de trifásico para monofásico

tonecebola
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 mar 2011, 16:02

de trifásico para monofásico

Mensagem por tonecebola »

viva!Tenho andado a reparar problemas em instalações electrificadas para trifásico, ou seja o neutro é comum a três circuitos seja de tomadas ou de iluminação. No entanto a entrada foi alterada para monofásica. custa acreditar que haja pessoal que altere a entrada de trifásico para monofásico sem mais nem menos. como seria de esperar o condutor de neutro aquece e derrete tudo.
O que eu pergunto, é se ainda é permitida esta prática, de em instalaçoes trifásicas distribuir o neutro por mais de um circuito. Não falo de equipamentos ou motores trifásicos.

agradeço a quem souber de fonte segura que me tire esta duvida.

abraço


Tudo passa
Stark
Curioso
Curioso
Mensagens: 41
Registado: 05 nov 2015, 07:07
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por Stark »

Para pequenas potências, tens a vantagem de poder sempre concentrar mais corrente numa única fase.... Para esse caso o sistema trifásico parece-me não ter vantagem.
tonecebola
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 mar 2011, 16:02

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por tonecebola »

viva! Agradeço a tentativa de ajuda, mas vejo que não percebeu a minha duvida.
Vou explicar melhor: tenho no quadro três disjuntores com três fases diferentes a fazer os circuitos de tomadas e um fio de neutro que as percorre a todas, ou seja o mesmo neutro é comum a todas as tomadas. Toda a instalação está desta forma seja tomadas ou iluminação. Esta prática deve ser ou foi permitida porque são muitas as que encontro assim. O problema é quando alteram a entrada para monofásico porque o neutro fica sobrecarregado.
O que eu pergunto é se nos dias de hoje ainda se pode electrificar dessa forma ou seja mandar três fases e um neutro só.
Tudo passa
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por joao-pt »

Sim, a chegada ao quadro geral é sempre de 1 fase + 1 neutro ou 3 fases + 1 neutro.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por ohmico »

tonecebola Escreveu:viva! Agradeço a tentativa de ajuda, mas vejo que não percebeu a minha duvida.
Vou explicar melhor: tenho no quadro três disjuntores com três fases diferentes a fazer os circuitos de tomadas e um fio de neutro que as percorre a todas, ou seja o mesmo neutro é comum a todas as tomadas. Toda a instalação está desta forma seja tomadas ou iluminação. Esta prática deve ser ou foi permitida porque são muitas as que encontro assim. O problema é quando alteram a entrada para monofásico porque o neutro fica sobrecarregado.
O que eu pergunto é se nos dias de hoje ainda se pode electrificar dessa forma ou seja mandar três fases e um neutro só.

Boas,

o que retende saber é se continua a ser possível trifasar os circuitos monofásicos. Claro que não, a partir do momento em que passou a ser possível o cliente poder optar por alimentação trifásica ou monofásica.

O que acontece nas instalações trifásicas antigas é que o fornecedor de energia está lá é para vender energia e não para verificar se a mudança afecta ou não a segurança da instalação.

Como deve saber no caso que aponta só tem duas hipóteses, ou altera a instalação tornando os circuitos independentes com os respectivos neutros, ou liga os três circuitos no mesmo disjuntor ficando assim transformado num único circuito com o mesmo neutro.

Votos de Festas Felizes a toda a comunidade "Eletricidade".

Ohmico
tonecebola
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 mar 2011, 16:02

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por tonecebola »

viva!
Agradeço ao ohmico a eloquência da sua resposta. Ainda consultei por alto o RTIEBT mas não encontrei resposta para esta questão.
Não raramente ouço electricistas a aconselharem mudar de trifásico para monofásico para baixarem os custos sem verificarem o modo da instalação ou advertirem os clientes. Não sei se não caberá também a imputação de responsabilidade á empresa fornecedora.
A forma de minimizar os estragos destas alterações que me indica são de facto as que aplico por raciocínio. Não sei ainda com quem falar para reforçar o neutro que vem de fora até ao quadro. Normalmente eles xantam as fases mas o neutro mantem-se um fio só.

