Formações certificadas em electricidade e manutenção

Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Pedro Mihuel »

Boas

A minha empresa pediu-me para escolher cursos que me poderiam interessar, 8)

Depois de pesquisar continuo sem ter certezas.

Naturalmente prefiro cursos/formações certificadas, que me ensinem algo mas que também me dêem condições legais para:
-Manutenção a Postos de transformação.
-Manutenções preventivas (vibração, ultrassom, termografia etc.)


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Mihuel Escreveu:Boas
A minha empresa pediu-me para escolher cursos que me poderiam interessar, 8)
Depois de pesquisar continuo sem ter certezas.
Naturalmente prefiro cursos/formações certificadas, que me ensinem algo mas que também me dêem condições legais para:
-Manutenção a Postos de transformação.
-Manutenções preventivas (vibração, ultrassom, termografia etc.)
Para vibração tens a Specman que tem acordo com a Mobius (são do melhor), há outros, mas depende do que queres e qual a utilização. Ultrasons pode falar com a Specman. Termografia é com eles também, têm a Flir.

Se quiseres mando-te por MP o contacto do eng. de lá.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Pedro Mihuel »

Muito obrigado Mário.

Eu como técnico de manutenção responsável por 4 edifícios de escritórios em Lisboa, faço de tudo, desde a porra de urinóis, como substituição de empanques em redes de incêndio armada , termografias, etc...
A empresa sub-contrata para fazer manutenção a postos de transformação.

O que eu gostava/precisava de saber é que cursos existem que sejam realmente úteis, como por exemplo o TRIESP,Tim III ou gases florados. Que são certificações com procura, facilitam emprego e no caso do TIMIII e gases florados são bem caros.

Que cursos a lei obriga a ter para fazer manutenção a PTs e RIAs(rede de incêndio armada)?

Outros cursos que achem que são uteis, mas que sejam certificados por entidades responsáveis ou reguladoras. Porque cursos há muito...verdadeiramente importantes são muito menos.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Mário »

Boas
Pedro Mihuel Escreveu:Muito obrigado Mário.

Eu como técnico de manutenção responsável por 4 edifícios de escritórios em Lisboa, faço de tudo, desde a porra de urinóis, como substituição de empanques em redes de incêndio armada , termografias, etc...
A empresa sub-contrata para fazer manutenção a postos de transformação.

O que eu gostava/precisava de saber é que cursos existem que sejam realmente úteis, como por exemplo o TRIESP,Tim III ou gases florados. Que são certificações com procura, facilitam emprego e no caso do TIMIII e gases florados são bem caros.

Que cursos a lei obriga a ter para fazer manutenção a PTs e RIAs(rede de incêndio armada)?

Outros cursos que achem que são uteis, mas que sejam certificados por entidades responsáveis ou reguladoras. Porque cursos há muito...verdadeiramente importantes são muito menos.
Pedes cursos ou formações, para mim são diferentes.

Cursos, vais aprender desde o inicio para quem não tem conhecimentos (ou muito ligeiros).
Formação, vais aprender e recapitular o que sabes e os que vais adquirir na formação.

Dizes que fazes termografia, Ok. Como fazes e que conhecimentos tens sobre termografia, fazes com qualificação e quantificação?, fizeste formação reconhecida pela DGERT é que cá, ela diz se é válida ou não. Com a Infrared Training Center (ITC) ficas com certificado internacional reconhecido mundialmente, há 3 níveis, e só podes fazer um de cada vez, e não podes fazer seguidos ((há tempos (anos) a respeitar)).

Gases fluorados tens que saber, e depois fazes formação de preparação para ires a exame (inscriçao na APA). Se não tens conhecimentos médios, é difícil que sejas aprovado, mas não há impossíveis.

Tim III tens que saber, e depois fazes formação de preparação para ires a exame. O TIM não tem que "mexer" em gases, mas aparece no exame. Deves de fazer 1º o de gases e depois o TIM, onde vais ter inclusive caldeiras.

