Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Responder
dvasconcelos
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 14 jan 2008, 16:46
Localização: Portugal
Enviou: 7 vezes

Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por dvasconcelos »

Bom dia a todos,

Alguém pode ajudar-me e informar-me de quanto (em %) é que é o sobre-custo de adquirir uma bateria de condensadores dita “convencional” e uma bateria com condensadores secos e com sistema de filtros de harmónicos associados?

Obrigado desde já pelas respostas.

Vasconcelos


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por Mário »

Boas
dvasconcelos Escreveu:Bom dia a todos,
Alguém pode ajudar-me e informar-me de quanto (em %) é que é o sobre-custo de adquirir uma bateria de condensadores dita “convencional” e uma bateria com condensadores secos e com sistema de filtros de harmónicos associados?
Obrigado desde já pelas respostas.
Vasconcelos
Só tu é que podes dizer. Se houver harmónicas que fiquem em ressonância com os condensadores, pode durar uma semana ou não, depende da sorte.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
dvasconcelos
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 14 jan 2008, 16:46
Localização: Portugal
Enviou: 7 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por dvasconcelos »

Obrigado Mário, mas o que queria realmente saber é o sobre-custo $$$ (em %) de uma bateria típica com condensadores "normais" versus um sistema com condensadores secos e com filtragem.

Obrigado novamente,

VAsconcelos
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por Mário »

Tens que saber que harmónicos tens, quantos são etc., e depois é que podes saber o custo, dado que quanto mais (nº) de harmónicos maior o valor.
http://www.voltimum.pt/artigos/artigos- ... melhoram-o

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por dsrsantos »

O preço de um sistema com filtros é cerca de 3x superior a um normal.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por Mário »

Boas
dsrsantos Escreveu:O preço de um sistema com filtros é cerca de 3x superior a um normal.
Depende do nº de harmónicas a serem tratadas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por dsrsantos »

Mário Escreveu:Boas
dsrsantos Escreveu:O preço de um sistema com filtros é cerca de 3x superior a um normal.
Depende do nº de harmónicas a serem tratadas.

Cump.
Mário
Pensei que o colega queria apenas ter uma ideia dos valores e não um orçamento. Se ele quiser e me pagar a viagem até lá vou à Madeira fazer a análise da instalação.
Cumps
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por Mário »

Boas
dsrsantos Escreveu:
Mário Escreveu:Boas
dsrsantos Escreveu:O preço de um sistema com filtros é cerca de 3x superior a um normal.
Depende do nº de harmónicas a serem tratadas.
Cump.
Mário
Pensei que o colega queria apenas ter uma ideia dos valores e não um orçamento. Se ele quiser e me pagar a viagem até lá vou à Madeira fazer a análise da instalação.
Cumps
Pois é, ele pergunta quanto é o valor em % se for com filtros, e será que 3x mais chega?.Por isso é que tem que medir as harmónicas e saber o que necessita, mas se para ele o valor de 3x mais já lhe vai dar uma ideia, ok., fica com a ideia do valor, que pode ser muito pouco.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
catlopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 86
Registado: 26 mai 2014, 19:47
Enviou: 21 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por catlopes »

Afinal quais as verdadeiras soluções para problemas com harmónicas?
Após leitura de vários posts neste forum não cheguei ainda a uma conclusão.

Para além da compensação do factor potência (cos Fi), colocando um banco de condensadores que mais se pode instalar?


Já vi registo de distorção através de analisador, onde se verifica que diferem muito pouco com/sem banco de condensadores. Banco de condensadores insuficiente?

Obrigado,
Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bateria de Condensadores Típica vs. Condensadores Secos e Filtros Harmónicos

Mensagem por Mário »

Boas
catlopes Escreveu:Afinal quais as verdadeiras soluções para problemas com harmónicas?
Após leitura de vários posts neste forum não cheguei ainda a uma conclusão.
Para além da compensação do factor potência (cos Fi), colocando um banco de condensadores que mais se pode instalar?
Já vi registo de distorção através de analisador, onde se verifica que diferem muito pouco com/sem banco de condensadores. Banco de condensadores insuficiente?
Obrigado,
Cumprimentos,
Faz uma pesquisa no forum por "harmónicas" e vais encontrar respostas. É uma das existentes,
"Palestra - Aplicação de filtros para eliminação de harmônicas".

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”