Raramente encontro pessoas com as suas capacidades
Obrigado.
Tudo passa
tonecebola
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 mar 2011, 16:02

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por tonecebola »

viva!
Agradeço ao ohmico a eloquência da sua resposta. Ainda consultei por alto o RTIEBT mas não encontrei resposta para esta questão.
Não raramente ouço electricistas a aconselharem mudar de trifásico para monofásico para baixarem os custos sem verificarem o modo da instalação ou advertirem os clientes. Não sei se não caberá também a imputação de responsabilidade á empresa fornecedora.
A forma de minimizar os estragos destas alterações que me indica são de facto as que aplico por raciocínio. Não sei ainda com quem falar para reforçar o neutro que vem de fora até ao quadro. Normalmente eles xantam as fases mas o neutro mantem-se um fio só.

Raramente encontro pessoas com as suas capacidades
Obrigado.
Tudo passa
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por CF,Lda »

tonecebola Escreveu:viva! Agradeço a tentativa de ajuda, mas vejo que não percebeu a minha duvida.
Vou explicar melhor: tenho no quadro três disjuntores com três fases diferentes a fazer os circuitos de tomadas e um fio de neutro que as percorre a todas, ou seja o mesmo neutro é comum a todas as tomadas. Toda a instalação está desta forma seja tomadas ou iluminação. Esta prática deve ser ou foi permitida porque são muitas as que encontro assim. O problema é quando alteram a entrada para monofásico porque o neutro fica sobrecarregado.
O que eu pergunto é se nos dias de hoje ainda se pode electrificar dessa forma ou seja mandar três fases e um neutro só.

Vivam.
Caro colega Tonecebola, Vamos ver se consigo explicar um caso prático:

-Num sistema trifásico
3 tomadas, cada uma com sua fase e neutro comum, a gastar 10A cada.
Nesta situação o colega tem como corrente de neutro 0(zero)A; mas se desligar uma tomada passa a ter uma corrente de neutro diferente de 0(zero)A; se desligar a 2ª tomada, a corrente de neutro da 3ª tomada será igual à corrente de fase ou seja 10A.

Num sistema monofásico
3 tomadas, todas alimentadas pela mesma fase, embora cada tomada com o seu disjuntor, a gastar 10A cada.
Nesta situação a corrente de neutro será de 30A, o somatório do consumo das 3 tomadas, tal como os consumos da fase que chega ao quadro eléctrico. É por isso que se deve ter algum cuidado quando se estabelece circuitos eléctricos e/ou se altera a entrada da electricidade nas nossas habitações.

Espero ter ajudado
Cps
A. Castro
tonecebola
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 mar 2011, 16:02

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por tonecebola »

Viva!
Obrigado pela atenção. Realmente é como diz, por isso é que não compreendo que quando um cliente pede alteração da entrada de trifásico para monofásico o fornecedor simplesmente xanta as fases não se preocupando com mais nada.
Para além dos problemas que surgem maioritariamente nas tomadas, também já tive de trocar diferenciais derretidos na entrada do neutro.
obrigado a todos, espero que esta minha duvida possa ter ajudado a esclarecer outros como eu.

abraço
Tudo passa
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por Mário »

Boas
tonecebola Escreveu:Viva!
Obrigado pela atenção. Realmente é como diz, por isso é que não compreendo que quando um cliente pede alteração da entrada de trifásico para monofásico o fornecedor simplesmente xanta as fases não se preocupando com mais nada.
Para além dos problemas que surgem maioritariamente nas tomadas, também já tive de trocar diferenciais derretidos na entrada do neutro.
obrigado a todos, espero que esta minha duvida possa ter ajudado a esclarecer outros como eu.
abraço
O fornecedor não tem que chantar nada. O fornecedor termina na saida do disjuntor (que regula a potencia contratada).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
LFS3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 jan 2016, 18:02

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por LFS3 »

Boa tarde,

Desde já peço desculpa se não estou no sitio certo.

