Dimensionamento Fotovoltaico

Responder
Avatar do Utilizador
Cecília Menezes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 03 set 2020, 12:01
Localização: Braga

Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por Cecília Menezes »

Boa tarde, como estão?
Será que me podem dizer quais os melhores programas para dimensionamento de parques fotovoltaicos? Tanto a nível energético como a nível de dimensionamento geográfico.
Para centrais até 1 MW eu uso pvsol + sketchup, será que esta dupla serve para o dimensionamento de parques? Se não, qual a melhor opção

Obrigado


R22
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 19 nov 2015, 14:31

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por R22 »

Boas há o Pvgis, que indica a quantidade de energia por meses. Depois é só calcular a quantidade de painéis pela potência dos mesmos. Se precisar pode entrar em contato comigo 😃. [email protected].
Cumprimentos
greenpower
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 dez 2021, 20:00
Localização: Aveiro

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por greenpower »

Bom dia
O software que uso no momento, é o Aurora acho mais pratico do que o PVSYST. Também há software da SMA que sunnyweb design que serve muito bem para a maior das aplicações com a construção ou importação de diagrama de cargas.
Cumprimentos
Jose Alves
https://greenpower.pt
greenpower
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 08 dez 2021, 20:00
Localização: Aveiro

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por greenpower »

Boa Noite
Este é outro software muito util e facil de utizar HelioScope.
Cumprimentos
Jose Alves
https://greenpower.pt
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por maxxis »

Boas,

Aproveitando o tópico, o que utilizam para dimensionamento fotovoltaico, em residências? Possivelmente com base nas faturas de eletricidade.
Avatar do Utilizador
miguel11
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 14 abr 2009, 11:51
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por miguel11 »

Depende,
Parque solares: PVCase, PVcad, VirtuoSolar rodam apenas como addon do autocad, e é software caro.

UPAC's até 1MW; VirtuoSolar, Sketchup + addon Skelion é o ideal (na minha opinião), o PVsol é uma boa alternativa visto incorporar dimensionamento, estimativo de produção e mapa de quantidades numa única só ferramenta.

Simulação de produção. PVSyst, sendo que consegues importar detalhes 3d para o PVSyst de qualquer software acima mencionado (menos PVsol acho eu).
Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por maxxis »

Não existe nenhuma versão do PvSol, que não custe um rim?

Para utilização esporádica, ou para ir mexendo no programa.


miguel11 Escreveu: 14 dez 2021, 00:52 Depende,
Parque solares: PVCase, PVcad, VirtuoSolar rodam apenas como addon do autocad, e é software caro.

UPAC's até 1MW; VirtuoSolar, Sketchup + addon Skelion é o ideal (na minha opinião), o PVsol é uma boa alternativa visto incorporar dimensionamento, estimativo de produção e mapa de quantidades numa única só ferramenta.

Simulação de produção. PVSyst, sendo que consegues importar detalhes 3d para o PVSyst de qualquer software acima mencionado (menos PVsol acho eu).
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por migjac »

O PVSyst permite usar durante 30 dias gratuitamente a versão demo, e sempre que sai uma actualização permite utilizar mais 30 dias.
Avatar do Utilizador
miguel11
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 14 abr 2009, 11:51
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por miguel11 »

Existe uma versão trial do PVSol --> https://pvsol.software/en/

Com algumas limitações de funcionalidades.


maxxis Escreveu: 14 dez 2021, 05:46 Não existe nenhuma versão do PvSol, que não custe um rim?

Para utilização esporádica, ou para ir mexendo no programa.


miguel11 Escreveu: 14 dez 2021, 00:52 Depende,
Parque solares: PVCase, PVcad, VirtuoSolar rodam apenas como addon do autocad, e é software caro.

UPAC's até 1MW; VirtuoSolar, Sketchup + addon Skelion é o ideal (na minha opinião), o PVsol é uma boa alternativa visto incorporar dimensionamento, estimativo de produção e mapa de quantidades numa única só ferramenta.

Simulação de produção. PVSyst, sendo que consegues importar detalhes 3d para o PVSyst de qualquer software acima mencionado (menos PVsol acho eu).
ruirego
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 24 nov 2008, 13:12
Localização: Açores
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Dimensionamento Fotovoltaico

Mensagem por ruirego »

miguel11 Escreveu: 14 dez 2021, 00:52 Depende,
Parque solares: PVCase, PVcad, VirtuoSolar rodam apenas como addon do autocad, e é software caro.

UPAC's até 1MW; VirtuoSolar, Sketchup + addon Skelion é o ideal (na minha opinião), o PVsol é uma boa alternativa visto incorporar dimensionamento, estimativo de produção e mapa de quantidades numa única só ferramenta.

Simulação de produção. PVSyst, sendo que consegues importar detalhes 3d para o PVSyst de qualquer software acima mencionado (menos PVsol acho eu).
bom dia!

tem algum feedback atual do addon do Skelion?
estou à procura dum simulador para Mac, e este parece ser a única solução
ob
Rui Rego
cumprimentos,
ruirego
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”