Remodelação de quadro Elétrico

Responder
drinkO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 jul 2017, 14:16

Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por drinkO »

Boa noite a todos.

Passo a expor a minha situação.
Adquiri recentemente um apartamento dos anos 90, cujo o quadro é bastante básico. Tenciono efetuar alteração na instalação elétrica e colocar ligações ao quadro isoladas para a placa de indução e forno elétrico (os quais funcionavam a gás até ao momento) e alterar um pouco a instalação elétrica.
O quadro é que se vê na foto em anexo, que contem um disjuntor diferencial lacrado pela EDP.

Tive conhecimento que a EDP está neste momento a trocar os contadores eletromecanicos (o que possua atualmente na habitação), para contadores electrónicos, os quais nao necessitam de disjuntor diferencia. Caso a EDP colocas-se este tipo de contador seria desnecessária a colocação do diferencial, mas pelo que me foi informado a colocação destes contadores na minha habitação não se encontra com data definida.
Existe a possibilidade de pedir a deslacragem do disjuntor, alteração do quadro, e pedido de lacragem consequente, porem foi me informado novamente pela EDP que teria de efetuar uma certificação consequente da instalação elétrica/quadro elétrico pela certiel. Outras pessoas disseram-me que a certificação não será necessária.

Gostaria que me ajudassem quanto aos passos a tomar para a revisão do quadro, e uma possível alternativa para a execução dos trabalhos pretendidos.
Anexos
1.jpg


edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por edeluz »

Uma pergunta de malta nova :D
Vamos imaginar que os condutores são da primeira instalação. Uma vez que o prédio é de 90 vamos imaginar que os condutores foram feitos em 89 e colocados em 90. Existe necessidade, ou é preferencial, substituir os condutores? Não estou a colocar em causa se vão ser compatíveis ou não que as necessidades futuras, mas sim se o cobre dos condutores tem algum tempo de vida útil!?

Relativamente à questão, não sendo a melhor pessoa para ajudar, pois ainda não domino muito o assunto, vou deixar dois pontos que acho que estão correctos:

1-Vai ter que existir um electricista que assine o termo de responsabilidade da obra. Que deverá ser a pessoa que aprova a instalação e a realiza;
2-Vais ter que colocar QP - Quadros Parciais, na cozinha. E o correcto é dividir os componentes por zonas e seções de circuitos;

Eventualmente estarei a dizer alguma asneira :D Mas deixa o pessoal mais old school pronunciar-se sobre o assunto!

Obrigado e boa sorte
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 22 nov 2017, 02:47 Uma pergunta de malta nova :D
Vamos imaginar que os condutores são da primeira instalação. Uma vez que o prédio é de 90 vamos imaginar que os condutores foram feitos em 89 e colocados em 90. Existe necessidade, ou é preferencial, substituir os condutores? Não estou a colocar em causa se vão ser compatíveis ou não que as necessidades futuras, mas sim se o cobre dos condutores tem algum tempo de vida útil!?

Relativamente à questão, não sendo a melhor pessoa para ajudar, pois ainda não domino muito o assunto, vou deixar dois pontos que acho que estão correctos:

1-Vai ter que existir um electricista que assine o termo de responsabilidade da obra. Que deverá ser a pessoa que aprova a instalação e a realiza;
2-Vais ter que colocar QP - Quadros Parciais, na cozinha. E o correcto é dividir os componentes por zonas e seções de circuitos;

Eventualmente estarei a dizer alguma asneira :D Mas deixa o pessoal mais old school pronunciar-se sobre o assunto!

Obrigado e boa sorte
O cobre não tem vida finita. Quem tem é o isolamento, mas mesmo essa não está definida. O que se pode fazer é verificar que a instalação está em condições (se o isolamento está a cumprir a sua função), daí as verificações periódicas que passam por medir a resistência de isolamento, acompanhar os seus valores e agir em conformidade.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por eng_jersilva »

edeluz Escreveu: 22 nov 2017, 02:47 Uma pergunta de malta nova :D
Vamos imaginar que os condutores são da primeira instalação. Uma vez que o prédio é de 90 vamos imaginar que os condutores foram feitos em 89 e colocados em 90. Existe necessidade, ou é preferencial, substituir os condutores? Não estou a colocar em causa se vão ser compatíveis ou não que as necessidades futuras, mas sim se o cobre dos condutores tem algum tempo de vida útil!?

Relativamente à questão, não sendo a melhor pessoa para ajudar, pois ainda não domino muito o assunto, vou deixar dois pontos que acho que estão correctos:

1-Vai ter que existir um electricista que assine o termo de responsabilidade da obra. Que deverá ser a pessoa que aprova a instalação e a realiza;
2-Vais ter que colocar QP - Quadros Parciais, na cozinha. E o correcto é dividir os componentes por zonas e seções de circuitos;

Eventualmente estarei a dizer alguma asneira :D Mas deixa o pessoal mais old school pronunciar-se sobre o assunto!

Obrigado e boa sorte
Não há qualquer necessidade de colocar um novo QE parcial a não ser que a cozinha estivesse num piso diferente do QE geral.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por edeluz »

Não há qualquer necessidade de colocar um novo QE parcial a não ser que a cozinha estivesse num piso diferente do QE geral.
Mas para manutenção de algum equipamento não dará jeito ter um QP na cozinha? Assim fica mais perto do local a operar, pois existe maior probabilidade de termos que realizar manutenção na cozinha do que na sala ou quarto.

Cumps
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por edeluz »

O cobre não tem vida finita. Quem tem é o isolamento, mas mesmo essa não está definida. O que se pode fazer é verificar que a instalação está em condições (se o isolamento está a cumprir a sua função), daí as verificações periódicas que passam por medir a resistência de isolamento, acompanhar os seus valores e agir em conformidade.
Para testar isolamento é com omegaohmimetro, correcto?
Com este aparelho testo o isolamento em fios no mesmo tubo, entre fase e neutro. Correcto?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por nelmindo »

edeluz Escreveu: 22 nov 2017, 12:22
O cobre não tem vida finita. Quem tem é o isolamento, mas mesmo essa não está definida. O que se pode fazer é verificar que a instalação está em condições (se o isolamento está a cumprir a sua função), daí as verificações periódicas que passam por medir a resistência de isolamento, acompanhar os seus valores e agir em conformidade.
Para testar isolamento é com omegaohmimetro, correcto?
Com este aparelho testo o isolamento em fios no mesmo tubo, entre fase e neutro. Correcto?
Sim é com o mega e é um dos procedimentos verificar se a canalização está isolada entre pólos. Mas neste caso além do cuidado básico que é preciso ter, que é efetuar o teste com a instalação desconectada do fornecedor de energia elétrica, é garantir que não há equipamentos (recetores) ligados à canalização. Cuidado com os sinalizadores neon e descarregadores de sobretensões, quando estamos a fazer os testes. O mega irá acusar avaria na instalação.
drinkO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 jul 2017, 14:16

Re: Remodelação de quadro Elétrico

Mensagem por drinkO »

Relativamente ao quadro, para evitar todas as burocracias de descelar o diferencial e pedir um termo de responsabilidade, e a ter de fazer isto ter de entregar o serviço fora em vez de o fazer eu, deram me a ideia de arranjar um quadro com dimensões similares mas mais extenso e cortar o atual sem mexer no diferencial.

Ultrapassava desta forma o entrave de mexer no diferencial e passar por todo o processo de mexer no diferencial da EDP.
O que me dizem sobre isto?
Responder

Voltar para “Dúvidas”