Preços rondam aquase sempre os 1.000€ para cada um. Na minha area rondam os 5.000€ por cada modelo ou tipo.

Se és o responsável pela manutenção dos edificios, quem é o responsável acima de ti, ou não há?.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Pedro Mihuel »

Desculpa se já te baralhei todo Mário.

Os conhecimentos que tenho de termografia são ZERO, o gestor de contrato deu-me a camara para a mão( uma Flir), consultei algumas coisas na net...e pronto. :oops:

O que procuro é cursos de manutenção de PTs e de RIAs, principalmente.

Sobre termografia e vibrometria já enviei emails para a Specman e para MRA para obter mais informações.Seguindo as tuas indicações.
Acho que não preciso de mais informação nestas areas.

De avac não estou interessado, foi só um exemplo que estava a dar.
bruno.r.maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 13 mar 2013, 11:44
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por bruno.r.maia »

Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Pedro Mihuel »

Já me inscrevi nesta formação Posto de Transformação - Exploração, Inspeção e Manutenção, a formação é no Grijó, cerca de 200 euros no total.
Depois conto como correu.

Obrigado bruno.r.maia
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por edeluz »

Pedro Mihuel Escreveu: 02 abr 2017, 10:21 Já me inscrevi nesta formação Posto de Transformação - Exploração, Inspeção e Manutenção, a formação é no Grijó, cerca de 200 euros no total.
Depois conto como correu.

Obrigado bruno.r.maia
Qual é a instituição? Fornece mais informação sobre o assunto, sf.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por migjac »

edeluz Escreveu: 02 abr 2017, 18:51
Pedro Mihuel Escreveu: 02 abr 2017, 10:21 Já me inscrevi nesta formação Posto de Transformação - Exploração, Inspeção e Manutenção, a formação é no Grijó, cerca de 200 euros no total.
Depois conto como correu.

Obrigado bruno.r.maia
Qual é a instituição? Fornece mais informação sobre o assunto, sf.
Eu fiz esse curso em 2013 no ISQ.
Na altura fiquei um pouco desiludido com o curso até porque achava que seria mais prático.
Pode ser que agora seja melhor dado, na altura fiquei muito desiludido.
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Pedro Mihuel »

Esta formação especifica (manutenção de PT´s) o ISQ só o faz no Grijó porque é lá que tem uma cela em oficina.

No geral achei muito positivo.

As coisas que não gostei foi não ter sido mais pratico, alem de ter visto quase tudo a ser feito pelo formador.
Não .

Eu teria gostado totalmente se eu tivesse efetivamente medido terras no PT, os valores ohmicos do tranformador, abrir as celas,usar o detetor de alta tenção, consignar, etc...
Mas pronto tenho a documentação que a meu ver está muito completa e explicita.

A formação com iva fica em 221€.

Pontos positivos: Documentação, formador domina completamente os assuntos abordados.
Pontos negativos: Foram poucas horas, pouco pratico e só se faz no Grijó.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por edeluz »

Pedro Mihuel Escreveu: 20 mai 2017, 15:40 Esta formação especifica (manutenção de PT´s) o ISQ só o faz no Grijó porque é lá que tem uma cela em oficina.

No geral achei muito positivo.

As coisas que não gostei foi não ter sido mais pratico, alem de ter visto quase tudo a ser feito pelo formador.
Não .

Eu teria gostado totalmente se eu tivesse efetivamente medido terras no PT, os valores ohmicos do tranformador, abrir as celas,usar o detetor de alta tenção, consignar, etc...
Mas pronto tenho a documentação que a meu ver está muito completa e explicita.

A formação com iva fica em 221€.

Pontos positivos: Documentação, formador domina completamente os assuntos abordados.
Pontos negativos: Foram poucas horas, pouco pratico e só se faz no Grijó.

