de trifásico para monofásico

ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por ENERGY »

Quintas Escreveu: 11 out 2017, 21:38 Não sendo a minha especialidade, penso que, se a intenção é deixar tudo preparado para mais tarde passar a trifásico, importa deixar espaço previsto para futuro acréscimo de diferenciais para cada fase, a menos que esse trabalho seja já efectuado na divisão e separação de circuitos em monofásico, a contar com a futura passagem a trifásico.

Quanto ao neutro, se ele fica dimensionado já para monofásico de 45A, ele vai ter capacidade para trifásico de 3x45A, desde que os condutores monofásicos agora instalados assim o permitam.
Boas
O titulo do tópico é: "de trifásico para monofásico"


Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por nfh »

ENERGY Escreveu: 10 out 2017, 21:27
nfh Escreveu: 10 out 2017, 14:17 Sim, a intenção é contratar 10.35kVA monofásico, mas deixando a instalação apta para receber trifásica de futuro.

E é aí que reside a minha dúvida (e perdoem-me pela insistência): a certificação para 10.35kVA monofásica implicará que cuidados na instalação?

E a sugestão que o Mário fez de certificar a instalação para 20.7kVA trifásica já cobrirá os requisitos técnicos que uma instalação monofásica de 10.35kVA também tem? Pergunto isto porque em trifásica o mais próximo em termos de corrente por fase (45A) seria 27.6kVA ou 34.5kVA.
Boas
Se a ideia é Certificar 20.7Kvas 400V/30A, e depois contratar 10.35Kvas 230V/45A, deve ter uma derivação entre portinhola e Q. Geral a 4X10mm, ou 4x16mm dependendo da distancia entre portinhola e Q. Geral.
Estou a falar em derivação a 4x10mm ou 4x16mm supondo que o condutor de terra liga diretamente da caixa de chantes amovíveis ao Q. Geral.
O quadro Geral deve ter um interruptor de corte geral tetrapolar, que vai alimentar um barramento, e depois desse barramento alimenta os vários IDs em monofásico, e de seguida os diversos disjuntores mono, e assim depois quando quiser contratar em monofásico, apenas necessita de trocar o interruptor de corte tetrapolar, por outro bipolar de 63A, isto para os 10.35Kvas em mono.
ENERGY, agora que reli esta sua resposta, fiquei com a seguinte dúvida: 4x10mm ou 4x16mm... refere-se a 10mm^2 ou 16mm^2? Para 30A/fase não deveria ser uma secção de 4mm^2 ou 6mm^2 por condutor?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por ENERGY »

nfh Escreveu: 12 out 2017, 03:48
ENERGY Escreveu: 10 out 2017, 21:27
nfh Escreveu: 10 out 2017, 14:17 Sim, a intenção é contratar 10.35kVA monofásico, mas deixando a instalação apta para receber trifásica de futuro.

E é aí que reside a minha dúvida (e perdoem-me pela insistência): a certificação para 10.35kVA monofásica implicará que cuidados na instalação?

E a sugestão que o Mário fez de certificar a instalação para 20.7kVA trifásica já cobrirá os requisitos técnicos que uma instalação monofásica de 10.35kVA também tem? Pergunto isto porque em trifásica o mais próximo em termos de corrente por fase (45A) seria 27.6kVA ou 34.5kVA.
Boas
Se a ideia é Certificar 20.7Kvas 400V/30A, e depois contratar 10.35Kvas 230V/45A, deve ter uma derivação entre portinhola e Q. Geral a 4X10mm, ou 4x16mm dependendo da distancia entre portinhola e Q. Geral.
Estou a falar em derivação a 4x10mm ou 4x16mm supondo que o condutor de terra liga diretamente da caixa de chantes amovíveis ao Q. Geral.
O quadro Geral deve ter um interruptor de corte geral tetrapolar, que vai alimentar um barramento, e depois desse barramento alimenta os vários IDs em monofásico, e de seguida os diversos disjuntores mono, e assim depois quando quiser contratar em monofásico, apenas necessita de trocar o interruptor de corte tetrapolar, por outro bipolar de 63A, isto para os 10.35Kvas em mono.
ENERGY, agora que reli esta sua resposta, fiquei com a seguinte dúvida: 4x10mm ou 4x16mm... refere-se a 10mm^2 ou 16mm^2? Para 30A/fase não deveria ser uma secção de 4mm^2 ou 6mm^2 por condutor?

