Tamanho importa?

Responder
leoneiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 22 abr 2014, 23:59

Tamanho importa?

Mensagem por leoneiva »

Amigos,
Um motor mais forte ligado diretamente na rede elétrica de uma casa aguenta suprir a demanda da mesma sem baterias? Vamos supor que o local tem vento forte sempre. vamos imaginar uma casa usando o consumo com geladeira, televisão lâmpada e ventilador.
Ou pelo menos quantos % deste consumo conseguiria o motor segurar.
Qual a potência recomendada de um motor para este cenário?

Gostaria da resposta para ter uma noção da capacidade de um motor.
sou novato na área e gostaria de fazer um projeto caseiro de energia eólica.
ainda estou iniciando as pesquisas e preciso de um norte.

Abraço!!!


Avatar do Utilizador
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 264
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Localização: Torres Vedras
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por mitos »

não percebi nada......................
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por nelmindo »

mitos Escreveu:não percebi nada......................
Principalmente misturar motor com gerador não ajuda em nada...
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por borllock »

Pois tb não percebi muito bem, mas ele não quer um motor , mas sim um gerador (eólica).
Mas tens mesmo vento de dia e de noite?
De qualquer das formas primeiro tens de saber a potência dos teus consumos e depois a potência da eólica.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por jaimereis »

basta googlar pela net e encontrará muita informação sobre aero-geradores.....

mas como lhe foi dito, primeiro estime a potencia necessária....
Jaime Reis
leoneiva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 22 abr 2014, 23:59

Re: Tamanho importa?

Mensagem por leoneiva »

Amigos, desculpe mas não fui claro na minha pergunta.

Um sistema de gerador eólico sem baterias é viável? Ou seja, se não usar baterias em conjunto com o gerador, vamos ter uma produção de energia que vai fornecer energia suficiente para os eletros da casa?

Lembrando que é em local com muito vento e o sistema é ligado direto na rede elétrica.

Grato!
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por borllock »

No meu ver não, mas como em tudo há excepções. Se for um local com bastante vento e constante não precisa de baterias, mas não me acredito que tenha sempre vento, só você é que sabe.
Avatar do Utilizador
nunomsmota
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 30 mar 2009, 00:15
Localização: Portugal Centro Interior
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Tamanho importa?

Mensagem por nunomsmota »

leoneiva Escreveu:Amigos, desculpe mas não fui claro na minha pergunta.

Um sistema de gerador eólico sem baterias é viável? Ou seja, se não usar baterias em conjunto com o gerador, vamos ter uma produção de energia que vai fornecer energia suficiente para os eletros da casa?

Lembrando que é em local com muito vento e o sistema é ligado direto na rede elétrica.

Grato!
Boas,

É possível interligar um sistema eólico para Autoconsumo (sem baterias), mas, sempre que este não produzir, continua a necessitar de comprar a energia do seu fornecedor de electricidade habitual.

|Kit Gerador Eólico + Inversor de Rede|

.
Nuno M.
Eng. Electrotécnico | T. 962 487 310
guilhermesantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 06 mai 2015, 11:27
Localização: Trofa
Enviou: 8 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por guilhermesantos »

Pouco percebo deste assunto mas indo pela lógica, sem baterias para armazenar, a gestão do sistema deve ser difícil. Imagine uma noite com muito vento e pouco consumo. O que acontece à energia a ser produzida em excesso? tem de ser injetada da rede... acho que a EDP é capaz de não gostar muito da ideia.
Fabio_Lucas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 18 out 2014, 22:36
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por Fabio_Lucas »

Quando refere “tamanho” se está a falar da altura a que se instala o rotor, (embora para alturas pequenas não se observem grandes diferenças), mas por norma a velocidade do vento aumenta com a altitude, logo para alturas superiores é expectável que a produção seja superior.

Se o “tamanho” for em relação à potência do aerogerador também se podem notar diferenças, normalmente os fabricantes para cada gerador fornecem uma curva de potência que indica a produção expectável para as diferentes velocidades do vento. Muitas vezes as maiores diferenças entre as curvas de potência estão associadas com o tipo de controlo do gerador.

Outro aspecto é que por vezes os locais com “vento forte”, não significa que sejam propícios para a produção eólica, por exemplo a turbulência interfere na produção, e nos locais com muita turbulência a produção tende a ser menor e obriga a manutenções mais frequentes. Por isso recomendo que inicialmente realize uma análise do recurso.

Também é necessário analisar o seu consumo, verificar qual é a ponta máxima, o vazio, idealmente será até uma análise da evolução horária.

Se a habitação que pretende alimentar se encontra off-grid nesta situação será necessário recorrer a baterias para garantir a continuidade e fiabilidade do sistema.

Caso se encontre ligada a rede, pode desprezar as baterias, mas nesta situação recomendo que realize uma comparação do valor que esta solução lhe permite economizar na factura eléctrica com o seu investimento de forma a verificar se é viável avançar para a sua implementação.
Avatar do Utilizador
miguel11
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 14 abr 2009, 11:51
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Tamanho importa?

Mensagem por miguel11 »

Boa noite,

Primeiro convém perceber se o sistema é "on-grid" ou "off-grid".

Segundo, calcular o consumo referentes aos equipamentos (necessidade), potência, nº de horas de utilização, perfil de utilização da habitação (fins de semana, férias, etc..)

Não esquecer que por norma um aerogerador só atinge o sua potêncica nominal com velocidades no intervalo de 9-12m/s.

As vezes a utilização de um sistema híbrido (éolico + fotovoltaíco + baterias ou gerador) é mais compensatório.

Em portugal pode consultar aerogeradores ná página da Windup.pt

Cumps,
Danielfm
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 08 dez 2015, 16:11

Re: Tamanho importa?

Mensagem por Danielfm »

Desculpe entrar neste post, estou com um problema em um grupo gerador HEIMER DPC-650,75KVA 220V, quando para a forca ele demora cerca de uns 10s para entrar e quando volta a energia ele sai mais a tensao da rede demora uns 3s para voltar,antes entrava sem perceber e agora esta apresentando uma falha de sofre frequencia, nao tenho o manual deste grupo gerador,estou desconfiado da placa de controle,mais queria uma opiniao.Desde ja agradeco.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”