MOTOR DE INDUÇÃO 127V E AO MESMO TEMPO 220V

Responder
JohnJhow
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 13 abr 2024, 18:59
Profissão: Técnico
Localização: São Paulo

MOTOR DE INDUÇÃO 127V E AO MESMO TEMPO 220V

Mensagem por JohnJhow »

Olá, estou com uma dúvida sobre motores de indução, no motor gaiola de esquilo ele é admissível em 127V e 220V, mas geralmente utilizamos chave seletora para fazer esta compatibilidade de um para o outro. Eu vi um motor assim mas não havia chave seletora nele, ele era "automático", alguém poderia me explicar como funciona dessa forma, se há alguma ligação especial para tal ? Já vi motores que são 220V quando ligado em 127V ficavam fracos ou não ligavam, mas desta forma nunca vi, sem chave seletora. Agradeço muito quem puder me ajudar com isso


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: MOTOR DE INDUÇÃO 127V E AO MESMO TEMPO 220V

Mensagem por Mário »

Boas "JohnJhow"

És técnico de quê?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
JohnJhow
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 13 abr 2024, 18:59
Profissão: Técnico
Localização: São Paulo

Re: MOTOR DE INDUÇÃO 127V E AO MESMO TEMPO 220V

Mensagem por JohnJhow »

Sou técnico em eletrônica, mas nunca tinha visto um motor desta forma.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: MOTOR DE INDUÇÃO 127V E AO MESMO TEMPO 220V

Mensagem por Mário »

Boas

A tensão não tem nada haver com o rotor gaiola de esquilo.

O motor , ser para mais que uma tensão é normal. Agora fazer em automático, só por si não é possível. Tem que haver ordem externa á bobinagem.

Por ex. Os motores acima de uma determinada potência, por norma partem em estrela/ triângulo, arrancador suave, autotransformador.

Quantas mais ligações existirem na placa de bornes, mais tensões de funcionamento tens.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: MOTOR DE INDUÇÃO 127V E AO MESMO TEMPO 220V

Mensagem por nelmindo »

Os motores de gaiola que fala, normalmente funcionam em dois pares de tensão distintos, mas de relação 1.7x maior do que outra tensão (raiz de 3).
Desconhecendo esses motores que fala com chave seletora, o que posso concluir é que essa chave seletora não é mais do que um interrutor apenas de duas posições que, ou fica ligado em estrela (para a tensão mais alta) ou fica ligado em triangulo (para a tensão mais baixa).
Ainda menos desconheço um que faça isso automaticamente, no entanto com os conhecimentos que tenho, não acredito que seja impossível, aliás existem peças (contatores conjugados com relés de sobre ou sub tensão, e um ou outro temporizador para garantir seguranças) permitam escolher a ligação (estrela ou triangulo)
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”