a apresentação.
2º Os motores não são todos iguais.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
oreste.jr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 abr 2017, 14:38
Localização: Belo Horizonte e região

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por oreste.jr »

Só corrigindo... É inversor de frequência
Jaimerfernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 29 mar 2017, 08:13
Enviou: 4 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Jaimerfernandes »

Mário Escreveu: 06 abr 2017, 00:51 Boas
oreste.jr Escreveu: 05 abr 2017, 21:48 Além da dúvida do mínimo de Kva em um gerador, fazendo o uso do estabilizador de frequênca, para um motor de 2 cv, Há também a dúvida quanto a matemática apresentada por alguns.
Para o dimensionamento do gerador, considerando o pico corrente no motor, a regra usada é a seguinte:
Transformar a corrente de W para VA, multiplicar por x vezes e depois acrescentar 30 % de segurança.
O problema está nesta x vezes. Alguns dizem ser 4 vezes, uns 3 vezes e já até vi a sugestão de 2 vezes.
E Aí? qual a fórmula correta?
Obs.: Ainda tenho a pretensão de fazer uso do estabilizador de frequência. Esta fórmula ainda é a preferencial.
Att.
1º Fazer a apresentação.
2º Os motores não são todos iguais.

Cump.
Mário
Penso ter algo também a ver com a energia reativa não?
Nataniel
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 set 2016, 09:42
Localização: Luanda Angola
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes
Contacto:

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Nataniel »

oreste.jr Escreveu: 06 abr 2017, 00:57 Só corrigindo... É inversor de frequência
Bom dia

A informação que passaste não ajudará em nada, tenta descrever as características do Motor só assim podemos ajudar.

Pra já, saiba a função de um INVERSORES DE FREQUÊNCIA:

A função do inversor de freqüência é a mesma do conversor CC, isto é, regular a velocidade de um motor eléctrico mantendo seu torque (conjugado).
A diferença agora é o tipo de motor utilizado. Os inversores de freqüência foram desenvolvidos para trabalhar com motores AC.
As vantagens de motor AC tem sobre o motor DC são:
- Baixa manutenção;
- Ausência de escovas comutadoras;
- Ausência de faiscamento;
- Baixo ruído elétrico;
- Custo inferior;
- Velocidade de rotação superior.

Essas vantagens levaram a indústria a desenvolver um sistema capaz de controlar a potência (velocidade + torque) de um motor AC.

Atentamente
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por edeluz »

Olá,

Um inversor de frequência também é um variador de frequência?

Obrigado, tópico interessante :D
Avatar do Utilizador
oreste.jr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 abr 2017, 14:38
Localização: Belo Horizonte e região

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por oreste.jr »

Tentei inserir a imagem diretamente mas não consegui. Também não possuo privilégios para enviar anexo.
Motor Weg monofásico de indução - Rotor de gaiola
Motor para betoneira monofásico/bifásico, 127/220, 2 cv ip21, 4 polos
Carcaça : G56H
Potência : 1,5 kw (2HP-cv)
Número de polos : 4
Frequência : 60 Htz
Tenção nominal :127/220 V
Corrente nominal : 29.5/18.8 A
Corrente de partida :159/74.5 A
ip/in : 24.7/9.7 A
Corrente a vazio :1720 rpm

Só reforçando. Eu gostaria de eliminar/amenizar o pico de trabalho do motor no momento da partida e com isto poder utilizar um gerador de potência menor. Caso os senhores precisem de mais alguma informação para poder me ajudar, por favor me retorne.
Att
Anexos
Motor.jpg
Nataniel
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 set 2016, 09:42
Localização: Luanda Angola
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes
Contacto:

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Nataniel »

oreste.jr Escreveu: 06 abr 2017, 17:39 Tentei inserir a imagem diretamente mas não consegui. Também não possuo privilégios para enviar anexo.
Motor Weg monofásico de indução - Rotor de gaiola
Motor para betoneira monofásico/bifásico, 127/220, 2 cv ip21, 4 polos
Carcaça : G56H
Potência : 1,5 kw (2HP-cv)
Número de polos : 4
Frequência : 60 Htz
Tenção nominal :127/220 V
Corrente nominal : 29.5/18.8 A
Corrente de partida :159/74.5 A
ip/in : 24.7/9.7 A
Corrente a vazio :1720 rpm

Só reforçando. Eu gostaria de eliminar/amenizar o pico de trabalho do motor no momento da partida e com isto poder utilizar um gerador de potência menor. Caso os senhores precisem de mais alguma informação para poder me ajudar, por favor me retorne.
Att
Bom dia
Será preciso saber tambem a característica do gerador que tens.
De acordo com os dados, o Motor na sua partida (arranque directo) precisa de 159A (se ligares a 127V) ou 74.5A (se ligares a 220V) por isso não pode alimentar o Motor com Gerador de 3KVA (23.6/13.6A) mesmo ligado ao um Inversor (vulgo Variador ) de frequência com arranque softstart o gerador de 3kva não compensa o In (29.5/18.8A) do Motor. Já um gerador de 6KVA + Variador de Frequência acredito que dá para alimentar o motor.

