Quadros electricos classe II de isolamento

Responder
CPinho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 19 fev 2010, 23:44

Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por CPinho »

Bom dia

Alguém me pode ajudar o que é necessário ter em conta de forma a garantir num quadro eléctrico classe II de isolamento? O quadro necessita ter classe II de isolamento porque vai estar fora de uma zona classificada (Atex) mas vai alimentar motores, quadros eléctricos parciais e diapositivos de comando em zonas classificadas. Pois pedi ajuda a Siemens para dimensionar um Corte geral com Disjuntor e diferencial na entrada de energia mas não sei que critérios se basearam. Se alguém me pudesse dar uma ajudinha em termos de documentação ou conselhos.

Cumprimentar
Carlos Pinho


Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por Mario Lopes »

Boas,

Para garantir um quadro de classe II de isolamento basta na altura de execução do mesmo adquirir uma caixa de classe II, ou como corte geral escolher um Interruptor diferencial e não Disjuntor diferencial, que é bastante mais caro. Para elevadas potencias, na ordem dos 400 A pode obstar por um relé diferencial a comandar i Interruptor através de uma bobine MX que é a solução mais económica (MENOS € MELHOR)

Cumprimentos

Mário Lopes
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por joaoosvaldo »

De acordo com o colega "Mario Lopes" mas não esquecer que no caso de instalação de dispositivo diferencial associado ao corte geral o compartimento do corte geral deve ser da classe II de isolamento (colocação de barreiras).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
fernandescarlos
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 23 out 2010, 18:28
Localização: Suiça
Contacto:

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por fernandescarlos »

Boa noite, por falar em quadros electricos, alguem me pode dizer a diferença entre um quadro de duplo isolamento e um de classe II. :?: Obrigado.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por joaoosvaldo »

fernandescarlos Escreveu:Boa noite, por falar em quadros electricos, alguem me pode dizer a diferença entre um quadro de duplo isolamento e um de classe II. :?: Obrigado.
É a mesma coisa.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
fernandescarlos
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 23 out 2010, 18:28
Localização: Suiça
Contacto:

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por fernandescarlos »

Então são quadros adquados também para intemperies??? :?:
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por joaoosvaldo »

fernandescarlos Escreveu:Então são quadros adquados também para intemperies??? :?:
A classe de isolamento nada tem a ver com as intempéries! :?

Deve-se estar a referir aos códigos de protecção IP e IK :?:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
fernandescarlos
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 23 out 2010, 18:28
Localização: Suiça
Contacto:

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por fernandescarlos »

joaoosvaldo Escreveu:
fernandescarlos Escreveu:Então são quadros adquados também para intemperies??? :?:
A classe de isolamento nada tem a ver com as intempéries! :?

Deve-se estar a referir aos códigos de protecção IP e IK :?:
Muito obrigado pelas respostas, talvez eu esteja errado, tenho que rever esta matéria, porque o que eu li, estava ligado o isolamento do quadro com instalações para exteriores.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por joaoosvaldo »

Os quadros devem ser da classe II de isolamento mas esta não é uma condição que só por si permita instalar esses mesmos quadros no exterior devem ter códigos IP e IK adequados ao local de instalação.

Não sei se se está a referir a armário de distribuição (exterior) estes devem ser da classe II mas têm IP e IK adequados à instalação no exterior.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
fernandescarlos
Curioso
Curioso
Mensagens: 45
Registado: 23 out 2010, 18:28
Localização: Suiça
Contacto:

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por fernandescarlos »

joaoosvaldo Escreveu:Os quadros devem ser da classe II de isolamento mas esta não é uma condição que só por si permita instalar esses mesmos quadros no exterior devem ter códigos IP e IK adequados ao local de instalação.