Ora bolas!
Então isso é o mesmo que ter uma aula de dança e nunca dançar :o

Esperemos que melhorem o programa da formação!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por ohmico »

edeluz Escreveu: 20 mai 2017, 17:21
Pedro Mihuel Escreveu: 20 mai 2017, 15:40 Esta formação especifica (manutenção de PT´s) o ISQ só o faz no Grijó porque é lá que tem uma cela em oficina.

No geral achei muito positivo.

As coisas que não gostei foi não ter sido mais pratico, alem de ter visto quase tudo a ser feito pelo formador.
Não .

Eu teria gostado totalmente se eu tivesse efetivamente medido terras no PT, os valores ohmicos do tranformador, abrir as celas,usar o detetor de alta tenção, consignar, etc...
Mas pronto tenho a documentação que a meu ver está muito completa e explicita.

A formação com iva fica em 221€.

Pontos positivos: Documentação, formador domina completamente os assuntos abordados.
Pontos negativos: Foram poucas horas, pouco pratico e só se faz no Grijó.

Ora bolas!
Então isso é o mesmo que ter uma aula de dança e nunca dançar :o

Esperemos que melhorem o programa da formação!
Boas,
:D :D :D .

Ohmico
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Pedro Mihuel »

edeluz Escreveu: 20 mai 2017, 17:21
Pedro Mihuel Escreveu: 20 mai 2017, 15:40 Esta formação especifica (manutenção de PT´s) o ISQ só o faz no Grijó porque é lá que tem uma cela em oficina.

No geral achei muito positivo.

As coisas que não gostei foi não ter sido mais pratico, alem de ter visto quase tudo a ser feito pelo formador.
Não .

Eu teria gostado totalmente se eu tivesse efetivamente medido terras no PT, os valores ohmicos do tranformador, abrir as celas,usar o detetor de alta tenção, consignar, etc...
Mas pronto tenho a documentação que a meu ver está muito completa e explicita.

A formação com iva fica em 221€.

Pontos positivos: Documentação, formador domina completamente os assuntos abordados.
Pontos negativos: Foram poucas horas, pouco pratico e só se faz no Grijó.

Ora bolas!
Então isso é o mesmo que ter uma aula de dança e nunca dançar :o

Esperemos que melhorem o programa da formação!
Muito bem dito edeluz.
Mas se todos os formandos( talvez 13 pessoas) fossem a fazer isso na pratica, esta formação já não podia ser pós laboral ( 3 horas de sexta e 8 horas de sábado ) mas era assim que devia ser.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por edeluz »

Pedro Miguel compreendo. Eu mesmo já dei formação e sei o que é a logística de uma ação de formação.
Mas das duas uma! Ou fazem dois tipos de formação, uma fast lesson e outra mais demorada. Obviamente desde que exista público para isso. Mas sendo uma área tão técnica acredito que exista.

Ou fornecem material suficiente para que o formando se sinta confiante no momento em que for para o terreno. Por exemplo com vídeos e instruções bem documentadas passo a passo.

Por último, que organizem a formação de maneira a cada par de formandos ter uma estação onde possa treinar. Algo do género "O instrutor vai fazendo na estação dele enquanto os formando seguem e fazem nas suas. Para testar com tensão apenas é feito com o formador ao lado. Enquanto é avaliado um grupo os restantes vão fazendo outros trabalhos!

O que não faltam é tipos de formações para aplicar. É preciso é andar da perna :D

Nota: não estou a falar mal da ISQ, até porque não conheço a formação ministrada por eles. Apenas estou a comentar com base nas informações e testemunhos partilhadas neste fórum. Por isso considerem as minha sugestões generalistas!
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Formações certificadas em electricidade e manutenção

Mensagem por Electroo »

Boa tarde,

Eu também gostaria de frequentar ações de formação / seminários na área da Energia (Manutenções, subestações, pt's, ramais, etc etc.… )
Como sou da Capital, dava jeito que pudesse ser aqui na zona.

Têm conhecimento de algo que seja feito? mesmo que não seja brevemente (mesmo que seja anual ou assim) e que aconselhem?

Obrigado,
Responder

Voltar para “Dúvidas”