Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:
ENERGY Escreveu:
Os Homens da Luz Escreveu:Bom dia Colegas,

Tenho visto quadros eléctricos que embora estejam electrificados a trifásico estão alimentados a monofásico.

Por vezes estão as 3 fases chantadas no interruptor geral e desta forma não foi alterado a electrificação do quadro eléctrico.

A minha questão é os interruptores diferenciais continuam a fazer a protecção de igual forma ou se o funcionamento deixa de ser o mesmo e desta forma ser então mais correcto substituir os interruptores diferenciais?
Boas
Pelo que vejo atualmente, neste momento a EDP já não procede a esse tipo de alteração de trifásico para monofásico, sem que antes seja feita a alteração do corte geral do quadro para monofásico.
Neste momento, se o cliente tem contador trifásico instalado, e pede alteração para monofásico, a EDP mantem o contador trifásico e respetivo limitador existente, apenas deixa ligado na saida do contador uma fase e respetivo neutro para o quadro, logo temos 230V
Caso o limitador da EDP não tenha regulação suficiente, aí trocam contador e limitador para monofásico.

Boas,

o problema não está no corte geral, mas sim nos circuitos monofásicos trifasados, tal como referido pelo Dúzia, que passarão a estar alimentados pela mesma fase e em consequência o condutor do neutro vai ser sobrecarregado.

O que se tem visto é que a EDP está pouco preocupada com este assunto, o que pretende é vender energia.
Mas se tem o neutro sobrecarrgado em algum lado, a instalação foi mal feita. Mesmo que o ramal tenha sido feito em trifásico, os condutores são todos à partida da mesma secção, logo o neutro nunca pode vir a ser sobrecarredo.
Por outro lado, todos os equipamentos alimentados em monofásico, mesmo quando o ramal/instalação era trifásica, deveriam ter o seu neutro independente. Se isso não aconteceu, a instalação foi mal feita.
Eu não posso ligar a iluminação de um pavilhão, distribuindo as armaduras pelas 3 fases e usar um só neutro. Mesmo que o disjuntor seja tripolar, para proteger a iluminação, as regras de boas práticas dizem que devemos colocar um neutro para cada fase (não vamos fazer uma instalação de iluminação em entrela, com a ligação em estrela feita numa caixa de derivação qualquer, num sitio recondido do tecto do pavilhão, como já vi fazer...).
Cuidado com as culpas que atribuimos à EDP (por mais "chupistas" que sejam), já que ficamos cegos em quem devemos realmente atribuir responsabilidades.
A EDP não faz papel de entidade inspectora (embora moralmente devesse ter um papel pedagógico, e pode ser aqui neste problema, a falha que esteja a existir na parte dela). Temos que ver a EDP como meramente uma entidade comercial, que visa ter lucro e não acarinhar os clientes.

Os electrotécnicos estão no mercado e os clientes devem começar a ter uma politica de utilização dos serviços deles, e não andar por aí a cortar caminho.


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ohmico »

Boas,

penso que este exêmplo o ajudará a perceber do que estamos a falar e não vale a pena ir mais longe..., basta existir um circuito de fogão trifasico, cuja

existência nas habitações antigas é comum.

Faz alguma ideia, de quantas instalações existem no nosso país que foram passadas para alimentação monofásica sem terem sido alterados estes circuitos?

Posso-lhe garantir que aqui para os meus lados existem muitas.

Ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Duzia12 »

O Óhmico tem razão o diferencial pode ser trifásico pois dá para um e para outro isso não tem lógica.
Última edição por Duzia12 em 07 set 2012, 22:15, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:Boas,

penso que este exêmplo o ajudará a perceber do que estamos a falar e não vale a pena ir mais longe..., basta existir um circuito de fogão trifasico, cuja

existência nas habitações antigas é comum.

Faz alguma ideia, de quantas instalações existem no nosso país que foram passadas para alimentação monofásica sem terem sido alterados estes circuitos?

Posso-lhe garantir que aqui para os meus lados existem muitas.

