Led T8 - Arrancador

Jomar
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 fev 2016, 14:30

Led T8 - Arrancador

Mensagem por Jomar »

Olá,

Tenho uma armadura com lâmpada florescente T8 de 120cm e no qual existe um arrancador uma peça rectangular que penso que lhe chamam balastro.

Comprei a lampada LED e disseram que tinha de comprar um arrancador próprio e substituir o que está lá e não precisava de fazer mais nada.

Outros dizem que tenho de comprar o arrancador próprio e cortar a ligação do balastro.

Outros dizem que nao tenho de comprar nada, basta fazer ligação directa e acabou-se.


E eu fiquei cada vez mais baralhado.

Alguém sabe como proceder?

Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por joao-pt »

Essas lâmpadas ligam-se directas, fase num extremo e o neutro no outro. Balastro e arrancador não se ligam com essas lâmpadas.

Algumas até trazem na embalagem o esquema de ligação.
Jomar
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 11 fev 2016, 14:30

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por Jomar »

Se dizes que não são precisas, mas porque vendem arrancadores para lâmpadas LED T8?!
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por joao-pt »

Não é um arrancador. Já agora, referência da lâmpada ou marca?
Avatar do Utilizador
electrotecnico
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 29 jan 2013, 21:05

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por electrotecnico »

Atenção que a lâmpadas T8 LED que ligam Neutro e Fase no mesmo lado não sei se e o caso dessa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Atenção que existem lampâdas T8 de Leds da Philips, Osram, etc, que se destinam a fazer a troca direta de lampÂdas nas armaduras, só tem de trocar o arrancador por um Starter.

Tambem existem lampâdas T8 de Leds, em que tem de se alterar a eletrificação das armaduras existentes, e funcionam a 230V diretos, ou seja a fase entra num dos suportes, e o neutro entra no outro suporte do lado oposto, sendo que a fase/neutro ficam alinhados em ambos os suportes.

Mas existem outros esquemas de ligação proprios para outras lampâdas, por isso existem vários tipos de lampâdas T8 de Leds, e os esquemas de ligação variam, há que ter em atenção o esquema que vem na lampâda, ou na embalagem da lampâda.


joao.pt Escreveu:Essas lâmpadas ligam-se directas, fase num extremo e o neutro no outro. Balastro e arrancador não se ligam com essas lâmpadas.

Algumas até trazem na embalagem o esquema de ligação.
Cpts.
Energy
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por joao-pt »

Philips? Só se for alguma versão mais antiga, os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Osram? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Chinesas/sem marca? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Entre outras marcas.

Podemos deixar sempre o balastro instalado na mesma (a desperdiçar energia) e em vez do arrancador colocarmos o tal "starter" que não é mais do que um shunt. Alguns são um fusível, outros são condutor nu a fazer shunt, nada mais.
starter.jpeg
starter.jpeg (24.69 KiB) Visto 7485 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pois é, uma vista de olhos no catalogo da Philips 2015, não faz mal a ninguem, e esclarece muitas duvidas, para quem não trabalha frequentemente com a marca.
joao.pt Escreveu:Philips? Só se for alguma versão mais antiga, os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Osram? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Chinesas/sem marca? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Entre outras marcas.

Podemos deixar sempre o balastro instalado na mesma (a desperdiçar energia) e em vez do arrancador colocarmos o tal "starter" que não é mais do que um shunt. Alguns são um fusível, outros são condutor nu a fazer shunt, nada mais.
starter.jpeg
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por nelmindo »

joao.pt Escreveu:Philips? Só se for alguma versão mais antiga, os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Osram? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Chinesas/sem marca? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Entre outras marcas.

Podemos deixar sempre o balastro instalado na mesma (a desperdiçar energia) e em vez do arrancador colocarmos o tal "starter" que não é mais do que um shunt. Alguns são um fusível, outros são condutor nu a fazer shunt, nada mais.

Existe OSRAM de troca directa com arrancador próprio, que não é nada mais do que um caixa com o aspecto e pinos metálicos de um arrancador, mas com os pinos curto-circuitados ou interligados com fusiveis, como já demonstrado. . Na lâmpada, a fileira de leds estão entre os dois pinos de um dos lados da lâmpada, enquanto que os outros dois pinos, do outro lado da lâmpada estão curto-circuitados.
O arrancado diz LED starter ou coisa parecida.
OSRAM substiTUBE.pdf
(199.17 KiB) Transferido 296 vezes
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas
Lâmpadas T8.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por joao-pt »

Como disse, poderá existir, até em versões mais antigas, eu não conheço mas se tiveres aí à mão os modelos agradeço, estamos sempre a aprender.

Isto vem directo da Philips, embora seja de 2014 salvo erro.
philips.jpeg
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Como não podia deixar de ser, um dos vários sistemas da de lampâdas T8 Leds da Philips, é igual ao agora aqui apresentado da Osram, tal como se verifica atualmente em muitas marcas de linha branca, que comercializam este tipo de lampâdas.
Uma lampâda concebida para funcionar com Starter, não funciona sem ele, ou seja se a ligar diretamente a 230V, pois faz pummmm :lol:
Daí existirem os tais varios tipos de lampâdas especificas para cada tipo de eletrificação.


nelmindo Escreveu:
joao.pt Escreveu:Philips? Só se for alguma versão mais antiga, os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Osram? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Chinesas/sem marca? Os diagramas que me passaram pelas mãos eram todos sem balastro e sem arrancador. Entre outras marcas.

Podemos deixar sempre o balastro instalado na mesma (a desperdiçar energia) e em vez do arrancador colocarmos o tal "starter" que não é mais do que um shunt. Alguns são um fusível, outros são condutor nu a fazer shunt, nada mais.

Existe OSRAM de troca directa com arrancador próprio, que não é nada mais do que um caixa com o aspecto e pinos metálicos de um arrancador, mas com os pinos curto-circuitados ou interligados com fusiveis, como já demonstrado. . Na lâmpada, a fileira de leds estão entre os dois pinos de um dos lados da lâmpada, enquanto que os outros dois pinos, do outro lado da lâmpada estão curto-circuitados.
O arrancado diz LED starter ou coisa parecida.
OSRAM substiTUBE.pdf
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Este tipo de lampâdas já é comercializado pela Philips à varios anos, e ainda consta do seu ultimo catalogo 2015.
Sendo que a concorrencia continua a vender este tipo de lampâdas.

Cpts.
Energy
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por Narciso Ferreira »

Eu já apliquei os dois tipos, quando gasta o shunt em forma de arrancador, este vem junto com a lâmpada, quando não gasta não traz, mas o arrancador não pode ficar lá, senão PUMMMM.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Led T8 - Arrancador

Mensagem por ENERGY »

Boas
Atenção que a Philips tambem comercializa este tipo de lampâda, com ou sem Starter, tudo depende de como é feita a encomenda.
Narciso Ferreira Escreveu:Eu já apliquei os dois tipos, quando gasta o shunt em forma de arrancador, este vem junto com a lâmpada, quando não gasta não traz, mas o arrancador não pode ficar lá, senão PUMMMM.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”