Como saber a inclinação do painel solar fotovoltaico?

Responder
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Como saber a inclinação do painel solar fotovoltaico?

Mensagem por admin »

Artigo técnico publicado pelo portal Energia - Energias Renováveis sobre a inclinação do painel solar fotovoltaico.
02_angulo-inclinacao-painel-solar-fotovoltaico.jpg
02_angulo-inclinacao-painel-solar-fotovoltaico.jpg (27.97 KiB) Visto 665 vezes
No momento da instalação de painéis solares fotovoltaicos é importante saber qual a inclinação correta a que estes devem ser instalados, com o intuito de tirar o máximo de rentabilidade do sistema solar fotovoltaico.

A instalação de painéis solares fotovoltaicos com uma inclinação inadequada podemos ter uma grande perda de eficiência em todo o sistema solar, o que terá impacto durante muitos anos.



A dificuldade em saber qual a inclinação ideal para o sistema solar

A dificuldade de saber a inclinação ideal do painel solar deve-se ao facto da luz solar não ser constante durante todas as horas, pois as horas de sol variam consoante a posição da Terra, o que se reflete nas estações do ano que temos. Pois de verão temos mais horas de sol do que de inverno!

Além disso o ângulo de inclinação do painel solar também vai variar consoante a latitude em que a instalação se encontra. Assim são dois os fatores que influenciam a inclinação de instalação para os painéis solares.

Se formos ver, no hemisfério norte o sol está mais baixo no horizonte à medida que vamos para norte, enquanto no hemisfério sul acontece o contrário!

E por esse motivo nos hemisférios norte, América do Norte, parte de África, Europa, Ásia e Pólo Norte, os painéis solares são instalados virados a sul. Nas regiões do hemisfério sul, América do Sul, Sul de África, Austrália, Oceânia, os painéis solares são instalados virados a norte.

Há ainda um terceiro aspeto a ter em conta, que é a sombra! Temos que ter em atenção se o local onde vamos querer instalar o painel solar não vai ser afetado por outros prédios ou estruturas próximas que façam sombra sobre o sistema solar fotovoltaico.

Pois a sombra sobre o painel solar irá afetar a rentabilidade do mesmo, e assim o rendimento será mais baixo do que esperado!
02_inclinacao-painel-solar-fotovoltaico.jpg
02_inclinacao-painel-solar-fotovoltaico.jpg (49.51 KiB) Visto 665 vezes
Inclinação Painel Solar Fotovoltaico – Verão / Inverno


Como saber a inclinação ideal para o painel solar fotovoltaico?

A forma mais comum de encontrar a inclinação certa para instalar os painéis solares passar por os inclinar consoante a latitude onde estão localizados. Assim, os painéis solares são instalados com o mesmo ângulo que a latitude da zona onde vão ser instalados!

Assim consegue-se tirar um benefício proveitoso e estável durante todo o ano. Mas atenção que esta não deve ser a regra a aplicar sempre!

Por exemplo, podemos deixar os painéis solares adequados para o uso durante o inverno, e para isso teremos que os colocar entre 10 a 15 graus acima do ângulo de latitude onde estão instalados.

Assim consegue-se a verticalidade necessária para que durante os meses de inverno os raios solares se dirijam mais horizontais ao painel.

Nos meses de verão, podemos fazer o oposto, ou seja, baixar a inclinação dos painéis solares, quando comparado com o ângulo de latitude. Assim, os painéis ficam mais horizontalizados, aproveitando melhor os raios solares durante o verão, altura em que o sol está mais elevado!



Painéis solares com sistema de seguidor

Este tipo de sistema é muito usado em painéis solares fotovoltaicos, para fazer face às inclinações dos painéis solares durante as épocas do ano e durante as horas do dia, podemos recorrer aos painéis solares com sistema de seguidor solar (tracking system).

Nestes sistemas os painéis solares são programados para seguir a luz solar, conseguindo assim um ângulo de inclinação perfeito ao longo de todo o dia alcançando o máximo de eficiência na produção de energia elétrica.



Fonte: Portal Energia - Energias Renováveis


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como saber a inclinação do painel solar fotovoltaico?

Mensagem por Quintas »

Informação útil. Achei a linguagem um pouco confusa.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”