Boas
Para uma potência a contratar em monofásico de 10.35Kvas a derivação mínima é a 10mm, depois tudo vai depender da distância dessa derivação, logo pode ser necessário fazer derivação a 16mm.
A secção mínima para derivações é 6mm, mas só lhe permite contratar até 6.9Kvas.
Cpts.
Energy
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por nfh »

Oh, esqueça... Por alguma razão que me ultrapassa estava a olhar para um 10 ou um 16 como sendo mais fino que 6mm^2 :)

Já agora, estamos a falar da cablagem que vem desde o exterior até ao diferencial, certo? Esses diâmetros nada têm a ver com a cablagem que é passada na tubagem no interior da casa até às tomadas, iluminação, etc, correto?
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por Quintas »

ENERGY Escreveu: 11 out 2017, 21:57
Quintas Escreveu: 11 out 2017, 21:38 Não sendo a minha especialidade, penso que, se a intenção é deixar tudo preparado para mais tarde passar a trifásico, importa deixar espaço previsto para futuro acréscimo de diferenciais para cada fase, a menos que esse trabalho seja já efectuado na divisão e separação de circuitos em monofásico, a contar com a futura passagem a trifásico.

Quanto ao neutro, se ele fica dimensionado já para monofásico de 45A, ele vai ter capacidade para trifásico de 3x45A, desde que os condutores monofásicos agora instalados assim o permitam.
Boas
O titulo do tópico é: "de trifásico para monofásico"
É verdade, peço desculpa. O meu post derivou do seguinte:
nfh Escreveu: 10 out 2017, 11:23 Por outro lado, se o quadro puder ficar preparado para minimizar as intervenções necessárias caso no futuro tiver de passar a trifásica, melhor.

O meu receio é que, tratando-se de uma moradia "chave na mão", cuja construção estou a acompanhar desde o início, o eletricista queira reduzir custos no dimensionamento da instalação (leia-se secção dos condutores, disjuntores, etc) e que por isso esteja mais inclinado para a opção trifásica, quando a monofásica pode satisfazer as minhas necessidades e ao mesmo tempo reduzir custos mensais.
nfh Escreveu: 10 out 2017, 14:17 Sim, a intenção é contratar 10.35kVA monofásico, mas deixando a instalação apta para receber trifásica de futuro.

E é aí que reside a minha dúvida (e perdoem-me pela insistência): a certificação para 10.35kVA monofásica implicará que cuidados na instalação?

E a sugestão que o Mário fez de certificar a instalação para 20.7kVA trifásica já cobrirá os requisitos técnicos que uma instalação monofásica de 10.35kVA também tem? Pergunto isto porque em trifásica o mais próximo em termos de corrente por fase (45A) seria 27.6kVA ou 34.5kVA.
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por nfh »

A culpa é minha, que peguei num tópico antigo para discutir o tema.
Em todo o caso aquilo que pretendia discutir é precisamente o tema do tópico: ter uma instalação preparada para trifásico (certificada) e passar a monofásica.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por ohmico »

nfh Escreveu: 12 out 2017, 22:38 Oh, esqueça... Por alguma razão que me ultrapassa estava a olhar para um 10 ou um 16 como sendo mais fino que 6mm^2 :)

Já agora, estamos a falar da cablagem que vem desde o exterior até ao diferencial, certo? Esses diâmetros nada têm a ver com a cablagem que é passada na tubagem no interior da casa até às tomadas, iluminação, etc, correto?
Boas,

não são diâmetros, mas sim secções (mm2).

Ohmico
nfh
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 117
Registado: 05 fev 2010, 01:10
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: de trifásico para monofásico

Mensagem por nfh »

Sim, tem razão, utilizei um termo errado nessa minha mensagem.
Responder

Voltar para “Dúvidas”