inversor fotovoltaico offgrid

Responder
Jotape
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2019, 21:20
Localização: Setúbal

inversor fotovoltaico offgrid

Mensagem por Jotape »

Olá, bom dia. Tenho estado a pensar fazer uma instalação fotovoltaica offgrid. Pretendia usar um inversor 12kw, com painéis com capacidade (para já) bastante inferior (5kw) para posteriormente puder expandir (num segundo mppt deste inversor). Existirá algum problema em termos de rendimento, em ter um inversor com capacidade muito superior aos painéis?
Agradeço desde já a vossa atenção e disponibilidade,
Jotapê


rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: inversor fotovoltaico offgrid

Mensagem por rio »

sao duas coisas diferentes uma coisa e os paineis e a outra e o inversor
penso que a unica situaçao e o gasto de dinheiro num inversor do qual pode nao retirar todo o proveito
pense na diferença de preços e se se justifica voce e que sabe a sua disponibilidade de dinheiro
mas a potencia do inversor e essencial para os amperes que voce quer ter a 230v
12kw da perto de 50A a 230v quanto voce precisa e quer ter senao quer ter tantos amperes
se calhar vale a pena poupar uns trocos voce e que sabe o dinheiro que tem
Jotape
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 10 abr 2019, 21:20
Localização: Setúbal

Re: inversor fotovoltaico offgrid

Mensagem por Jotape »

Olá bom dia
A ideia é, mais tarde, colocar outros painéis e, ter a possibilidade de contratar uma carga de 10.35kva (se precisar) com a companhia (atualmente tenho e pretendo manter, para já 6.9kva) sem que venha a ter problemas com o inversor (fui informado que a capacidade do inversor deve ser superior a carga da rede, de modo a não ter problemas no futuro confirma-me essa informação?). Sendo assim preferia evitar esses problemas futuros mas, claro, pagando mais pelo inversor...
Agradeço a sua disponibilidade,
melhores cumprimentos,
Jotapê
antonioleal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 10 jun 2017, 08:58

Re: inversor fotovoltaico offgrid

Mensagem por antonioleal »

Bom dia Jotape,
Pode fazer como pretende. Tenha em atenção que existe um nível mínimo para o inversor funcionar. No entanto, se o inversor é de 12kW e tem dois MPPT, seguramente que 5kW farão arrancar o inversor sem problemas. Convém sempre confirmar as condições de funcionamento com as características técnicas do inversor.
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”