Energia Solar em Climatização

Responder
GT_racing
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2010, 14:35

Energia Solar em Climatização

Mensagem por GT_racing »

Boas,

Estava aqui a pensar na possibilidade da integração dos painéis fotovoltaicos na climatização da casa por AC.
Ou seja, ao invés de um kit de autoconsumo básico para alimentar standby's, porque não sobredimensionar a potencia e climatizar a casa com o excedente da produção, teoricamente dias de grande produção são dias quentes não perdia nada em manter a casa fresca. Para isso teria de haver uma monitorização da energia produzida que me indicasse se valia a pena ligar o AC ou não, aí basta-me um sinal qualquer, eu trato da forma de automaticamente dar a ordem para ligar o AC. Alguém sabe se há inversores adequados ou se tenho de inventar alguma coisa? a eletrónica não me mete medo e sei que dá para inventar, mas claro se houver uma solução já de base porquê perder tempo... a viabilidade em € do investimento não será brutal, mas penso que com o crescente e crescente aumento de preço no setor energético, vai melhorando...
É a única maneira que encontro de aproveitar a produção de eletricidade nos períodos fortes em que não vai estar ninguém em casa a utilizar dita cuja... sem estar a investir em baterias ou qualquer tipo de armazenamento.


Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Energia Solar em Climatização

Mensagem por Quintas »

Em pequenos sistemas de autoconsumo, bem dimensionados, não há excesso de produção que chegue para alimentar um ar condicionado. Terias que aumentar a potência instalada só para esse efeito, com grandes desperdícios. Além disso, acima de 1500W de potência instalada deixa de ser suficiente a Mera Comunicação Prévia e passa a exigir-se registo, certificado de exploração e uma série de complicações e custos acrescidos.
GT_racing
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2010, 14:35

Re: Energia Solar em Climatização

Mensagem por GT_racing »

Grato pela resposta, eu não tenho grande ar condicionados, tenho um multisplit de 12+9btu, que gasta menos de 1.000w, por volta de 4/5A que me faz bem um piso da casa, o outro piso vai por arrasto lentamente. Sou capaz de adicionar mais outro igual mas nesse caso sendo inverters e como os set points nunca vão ser brutalmente baixos (para mim conforto não é estarem 20° dentro de casa, é simplesmente não estarem 32/33... Se calhar 26 está perfeito...), vão começar a regular cedo... Logo os consumos raramente irão tocar os 10A, (2.000w).

Penso que há aqui alguma possibilidade de retorno, tenho contas de 120/130€ fáceis...

Tenho ainda a resistência do painel solar para eventualmente queimar mais uns watts.


Estive a ver algumas coisas e acho que consigo com sensor efeito hall, tipo garra amperímetro num Arduino, posso ainda adicionar uma sonda temperatura e um led emissor IR e faço monitorização de temperatura e para além de ligar e desligar o AC posso definir o set point e com isso ajustar o consumo elétrico ao que estou a gerar nos painéis solares...
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Energia Solar em Climatização

Mensagem por Quintas »

Normalmente, pequenos excessos de produção são usados para aquecer água quente sanitária e há no mercado equipamentos para isso, vulgarmente conhecidos como desviadores de energia. Quanto a mim, os custos não compensam.
Também há inversores com essa função "incorporada". Assim, de repente, vem-me à cabeça um Fronius com um Fronius Smart Meter acoplado. Procura Fronius Ohmpilot. São caros.
Mas é normalmente para utilização através de resistências elétricas.

Num autoconsumo bem dimensionado, usar excessos em grandes consumidores significa frequentemente ter que ir buscar consumo adicional à rede, o que não é propriamente o pretendido.

Se tens temperaturas dentro de casa que rondem os 30ºC no verão, também deves ter frio no inverno. Talvez devas canalizar o teu investimento para rever o seu isolamento térmico. Vais beneficiar muito mais a longo prazo, garantes conforto de verão e de inverno e é uma aproximação mais ambientalmente coerente.
GT_racing
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2010, 14:35

Re: Energia Solar em Climatização

Mensagem por GT_racing »

Tenho casa relativamente nova com soluções bastante boas a meu ver, não de topo mas pronto dentro do que já se pode considerar muito bom. Parede dupla com isolamento XPS, caixilharia com corte térmico, vidros com controlo solar.

