Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Responder
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por nunodonato »

Olá pessoal,

Estou a terminar a instalação do meu inversor solar e hoje, depois de ter enterrado o primeiro electrodo para a ligação terra, resolvi fazer um pequeno teste. Liguei o inversor, e medi nos bornes de saida AC 230V (como seria de esperar).
Depois medi entre Linha e o meu fio terra e tambem entre Neutro e terra, e em ambos os casos obtive cerca de 100V!!! :o

Não percebo muito bem o porquê disto. Tenho estado a pesquisar bastante e muitos dizem que é necessario ligar o neutro à terra, mas também ha quem diga que isso pode queimar o inversor.

Alguém com experiencia que me possa aconselhar? Infelizmente, o manual do inversor nao diz nada sobre o assunto. O inversor tem um pequeno parafuso onde se liga a terra, mas é apenas para a parte metalica da caixa.

Nao é o caso de haver maus contactos ou outro problema do genero, porque ainda nao fiz ligações nenhumas, como disse, estou a medir directamente nos bornes do inversor e no fio terra que liga ao electrodo.

Obrigado!


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por nelmindo »

O sistema não está referênciado, é por isso que apresenta essas tensões entre o Neutro e o planeta terra e entre a fase e o planeta terra.
Um deles te, que ser ligado ao planeta para haver uma "referência". No entanto é preciso rever que tipo de proteção depois pretende, contra contactos indiretos.



Para refletir:
No fundo sabe que a "altura" entre a fase e o neutro é de 230V, só não sabe qual deles é que está a zero em relação ao nível médio das águas do mar...
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

Re: Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por nunodonato »

Obrigado. Entao sugere ligar o neutro à terra?

No quadro tenho um diferencial, que depois alimenta todos os disjuntores. Assim sendo, pelo que entendo, a ligaçao do neutro à terra deverá ser antes do diferencial, e depois do diferencial o neutro pode ligar a um barramento com todos os neutros dos diferentes circuitos. correcto?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por Mario Lopes »

Se ligar o neutro a terra faça uma terra de serviço, com pelo menos 20 metros de distancia com a terra de protecção, é o que eu lhe recomendo.
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

Re: Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por nunodonato »

Acabei por não ligar. Vi a tempo uma resposta de um entendido em inversores e parece que o meu nao pode ser ligado dessa forma (coisas chinesas :? )
Ou seja, acabo por ficar com um neutro também energizado a 110v...
Avatar do Utilizador
sagitario61
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 04 jul 2023, 20:44
Profissão: reformado
Localização: aveiro

Re: Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por sagitario61 »

ola amigo
estou com mesmo problema dois inversores turbo energia /deye 5kw cada e tenho 127volts entre neutro e terra, então nao ha solucao por momento?
obrigado pelo feedback
nunodonato
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 24 set 2018, 14:28
Localização: Fundão

Re: Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por nunodonato »

Acabei por ligar o neutro a terra e resolveu o problema.
cdtsilva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 18 fev 2024, 22:28
Profissão: engenheiro
Localização: viseu

Re: Muita voltagem entre terra e neutro (offgrid)

Mensagem por cdtsilva »

Existem varios tipos de configuracoes de terra ambas utilizadas em situacoes especificas.
Para si, o que tem de saber - O inversor esta a flutuar, pois existe isolamanto pelo transformador. Ou pelo menos 'deveria'!

Verifique se existe coninuidade com o negativo no lado DC, acoplando uma lampada incandescente 230V de baixa potentia de qualquer terminal AC do inversor ao negativo da bateria.
- Se a lampada acender em ambos os terminais, nao ligue o neutro a terra, a terra tem que ser separada, mas pode ser ligada ao negativo.
- Se a lampada so acender num so terminal, esse e a fase (o outro, sendo o neutro, pode ser ligado a terra, ou terra separada)
- Se a lampada nao acender, tem um inversor de qualidade - pode utilizar uma terra separada ou acoplado ao neutro.

Em qualquer dos casos on RCD sera secomendavel.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”