Não sei se se está a referir a armário de distribuição (exterior) estes devem ser da classe II mas têm IP e IK adequados à instalação no exterior.
Obrigado pelo exclarecimento, eu estava a confundir com quadros de material isolante, pois estes apresentam uma grande resistencia à corrosão, e são especialmente indicados para intalações à intempérie.
Avatar do Utilizador
SlayerPT
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 29 dez 2007, 23:48
Localização: Faro
Contacto:

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por SlayerPT »

Bom dia,

Não havendo a hipótese de uma estrutura ser colocada num invólucro classe 2, e esta situação ser exigida pelo projecto, é possível "criar" um sistema equivalente, denominado equivalente classe 2, ou classe 1B, num invólucro classe 1.

Para garantir este sistema temos que:

a) Isolar o aparelho de entrada (disjuntor, interruptor) do resto do invólucro, mediante suporte plástico, acrílico, poli carbonato, etc;
b) Instalar um rele diferencial + toro, que em conjunto com um bobina de emissão de corrente (vulgo MX ou EC), farão a abertura do circuito, aquando da verificação de correntes de fuga;
c) Colocar o barramento de terra isolado da estrutura do invólucro, mediante isoladores de resina epoxy ou semelhante, e as portas não podem ser ligadas à terra; (eu não concordo com esta ultima condição, mas já tive alguns problemas devido a esta situação, e também pequenos confrontos com a certiel, as vezes mais intransigentes, outras não);

Esta solução é considerada para aparelho de calibres elevado, normalmente acima dos 250/400 A quando se torna economicamente inviável, a inserção de um disparador diferencial, no aparelho de entrada. No caso de baixas correntes, estas condições mantém-se, nas no item a) basta substituir o aparelho de entrada, no caso de um interruptor por um interruptor diferencial, no caso de um disjuntor, por um disjuntor diferencial ou disjuntor + bloco diferencial.

A nova norma 61439 já prevê todas estas situações.
...porque todas as grandes viagens começam sempre com um pequeno passo...
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por joaoosvaldo »

SlayerPT Escreveu:Bom dia,

Não havendo a hipótese de uma estrutura ser colocada num invólucro classe 2, e esta situação ser exigida pelo projecto, é possível "criar" um sistema equivalente, denominado equivalente classe 2, ou classe 1B, num invólucro classe 1.

Para garantir este sistema temos que:

a) Isolar o aparelho de entrada (disjuntor, interruptor) do resto do invólucro, mediante suporte plástico, acrílico, poli carbonato, etc;
b) Instalar um rele diferencial + toro, que em conjunto com um bobina de emissão de corrente (vulgo MX ou EC), farão a abertura do circuito, aquando da verificação de correntes de fuga;
c) Colocar o barramento de terra isolado da estrutura do invólucro, mediante isoladores de resina epoxy ou semelhante, e as portas não podem ser ligadas à terra; (eu não concordo com esta ultima condição, mas já tive alguns problemas devido a esta situação, e também pequenos confrontos com a certiel, as vezes mais intransigentes, outras não);

Não percebi este ponto! Desde que ao aparelho de corte de entrada seja associado um dispositivo diferencial o quadro da classe I deve ser ligado à terra incluindo a porta se metálica!!! A CERTIEL não quer que nestas condições a porta seja ligada à terra?

Esta solução é considerada para aparelho de calibres elevado, normalmente acima dos 250/400 A quando se torna economicamente inviável, a inserção de um disparador diferencial, no aparelho de entrada. No caso de baixas correntes, estas condições mantém-se, nas no item a) basta substituir o aparelho de entrada, no caso de um interruptor por um interruptor diferencial, no caso de um disjuntor, por um disjuntor diferencial ou disjuntor + bloco diferencial.

A nova norma 61439 já prevê todas estas situações.
*a azul.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
ahfs
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 02 dez 2010, 09:39

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por ahfs »

qual a espessora indicada do 2,5 ou 4 para ligar um quadro auxiliar ao principal
libas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 10 fev 2010, 12:31

Re: Quadros electricos classe II de isolamento

Mensagem por libas »

Boa Noite

Para passar este quadro ao equivalente de classe II basta substituir o interruptor geral por um Interruptor diferencial. Será necessario isolar o barramento de terra da estrutura do quadro?

20171031_083427.jpg
Responder

Voltar para “Dúvidas”