É que li esta thread e fiquei preocupado já que esta 6ª feira dia 8, vão á minha casa os técnicos da EDP a meu pedido, para baixarem a minha potencia de 13,8 trifásica para 6,9 monofásica. E sendo assim precisava de contactar com urgência um técnico credenciado para a zona de Loures para me garantir que a instalação está adequada/em conformidade para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Obrigado.
tonecebola
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 12 mar 2011, 16:02

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por tonecebola »

viva!
poderá ou não ter problemas. Depende de como a instalação foi feita e dos equipamentos que ligar em simultâneo . Em moradias já me aconteceu ter de intervir. Por exemplo, a senhora tinha a máquina de secar, a maquina de lavar roupa e as tomadas da sala onde havia um aquecedor trifasadas. Quando a empregada ligou o ferro de passar a tomada derreteu. Todas as tomadas daqueles circuitos estavam queimadas e o neutro sem isolamento nas pontas devido ao calor.
Por isso sim, é melhor verificar.
Tudo passa
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por Quintas »

tonecebola Escreveu:viva!
Ainda consultei por alto o RTIEBT mas não encontrei resposta para esta questão.
Penso que é isto que procura:

As Regras Técnicas de Instalações Elétricas de Baixa Tensão dizem,

524.2 - O eventual condutor neutro deve ter a mesma secção que os condutores de fase:
a) Nos circuitos monofásicos a 2 condutores, seja qual for a sua secção;
b) Nos circuitos monofásicos a 3 condutores e nos circuitos polifásicos cujos condutores de fase tenham secção não superior a 16 mm2, se de cobre, ou a 25mm2, se de alumínio.

524.3 - Nos circuitos polifásicos com condutores de fase de secção superior a 16 mm2, se de cobre, ou a 25 mm2, se de alumínio, o condutor neutro pode ter uma secção inferior à secção dos condutores de fase se forem verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:
a) A corrente máxima susceptível de percorrer o condutor neutro em serviço normal, incluindo a das eventuais harmónicas, não for superior à corrente admissível correspondente à da secção reduzida do condutor neutro;
b) O condutor neutro estiver protegido contra sobreintensidades de acordo com as regras indicadas na secção 473.3.2;
c) A secção do condutor neutro não for inferior a 16 mm2, se de cobre, ou a 25mm2, se de alumínio.


Assim, se passar um circuito trifásico de 3x15A (neutro = a cada uma das fases, suportando 15A) para um monofásico de 30A, por exemplo, o neutro tem que ter a mesma secção que a única fase com 30A. Se se juntou as 3 fases do antigo trifásico, o neutro tem que ter secção triplicada.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já foi tempo em que o funcionário do empreiteiro ao serviço da EDP chantava os 3 condutores no limitador e passava de tri a mono, neste momento isso não acontece, pois existe informação expressa, para que o cliente tenha de ter a instalação previamente adaptada para essa alteração de tri para mono.
tonecebola Escreveu:Viva!
Obrigado pela atenção. Realmente é como diz, por isso é que não compreendo que quando um cliente pede alteração da entrada de trifásico para monofásico o fornecedor simplesmente xanta as fases não se preocupando com mais nada.
Para além dos problemas que surgem maioritariamente nas tomadas, também já tive de trocar diferenciais derretidos na entrada do neutro.
obrigado a todos, espero que esta minha duvida possa ter ajudado a esclarecer outros como eu.

abraço
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por nfh »

Pessoal, a ver se entendi: para garantir que nada de mal ocorre numa mudança de trifásico para monofásico, bastará assegurar que o fio condutor de neutro tenha uma secção grande o suficiente, certo?

Nesse caso, numa instalação nova, o ideal será ter o condutor de neutro sobredimensionado em relação aos restantes?

Pergunto isto porque, tal como referi noutro tópico, na moradia que estou a construir pretendo solicitar eletricidade monofásica, ainda que a instalação esteja a ser projetada para ser alimentada por trifásica (mas todos os dispositivos são monofásicos).
Responder

Voltar para “Dúvidas”