Janeiro bateu recordes de exportação de eletricidade renovável

Responder
Avatar do Utilizador
celio_nunes123456
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 16 nov 2015, 10:28
Localização: Sertã

Janeiro bateu recordes de exportação de eletricidade renovável

Mensagem por celio_nunes123456 »

O mês de Janeiro de 2016 vai ficar na história da energia em Portugal: as fontes renováveis de produção eléctrica tiveram um assinalável registo, tendo contribuído para 84% do consumo de electricidade (Portugal continental). Mas recorde foram mesmo as exportações mensais de energia eléctrica.
Em comunicado, a Associação das Energias Renováveis (APREN) destacou ainda o facto de em mais de 30% das horas do mês de Janeiro a produção com origem em fontes renováveis ter sido suficiente para abastecer a totalidade das necessidades de energia eléctrica.

Ainda segundo a APREN, tal facto demonstra a viabilidade técnica, a segurança e a fiabilidade do Sistema Eléctrico Nacional, com muita electricidade renovável. Para isso, também muito tem contribuído o adequado desenvolvimento da rede eléctrica nacional e a capacidade de interligação eléctrica entre as redes de Portugal e Espanha, que facilitam trocas comerciais e técnicas de interesse mútuo.

As exportações estiveram mesmo em destaque, tendo atingido o valor de 1006 GWH, contra 105 GWH de importação: um saldo exportador de cerca de 20% do consumo constituiu um novo recorde.

Em termos de tecnologias, o destaque vai para a energia hídrica, com 48%, e para a energia eólica, com 31%, do consumo total no continente. Isso teve influência no preço médio do mercado diário (36,77 Euros/MWh contra os 50,41 Euros /MWh do mês de Janeiro do ano passado). Recorde-se que, por baixíssima pluviosidade na altura, o peso das renováveis há um ano teve apenas uma percentagem de 50%, contra os 84% deste Janeiro.


Responder

Voltar para “Energias Renováveis”