Ohmico
Não percebi a relação
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por nelmindo »

Duzia12 Escreveu:O Óhmico tem razão o difencial pode ser trifásico pois dá para um e para outro isso não tem lógica.
Aqui também não percebi a relação.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ENERGY »

Boas
O melhor seria a EDP exigir aos clientes que querem passar de trifásico para monofásico, um termo de responsabilidade da alteração das instalações, assinado pelo Técnico.
Assim evitava-se alguns problemas elétricos que advêm desta alteração, e o cliente ficaria melhor servido.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5250
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Duzia12 »

Como geralmente 70% dos consumidores são a 3,45 KVA e outros 20% a 6,9 KVA o neutro com 1x30A num fio de 2,5 mm^2 não sei se será algum grave problema mas de acordo com a lei está errado, agora para 10,35 KVA 1x45 A é um crime.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Como geralmente 70% dos consumidores são a 3,45 KVA e outros 20% a 6,9 KVA o neutro com 1x30A num fio de 2,5 mm^2 não sei se será algum grave problema mas de acordo com a lei está errado, agora para 10,35 KVA 1x45 A é um crime.
Boas
Com o preço da energia e seus encargos, acredito que neste momento essas percentagens se verifiquem, mas há 2/3 anos atrás a grande maioria das instalações tinha potência instalada igual ou superior a 6,9Kvas, isto nas cidades.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ohmico »

nelmindo Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

penso que este exêmplo o ajudará a perceber do que estamos a falar e não vale a pena ir mais longe..., basta existir um circuito de fogão trifasico, cuja

existência nas habitações antigas é comum.

Faz alguma ideia, de quantas instalações existem no nosso país que foram passadas para alimentação monofásica sem terem sido alterados estes circuitos?

Posso-lhe garantir que aqui para os meus lados existem muitas.

Ohmico
Não percebi a relação

Boas,

é simples, se numa instalação alimentada em trifásico, com um circuito de fogão trifásico a 2,5mm2, conforme existem milhares, se limitarem a shuntar os condutores de fase ao passarem a instalação a monofásico, o que acha que acontece?

Neste momento existem milhares nestas condições.

Não vale a pena estar preocupado em defender a EDP pois as acções nao vão baixar por este motivo.

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ENERGY »

ohmico Escreveu:
nelmindo Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

penso que este exêmplo o ajudará a perceber do que estamos a falar e não vale a pena ir mais longe..., basta existir um circuito de fogão trifasico, cuja

existência nas habitações antigas é comum.

Faz alguma ideia, de quantas instalações existem no nosso país que foram passadas para alimentação monofásica sem terem sido alterados estes circuitos?

Posso-lhe garantir que aqui para os meus lados existem muitas.

Ohmico
Não percebi a relação

Boas,

é simples, se numa instalação alimentada em trifásico, com um circuito de fogão trifásico a 2,5mm2, conforme existem milhares, se limitarem a shuntar os condutores de fase ao passarem a instalação a monofásico, o que acha que acontece?

Se o disjuntor for de 16A, assim à primeira vista, penso que nada vai acontecer aos condutores, mas o disjuntor irá estar sempre a disparar por excesso de consumo do fogão.

Neste momento existem milhares nestas condições.

Muitos mesmo.

Não vale a pena estar preocupado em defender a EDP pois as acções nao vão baixar por este motivo.

Não baixam por este, mas baixam por outros, as da REN têm-se mantido, mas as Energias Renovaveis têm caido a pique.

ohmico
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:
nelmindo Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

penso que este exêmplo o ajudará a perceber do que estamos a falar e não vale a pena ir mais longe..., basta existir um circuito de fogão trifasico, cuja

existência nas habitações antigas é comum.

Faz alguma ideia, de quantas instalações existem no nosso país que foram passadas para alimentação monofásica sem terem sido alterados estes circuitos?

Posso-lhe garantir que aqui para os meus lados existem muitas.

Ohmico
Não percebi a relação

Boas,

é simples, se numa instalação alimentada em trifásico, com um circuito de fogão trifásico a 2,5mm2, conforme existem milhares, se limitarem a shuntar os condutores de fase ao passarem a instalação a monofásico, o que acha que acontece?

Neste momento existem milhares nestas condições.

