Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Os Homens da Luz
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 22 dez 2011, 23:42
Localização: Seixal
Contacto:

Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico

Mensagem por Os Homens da Luz »

Bom dia Colegas,

Tenho visto quadros eléctricos que embora estejam electrificados a trifásico estão alimentados a monofásico.

Por vezes estão as 3 fases chantadas no interruptor geral e desta forma não foi alterado a electrificação do quadro eléctrico.

A minha questão é os interruptores diferenciais continuam a fazer a protecção de igual forma ou se o funcionamento deixa de ser o mesmo e desta forma ser então mais correcto substituir os interruptores diferenciais?


José Mendes
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ezer »

Se o quadro está electrificado para trifasico e não for feita nenhuma alteração , terão que ser shuntadas as entradas para poder ter as três saidas alimentadas, em principio na saida do diferencial trifásico está um pente trifasico a fazer a distribuição aos disjuntores.
Quanto à segurança, ela está garantida porque o diferencial vai analisar a soma das correntes nas três fases com a com a corrente no neutro que em caso de tudo ok será zero,se houver uma fuga superior ao valor da sensibilidade o diferncial dispara.
Anexos
Diferencial mono.docx
(18.51 KiB) Transferido 409 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ohmico »

Boas,

Este assunto já passou aqui pelo forum, mas é bom lembrar que têm sido feitas montes de alterações de trifásiico para monofásico sem tomar em consideração que nem sempre isso devia ser feito sem a devida alteração da instalação eléctrica.

Estou a referir-me a casos que conheço, de alterações executadas sem ter em atenção a circuitos trifásicos com neutro, (por exêmplo circuitos de fogão em instalações antigas), que com o shunt executado nas três fases na entrada, fazem com que o neutro fique subdimensionado.

Claro que como a EDP hoje está preocupada com a facturação de energia não quer saber das borradas que os subempreiteiros executam.

É evidente que para o diferencial não faz diferença nenhuma.

ohmico
Os Homens da Luz
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 22 dez 2011, 23:42
Localização: Seixal
Contacto:

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Os Homens da Luz »

ohmico Escreveu:Boas,

Este assunto já passou aqui pelo forum, mas é bom lembrar que têm sido feitas montes de alterações de trifásiico para monofásico sem tomar em consideração que nem sempre isso devia ser feito sem a devida alteração da instalação eléctrica.

Estou a referir-me a casos que conheço, de alterações executadas sem ter em atenção a circuitos trifásicos com neutro, (por exêmplo circuitos de fogão em instalações antigas), que com o shunt executado nas três fases na entrada, fazem com que o neutro fique subdimensionado.

Claro que como a EDP hoje está preocupada com a facturação de energia não quer saber das borradas que os subempreiteiros executam.

É evidente que para o diferencial não faz diferença nenhuma.

ohmico
A minha questão prendesse somente se o interruptor diferencial actua da mesma forma tendo 3 fases ou a mesma nos 3 pólos.
José Mendes
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ezer »

Os Homens da Luz Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

Este assunto já passou aqui pelo forum, mas é bom lembrar que têm sido feitas montes de alterações de trifásiico para monofásico sem tomar em consideração que nem sempre isso devia ser feito sem a devida alteração da instalação eléctrica.

Estou a referir-me a casos que conheço, de alterações executadas sem ter em atenção a circuitos trifásicos com neutro, (por exêmplo circuitos de fogão em instalações antigas), que com o shunt executado nas três fases na entrada, fazem com que o neutro fique subdimensionado.

Claro que como a EDP hoje está preocupada com a facturação de energia não quer saber das borradas que os subempreiteiros executam.

É evidente que para o diferencial não faz diferença nenhuma.

ohmico
A minha questão prendesse somente se o interruptor diferencial actua da mesma forma tendo 3 fases ou a mesma nos 3 pólos.
Sim, o diferencial actua do mesmo modo.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ohmico »

ezer Escreveu:
Os Homens da Luz Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

Este assunto já passou aqui pelo forum, mas é bom lembrar que têm sido feitas montes de alterações de trifásiico para monofásico sem tomar em consideração que nem sempre isso devia ser feito sem a devida alteração da instalação eléctrica.

Estou a referir-me a casos que conheço, de alterações executadas sem ter em atenção a circuitos trifásicos com neutro, (por exêmplo circuitos de fogão em instalações antigas), que com o shunt executado nas três fases na entrada, fazem com que o neutro fique subdimensionado.

Claro que como a EDP hoje está preocupada com a facturação de energia não quer saber das borradas que os subempreiteiros executam.

É evidente que para o diferencial não faz diferença nenhuma.

ohmico
A minha questão prendesse somente se o interruptor diferencial actua da mesma forma tendo 3 fases ou a mesma nos 3 pólos.
Sim, o diferencial actua do mesmo modo.

Boas,

a resposta já lá estava.

ohmico
Os Homens da Luz
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 22 dez 2011, 23:42
Localização: Seixal
Contacto:

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Os Homens da Luz »

Ok, esclarecido.

Obrigado pela ajuda.
José Mendes
carlitos.martins
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 10 set 2008, 13:20

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por carlitos.martins »

Bom dia,

Gostaria de saber como é o procedimento, basta alterar o quadro electico para monofásico ou tem que se alterar tambem o ramal?

Cumprimentos a todos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ENERGY »

carlitos.martins Escreveu:Bom dia,

Gostaria de saber como é o procedimento, basta alterar o quadro electico para monofásico ou tem que se alterar tambem o ramal?

