Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

snips
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 out 2013, 21:06

Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por snips »

Boa noite!

Gostava que me ajudassem numa duvida que tenho.
Estou a colocar tecto em pladur no hall de entrada, e depois quero colocar 6 focos GU10 50w embutidos no tecto falso, e a minha duvida é:

No hall de entrada tenho apenas um ponto de energia no tecto, que era onde tinha o candeeiro antigo, e queria ligar os 6 focos através desse ponto, qual é a maneira mais correcta de o fazer?

Com os melhores cumps,
Snps


gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por gemini »

repicas entre cada foco, simples!
Learning is the goal!!
snips
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 11 out 2013, 21:06

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por snips »

Posso colocar uma caixa de derivação? ou não é necessário, basta ligar uns ao outros?
Avatar do Utilizador
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 1517
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por rebelocruz »

snips Escreveu:Posso colocar uma caixa de derivação? ou não é necessário, basta ligar uns ao outros?
Boas

Se colocares a caixa de derivação no tecto, depois deixas de ter acesso À mesma, o melhor mesmo é fazer, como já foi dito, repicar de um para o outro.
Cpt

Rebelo Cruz
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por Josecalado »

O trabalho feito devidamente é retirar os fios existentes e enfiar novos condutores com comprimento até ao foco mais próximo, depois é que deve repicar de uns para os outros.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por ENERGY »

Boas
O "josecalado" tem razão, e já agora se não quiser fazer repique entre projetores, até porque os suportes das lampâdas podem não vir equipados com ligadores de repicagem, pode utilizar 2 caixas de derivação adequadas, e que ficam as ligações sempre acessiveis, através dos furos dos projetores, e lançar um cabo para cada projetor.

Josecalado Escreveu:O trabalho feito devidamente é retirar os fios existentes e enfiar novos condutores com comprimento até ao foco mais próximo, depois é que deve repicar de uns para os outros.

Cumprs.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por L.Sousa »

ENERGY Escreveu:Boas
O "josecalado" tem razão, e já agora se não quiser fazer repique entre projetores, até porque os suportes das lampâdas podem não vir equipados com ligadores de repicagem, pode utilizar 2 caixas de derivação adequadas, e que ficam as ligações sempre acessiveis, através dos furos dos projetores, e lançar um cabo para cada projetor.

Josecalado Escreveu:O trabalho feito devidamente é retirar os fios existentes e enfiar novos condutores com comprimento até ao foco mais próximo, depois é que deve repicar de uns para os outros.

Cumprs.
Eu por acaso também iria sugerir isso como o tecto é falso existe muito espaço para deixar um cabo maior com uma caixa de derivação que fique escondida dentro do mesmo (mas afastada das lâmpadas pois estas aquecem muito) e depois daqui enviar os respectivos fios para cada foco.
L.Sousa
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por ENERGY »

Boas
"L.Sousa" a instalação sobre o teto falso deve ser a cabo tipo FVV , e não a condutores (fios) soltos.
Já agora eu instalaria lampâdas de leds, e não lampâdas de halogénio de 50W.

L.Sousa Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
O "josecalado" tem razão, e já agora se não quiser fazer repique entre projetores, até porque os suportes das lampâdas podem não vir equipados com ligadores de repicagem, pode utilizar 2 caixas de derivação adequadas, e que ficam as ligações sempre acessiveis, através dos furos dos projetores, e lançar um cabo para cada projetor.

Josecalado Escreveu:O trabalho feito devidamente é retirar os fios existentes e enfiar novos condutores com comprimento até ao foco mais próximo, depois é que deve repicar de uns para os outros.

Cumprs.
Eu por acaso também iria sugerir isso como o tecto é falso existe muito espaço para deixar um cabo maior com uma caixa de derivação que fique escondida dentro do mesmo (mas afastada das lâmpadas pois estas aquecem muito) e depois daqui enviar os respectivos fios para cada foco.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por DEUS AMIGO »

Como o EnergY informou é o mais adequado, spot + led +-ou - dez euros , no ponto luz no tecto enfiar directo ou primeiro spot depois uns para outros a FVV.
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por L.Sousa »

ENERGY Escreveu:Boas
"L.Sousa" a instalação sobre o teto falso deve ser a cabo tipo FVV , e não a condutores (fios) soltos.
Já agora eu instalaria lampâdas de leds, e não lampâdas de halogénio de 50W.

L.Sousa Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
O "josecalado" tem razão, e já agora se não quiser fazer repique entre projetores, até porque os suportes das lampâdas podem não vir equipados com ligadores de repicagem, pode utilizar 2 caixas de derivação adequadas, e que ficam as ligações sempre acessiveis, através dos furos dos projetores, e lançar um cabo para cada projetor.



Cumprs.
Eu por acaso também iria sugerir isso como o tecto é falso existe muito espaço para deixar um cabo maior com uma caixa de derivação que fique escondida dentro do mesmo (mas afastada das lâmpadas pois estas aquecem muito) e depois daqui enviar os respectivos fios para cada foco.

Sim eu queria dizer esse "cabo" e não fios soltos (por falar nisso onde posso arranjar documentação em relação aos tipos d efios ou cabos?)
Em relação aos leds bem até agora tem sido dificil arranjar algum que emita tanta luz como uma lâmpada de halogéneo de 50W. Alguém sabe algum GU10 Led com boa intensidade? Só ainda vi com 1000 e poucos lúmens e isso é pouco para mim...
L.Sousa
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por Duzia12 »

Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por L.Sousa »

Duzia12 Escreveu:http://www.eurocabos.pt/

Obrigado pelo site vou investigar. Acerca dos led's mantenho o pedido. Obrigado.
L.Sousa
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo Snips, afinal quer que os leds deem bastante luz? e para determinar a os mesmos diga quantos metros quadrados tem o tecto! qual a còr de perferência Amarelo ou Branca Luz dia!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por ENERGY »

Boas "L.Sousa"

Se acha pouco os 1000Lm em Leds, que tem visto no mercado, tem sempre a possibilidade de instalar projetor com painel de leds, e aí já tem 2/3000Lm, agora o preço começa a arrepiar.
Agora o diametro da lampâda mantem-se, e o nº de Lumens aumenta, talvez o tempo de vida util vá diminuir :D não se pode ter tudo.
A solução mais economica é diminuir o espaço entre projetores, e aí já obtem os Lumens que necessita.
A Philips tem algumas lampâdas de leds, que equivalem a 50w de halogeneo, andará na casa dos 7/9W Leds.



L.Sousa Escreveu:
Duzia12 Escreveu:http://www.eurocabos.pt/

Obrigado pelo site vou investigar. Acerca dos led's mantenho o pedido. Obrigado.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
L.Sousa
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2013, 15:32
Localização: Coimbra

Re: Como posso ligar 6 focos GU10 em tecto pladur?

Mensagem por L.Sousa »

Energy obrigado pela dica mas os buracos já estão feitos, acabei por comprar umas lampadas economizadoras no LM com consumos de 11W e uns bons lúmens (mas mesmo assim menos que o halogéneo) o único senão é que demoram uns segundos a "aquecerem".
L.Sousa
Responder

Voltar para “Dúvidas”