Isso é tudo muito bonito, mas tens de fazer renovação de ar. Ou abrindo a casa, ou com vmc, em último caso com desumidificador... Até a dormir produzimos humidade, não há milagres...

Se apanhares, basta 3 dias seguidos de muito calor os 30 graus da rua vão para dentro de casa e se a noite for quente esquece, ou tens AC ou já foste... Igual de inverno...

Acho uma solução interessante, mesmo que gaste anexadamente alguma potência da rede, nós quando chegarmos a casa às 19h já a íamos gastar... Trata-se de aproveitar ao máximo o sol com consumo integral um time, que acaba por ter mais probabilidade de sucesso que Um sistema com armazenamento, julgo eu...
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Energia Solar em Climatização

Mensagem por Quintas »

Esquecendo este fim de primavera que mais parece o início, é verdade que os últimos anos têm tido maiores sucessões de dias muito quentes. Mas 3 dias de 30ºC numa casa com esses cuidados construtivos não deveriam ser suficientes para tanto calor dentro de casa. Numa casa bem isolada, as noites vão-se tornando cada vez mais quentes e por vezes "insuportavelmente" quentes numa sucessão de 15 dias com temperaturas diurnas próximas de 40ºC. Não em 3 dias com temperaturas diurnas próximas de 30ºC. Podes ter um isolamento térmico mal concebido/aplicado e, o que é muito frequente num país como o nosso, um péssimo projeto de arquitetura, má orientação da construção, fachadas totalmente expostas ao sol de verão nas horas de maior calor, sem ventilação passiva, sem coberturas e pavimentos isolados mesmo quando se investe no isolamento de paredes e janelas, sem dispositivos arquitetónicos de sombra - tipo prolongamento de telhados ou construção de varandas estrategicamente colocadas, etc., etc..

Eu tive esses cuidados e a minha casa só ao fim de uma semana com dias muito quentes (mais de 35ºC) começa a tornar-se quente. De qualquer forma, anos com 1 ou 2 semanas seguidas de dias muito quentes e noites igualmente quentes ainda vão sendo raros, felizmente, embora mais frequentes. Não tenho ar condicionado.

Tenta ler um pouco sobre energia solar passiva. Há coisas que aindas podes fazer, mesmo com a casa já construída.

Com o devido respeito, pois parece que já amadureceste o assunto e a decisão, pensa no seguinte: um grande sobredimensionamento fotovoltaico sem armazenamento de excedentes vai levar a uma grande perda de excedentes para a rede. Mesmo que sobredimensiones a pensar usar excedentes para arrefecer/aquecer a casa, no nosso clima, ainda haverá muitos meses do ano em que não precisas nem aquecer nem arrefecer muito, logo vais desperdiçar a produção. E continua a ser uma abordagem ambientalmente incorreta.
GT_racing
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 11 mai 2010, 14:35

Re: Energia Solar em Climatização

Mensagem por GT_racing »

Sim é uma casa com grande exposição solar, embora até tenha vãos pequenos não tem hipótese de ter palas pq é uma casa de cidade com pouco terreno.

Também tive alguns anos sem AC, mas depois de algumas semanas complicadas e como entretanto tirei a formação dos gases fluorados acabei por comprar e instalar... 900€ meti 2 multisplit. Impecável o investimento para mim são peanuts...
Os painéis solares faço igual, compro onde for mais barato e instalo eu...

Não te sei precisar se são 3 se se são 4 dias, se calhar não são 30 são 40... O que se passa é que chego a casa e estão lá os 30 graus (este ano ainda nao, houve poucos dias de calor), e depois claro o bom isolamento funciona ao contrário... Mesmo que abra as janelas 2 horas a noite não arrefece... Não há vento e mesmo de noite o gradiente térmico é baixo, se calhar ainda estão uns 20 graus..
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”