Cumprimentos a todos
Boas
O ramal se for trifásico e terminar numa portinhola ou caixa de coluna mantêm-se, no entanto em alguns casos a EDP pode exigir a alteração da derivação entre a portinhola e o contador para monofásico.
Cpts.
Energy
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Numa zona rural existe um quadro com alimentação trifásica que se pretende passar para monofasico.
Quais os procedimentos legais que tem que se respeitar?
O quadro está no interior, tem que se passar para fora?
A certiel tens que inspecionar?
É preciso projecto?
Quem tenho que contactar na EDP?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ENERGY »

migjac Escreveu:Boa tarde,

Numa zona rural existe um quadro com alimentação trifásica que se pretende passar para monofasico.
Quais os procedimentos legais que tem que se respeitar? RTIEBT
O quadro está no interior, tem que se passar para fora? Contador???
A certiel tens que inspecionar? Se alterar a potência instalada, Sim
É preciso projecto? Se for mais de 50Kvas, Sim
Quem tenho que contactar na EDP?
Balcão de atendimento a clientes
Cpts.
Energy
acastro197
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 05 set 2012, 23:24

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por acastro197 »

Exmos Senhores,

Sendo um leigo nestes assunto, trago à vossa apreciação uma dúvida muito pertinente para mim, que surgiu na sequência de um acidente:

Comprei este apartamento há 3 anos. Na altura o anterior proprietário tinha dito que o apartamento se encontrava preparado para TRIFÁSICA. Contudo, quando o vim habitar, pedi à EDP fornecimento de energia MONOFÁSICA com 5,75 kVA.

Na semana passada, apercebi-me que no corredor do meu piso haveria algum fumo cuja origem não consegui identificar. Mais tarde ficaria sem corrente e quando chega o piquete da EDP abre a caixa da escada e verifica que o parafuso onde devia estar fixado o neutro (azul) estava queimado com o fio em igual estado. Cortou o fio, religou "ao lado" e recomendou que fosse substituído o "chamuscado".

Chamou-se o anterior proprietário do meu apartamento, que é eletricista, tendo eu ficado a saber que uma vez que ele tinha alterado a instalação no meu apartamento para TRIFÁSICA, quando eu pedi à EDP MONFÁSICA estava a "sobrecarregar" aquela fase, podendo mesmo originar outros episódios de sobrecaraga que poderá prejudicar algum vizinho ou a "coluna" do prédio...

Fiquei alarmado e agora não sei se devo pedir para colocar TRIFÁSICA, suportando eventualmente um custo superior (desnecessário, uma vez que sempre achei que era suficiente o que tinha) e ficar descansado, ou se haverá aqui um mal entendido da minha parte, uma vez que não percebo nada disto...

Gostaria de obter a vossa esclarecida opinião...

Grato,

A Castro
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por Duzia12 »

Uma instalação trifásica só pode ser modificado o contrato para monofásico se os circuitos forem todos monofásicos. Se existir um contrato de 1x45 A ou 1x30 A se houver circuito trifásico no neutro a corrente é de 30A ou 45 A e num fio a 2,5mm^2 é perigoso. Esse circuito tem de ser mudado para mono a 4mm^2 ou mais façam as contas para 45 A ???
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ENERGY »

Os Homens da Luz Escreveu:Bom dia Colegas,

Tenho visto quadros eléctricos que embora estejam electrificados a trifásico estão alimentados a monofásico.

Por vezes estão as 3 fases chantadas no interruptor geral e desta forma não foi alterado a electrificação do quadro eléctrico.

A minha questão é os interruptores diferenciais continuam a fazer a protecção de igual forma ou se o funcionamento deixa de ser o mesmo e desta forma ser então mais correcto substituir os interruptores diferenciais?
Boas
Pelo que vejo atualmente, neste momento a EDP já não procede a esse tipo de alteração de trifásico para monofásico, sem que antes seja feita a alteração do corte geral do quadro para monofásico.
Neste momento, se o cliente tem contador trifásico instalado, e pede alteração para monofásico, a EDP mantem o contador trifásico e respetivo limitador existente, apenas deixa ligado na saida do contador uma fase e respetivo neutro para o quadro, logo temos 230V
Caso o limitador da EDP não tenha regulação suficiente, aí trocam contador e limitador para monofásico.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási

Mensagem por ohmico »

ENERGY Escreveu:
Os Homens da Luz Escreveu:Bom dia Colegas,

Tenho visto quadros eléctricos que embora estejam electrificados a trifásico estão alimentados a monofásico.

Por vezes estão as 3 fases chantadas no interruptor geral e desta forma não foi alterado a electrificação do quadro eléctrico.

A minha questão é os interruptores diferenciais continuam a fazer a protecção de igual forma ou se o funcionamento deixa de ser o mesmo e desta forma ser então mais correcto substituir os interruptores diferenciais?
Boas
Pelo que vejo atualmente, neste momento a EDP já não procede a esse tipo de alteração de trifásico para monofásico, sem que antes seja feita a alteração do corte geral do quadro para monofásico.
Neste momento, se o cliente tem contador trifásico instalado, e pede alteração para monofásico, a EDP mantem o contador trifásico e respetivo limitador existente, apenas deixa ligado na saida do contador uma fase e respetivo neutro para o quadro, logo temos 230V
Caso o limitador da EDP não tenha regulação suficiente, aí trocam contador e limitador para monofásico.

Boas,

o problema não está no corte geral, mas sim nos circuitos monofásicos trifasados, tal como referido pelo Dúzia, que passarão a estar alimentados pela mesma fase e em consequência o condutor do neutro vai ser sobrecarregado.

O que se tem visto é que a EDP está pouco preocupada com este assunto, o que pretende é vender energia.
Responder

Voltar para “Dúvidas”