Atentamente.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Mário »

Boas "oreste.jr"
Mário Escreveu: 06 abr 2017, 00:51 Boas
oreste.jr Escreveu: 05 abr 2017, 21:48 Além da dúvida do mínimo de Kva em um gerador, fazendo o uso do estabilizador de frequênca, para um motor de 2 cv, Há também a dúvida quanto a matemática apresentada por alguns.
Para o dimensionamento do gerador, considerando o pico corrente no motor, a regra usada é a seguinte:
Transformar a corrente de W para VA, multiplicar por x vezes e depois acrescentar 30 % de segurança.
O problema está nesta x vezes. Alguns dizem ser 4 vezes, uns 3 vezes e já até vi a sugestão de 2 vezes.
E Aí? qual a fórmula correta?
Obs.: Ainda tenho a pretensão de fazer uso do estabilizador de frequência. Esta fórmula ainda é a preferencial.
Att.
1º Fazer a apresentação.
2º Os motores não são todos iguais.
Cump.
Mário
Como não quiseste fazer a apresentação, e depois de tudo o que já foi escrito pergunto o seguinte;
Qual o variador que vais usar com saida monofásica?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
oreste.jr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 abr 2017, 14:38
Localização: Belo Horizonte e região

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por oreste.jr »

Mário, desculpas pela minha falta de conhecimentos nesta área de comandos.
O que posso passar além dos dados técnicos do motor, são pretensões genéricas que nem sei se são possíveis
Os únicos equipamentos que possuo, é uma betoneira comum motor com 2 cv como descrito acima
Para alimentar este motor, eu sei que com um gerador de energia de 6,5 kva eu conseguiria alimentá-lo.
A questão é: Consigo reduzir o pico de trabalho deste motor e consequentemente, diminuir a potencia necessária do gerador de energia, com um inversor de energia e qual modelo, tipo de inversor?

Quanto a apresentação...não entendi
Nataniel
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 set 2016, 09:42
Localização: Luanda Angola
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes
Contacto:

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Nataniel »

oreste.jr Escreveu: 08 abr 2017, 01:48 Mário, desculpas pela minha falta de conhecimentos nesta área de comandos.
O que posso passar além dos dados técnicos do motor, são pretensões genéricas que nem sei se são possíveis
Os únicos equipamentos que possuo, é uma betoneira comum motor com 2 cv como descrito acima
Para alimentar este motor, eu sei que com um gerador de energia de 6,5 kva eu conseguiria alimentá-lo.
A questão é: Consigo reduzir o pico de trabalho deste motor e consequentemente, diminuir a potencia necessária do gerador de energia, com um inversor de energia e qual modelo, tipo de inversor?

Quanto a apresentação...não entendi
Caro oreste.jr

Sim, dá para reduzir a potencia necessária usando um variador de frequência 2cv monofasico

http://lista.mercadolivre.com.br/energi ... uencia-2cv

Por mim um gerador de 6,5kva é o mais ideal.
http://www.hyundaipower.com.br/produto/ ... dhy8000se/

atentamente
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por aureliocoimbra »

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Mário »

Boas
oreste.jr Escreveu: 08 abr 2017, 01:48 Mário, desculpas pela minha falta de conhecimentos nesta área de comandos.
O que posso passar além dos dados técnicos do motor, são pretensões genéricas que nem sei se são possíveis
Os únicos equipamentos que possuo, é uma betoneira comum motor com 2 cv como descrito acima
Para alimentar este motor, eu sei que com um gerador de energia de 6,5 kva eu conseguiria alimentá-lo.
A questão é: Consigo reduzir o pico de trabalho deste motor e consequentemente, diminuir a potencia necessária do gerador de energia, com um inversor de energia e qual modelo, tipo de inversor?
Quanto a apresentação...não entendi
A apresentação serve como o próprio nome indica "apresentação" onde numa breve discrição ficamos a saber se é da area dos electrões e quais os possiveis conhecimentos.

Posso dizer que tudo ou a quase tudo o que foi descrito acima, não se aplica, ou não funciona.

1º Era estabilizador.
2º Corrigindo, passou para inversor de frequência.
3º O pessoal andou perdido a dar informações, que não se adaptam ao solicitado.
4º Quando pergunto qual o variador, é que não conheço variador monofásico (não quer dizer que não exista, eu é não conheço)
5º Posso afirmar que o que pretendes não dá, com variador de velocidade.

Cump.
Mário
Última edição por Mário em 08 abr 2017, 18:29, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”