Não vale a pena estar preocupado em defender a EDP pois as acções nao vão baixar por este motivo.

ohmico
Sim, isso pode acontecer, mas se reparar, pelos sintomas do problema, ele existiu no ramal, e não na instalação interna do cliente, por isso o problema que ele relata acho que só existiria no troço entre o quadro e o fogão e não entre a caixa de colunas e o quadro (daí a não eu estar a perceber a relação que estava a fazer).
Por outro lado, eu não estou a defender EDP (aliás, nem sou accionista deles). Apenas estou a alertar, para que o pessoal faça o seu trabalho, que seja profissional, de modo a transmitir os prós e os contras, de uma alteração dessas. Repare que o cliente não acordou um dia e decidiu pedir a alteração. Alguém lhe sugeriu isso.
Agora se a EDP deveria exigir um aditamento ou outra coisa que lhe queiram chamar, à declaração do termo de responsabilidade, sim estou de acordo, mas como não é obrigada, não lhe podemos exigir essa responsabilidade. E não me venham falar em moralidade, que EDP deveria avisar os clientes para "revisarem" a instalação, após uma alteração dessas, porque vocês lidam com clientes e sabem tanto como eu, a moralidade deles. Se alertarmos verbalmente para potenciais problemas, eles nos crucificarão sem pensar duas vezes, se eles (problemas) aparecerem e alegarem de pés juntos que nós não avisamos...
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:
ohmico Escreveu:
nelmindo Escreveu: ...

Não percebi a relação

Boas,

é simples, se numa instalação alimentada em trifásico, com um circuito de fogão trifásico a 2,5mm2, conforme existem milhares, se limitarem a shuntar os condutores de fase ao passarem a instalação a monofásico, o que acha que acontece?

Se o disjuntor for de 16A, assim à primeira vista, penso que nada vai acontecer aos condutores, mas o disjuntor irá estar sempre a disparar por excesso de consumo do fogão.

Se o disjuntor for de 16 A, o neutro pode arder, mesmo sendo de secção igual. Os disjuntores dos fogões não são de corte omnipolar ( e mesmo nestes é preciso ter cuidado, se o neutro também tem ou não protecção). São geralmente tripolares, nas instalações trifásicas. Ora que alguém fizer o "shunt" no quadro eletrico à entrada, as correntes podem ser de 10A por fase do fogão, que regressaram todas pelo neutro e perfazem 30A nele.
É por essas e por outras, que o circuito de fogão, mesmo em instalações trifásicas, é obrigatório que seja de 4mm2, se o troço quadro-fogão for também trifásico, de acordo com as Regras Técnicas


Neste momento existem milhares nestas condições.

Muitos mesmo.

Não vale a pena estar preocupado em defender a EDP pois as acções nao vão baixar por este motivo.

Não baixam por este, mas baixam por outros, as da REN têm-se mantido, mas as Energias Renovaveis têm caido a pique.

ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ohmico »

Boas,

custou mas chegamos lá.

Quanto às alterações de tri para mono, quem vai executar a alteração é um subempreiteiro que se está a "marimbar" para estes pormenores, pois não estão incluidos no valor a cobrar à EDP.

De qualquer forma o que interessa é cobrar energia e alcavalas, o cliente depois chamará alguém para reparar o que vai arder.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ENERGY »

ohmico Escreveu:Boas,

custou mas chegamos lá.

Quanto às alterações de tri para mono, quem vai executar a alteração é um subempreiteiro que se está a "marimbar" para estes pormenores, pois não estão incluidos no valor a cobrar à EDP.

De qualquer forma o que interessa é cobrar energia e alcavalas, o cliente depois chamará alguém para reparar o que vai arder.

Ohmico

Boas
Tem toda a razão, eu estava a pensar em 3,45Kvas monofásico, mas na verdade o cliente quando pede alteração de tri para mono, na maioria das instalações vai ficar monofásico de 6,9/10,35/13,8Kvas e aí o neutro 2.5mm proveniente de um circuito trifásico já era.
Aliás este tema penso que já foi bastante debatido aqui no forum em outro tópico.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Varejo »

Boas, na alimentação a um fogão trifásico com cabo 2.5mm temos por fase por exemplo 10A + 10 A + 10A = 30 A retorno pelo neutro 30A.
Ao passar para mono vamos ter a fase shuntada, vão passar na mesma fase dividida pelos 3 condutores 10A + 10A + 10A = 30A e no neutro vai dar na mesma o total de 30A, não percebo qual a diferença no caso do fogão, que dizem que pode arder!

p.s só falo na alimentação ao fogão existente!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Dúvidas”