Ligação em série ou paralelo

Responder
finipini
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Ligação em série ou paralelo

Mensagem por finipini »

Boas.

tenho em casa montado actualmente dois painéis fotovoltaicos de 100w 12v cada, ligados em paralelo a um controlador de carga igual a este http://www.solarxxl.com/de/20a-mppt-12-24v-a-serie.html de 20 amperes. Tenho em minha posse mais um painel igual que queria acrescentar ao sistema mas o meu problema é de como o vou fazer. Não tenho problemas em mudar o meu actual sistema para 24v até porque tenho um inversor fraquinho de onda modificada e pretendo adquirir um novo de onda pura brevemente.

-Em parelo com os outros dois já ultrapassa a capacidade maxima do controlador ( se estiverem a produzir ao maximo ).

- Será que posso colocar o novo painel em série com o paralelo dos outros dois, não poderá haver oscilações na tensão? ( passando para 24 v )

- E colocar os três em série, o meu controlador será adequado para isso ?Sei que diz 12v ou 24v mas já vi em alguns fóruns pessoal a dizer que tem paineis de 32v a carregar baterias de 24v.

Obrigado desde já pela atenção.


LuisAngola
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 17 jun 2008, 08:09

Re: Ligação em série ou paralelo

Mensagem por LuisAngola »

Boas

a solução mais simples é ligar em paralelo, se a energia gerada for superior ao controlador não existe problema pois ele é limitado e não passará dos limites, se pretender passar o sistema para 24V é aconselhável colocar um quarto painel, de preferência todos iguais ou equivalentes
finipini
Curioso
Curioso
Mensagens: 33
Registado: 01 mar 2008, 11:05

Re: Ligação em série ou paralelo

Mensagem por finipini »

Pois mas isso está fora de questão, ainda por cima com um controlador de carga mppt..... mas se não for mesmo viável de outra maneira lá terá de ser. Mas se dizes que não há problema em paralelo e que o controlador simplesmente não deixará passar mais de 20 A, então os três em série e com uma voltagem por volta dos 40v ou mais não será que o controlador simplesmente baixa a voltagem para 24V e aumenta a corrente aproveitando toda a potência gerada?


Eu tenho outra hipótese mas que também me fará perder algum rendimento, tenho um outro controlador PWM de 10A , em que podia ligar só um dos painéis e ligava à mesma bateria ( não há problema pois não?). Para mim está fora de questão outro painel, não tenho mesmo onde o colocar.

Já agora, nada haver com o tópico, se eu com este controlador PWM em vez de ligar painéis solares liga-se um carregador de baterias e fizesse-se um automatismo para carregar só em horário em vazio e só se a tensão descesse abaixo de um patamar pré-estabelecido, poderei fazê-lo com este tipo de controlador ?
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”