Energia Solar EDP

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Energia Solar EDP

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Já alguém aderiu à Energia Solar EDP? Qual a vossa opinião?
E sendo de facto rentável para o consumidor, o que é que a EDP ganha com isso?
Eles dizem que custa 30€ por mês, para instalações até 6 painés de 250W cada um. Sem baterias. Durante 24 meses.
Para autoconsumo com hipótese de venda do excesso de produção.
Última edição por rainbow em 20 mar 2015, 18:13, editado 1 vez no total.


Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por projclvm »

Também estou curioso em saber se compensará.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por migjac »

Será que instalam um contador bidirecional ou não será contabilizada a energia injetada?
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Eu ouvi dizer que eles fazem a instalação de borla, mas não sei se alteram o quadro e fornecem o material de graça.
E também não sei quanto pagam por kWh injectado na rede.
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por aureliocoimbra »

a energia injetada é contabilizada como consumida, assim também eu fazia negócio :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por nelmindo »

aureliocoimbra Escreveu:a energia injetada é contabilizada como consumida, assim também eu fazia negócio :lol: :lol:
Em que país?
neoviolas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 21 jan 2010, 00:57

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por neoviolas »

Boas

Isto tem um forte cheiro a aldrabice por parte destes tipos da EDP para angariar clientes para a EDP comercial, e o pior é que vendem uma solução cara para obter mais clientes. É o chamado 2 em 1.
Se nao vejamos:
1º Temos obrigatoriamente de ser clientes EDP comercial que no mercado liberalizado, pelo menos para aqueles que não tem gás natural, não é um dos fornecedores mais em conta.
2º 30€/mes é apenas por um painel de 250W, 96€/mes será para 4 paineis =1000W , durante 2 anos (segundo o simulador da EDP). Chiça que há tipos aí no mercado a instalar por 2500€, a mesma potencia e com pelo menos 2 baterias de gel. Pelo menos ainda podemos gastar a energia acumulada durante o dia e assim reduzir mais a factura da electricidade no final do mês. Estes tipos querem 2300€, no final dos 2 anos, sem baterias e ainda temos que pagar a energia a que o contrato da EDP comercial nos obrigar. Esticam-se que não é brinquedo.
3º Não existe informação do tipo de equipamentos a instalar, isto é, "painéis fotovoltaicos há muitos" e se vão instalar daqueles chinos de silício policristalino que tem 2% de rendimento em dias de calor (acima dos 25º). Muito obrigado mas fiquem com eles, porque lá se vão os 1000W de potência instalada e os 96€/mes vão continuar lá. Nem sequer dá para o frigorífico durante o dia :oops:

Em suma, isto da instalação de fotovoltaicos para autoconsumo ainda tem retornos de investimento pouco aliciantes. Acho que vou esperar pelos fotovoltaicos térmicos híbridos :D
O verdadeiro conhecimento esta em sabermos a dimensão da nossa ignorancia
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 569
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por migjac »

Quem tiver contadores digitais não paga a energia injetada na rede:

http://www.edpdistribuicao.pt/pt/infoce ... nsumo.aspx

Autoconsumo
quarta-feira, 25 de Março de 2015
Ao abrigo do Decreto-Lei 153/2014 de 20 de Outubro e da Portaria 14/2015 de 23 de Janeiro, qualquer consumidor pode produzir energia elétrica para autoconsumo, com potências até 200 W, sem necessidade de comunicação prévia.
Os contadores instalados nos locais de consumo estão, por regra, parametrizados para medir o consumo.
Sempre que for instalado equipamento para autoconsumo, o consumidor com produção para autoconsumo deve informar a EDP Distribuição, através dos canais habituais (contact center 808 100 100, http://www.edpdistribuicao.pt, lojas edp) a fim de que a EDP Distribuição adeque o contador à nova realidade.
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por aureliocoimbra »

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Eu também achei muita generosidade da EDP, embora toda a gente saiba que eles recebem subsídios para implementar estas ofertas de energias renováveis.
No entanto gostava de ouvir a opinião de alguém que tenha efectivamente aderido a esta campanha.
O que eu ouvi é que até 6 painéis só se pagava 30€ por mês, embora esta informação possa não ser correcta.
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por projclvm »

Não tenho conhecimento do n.º de adesões, mas parece-me que tem sido bastante fraca.
neoviolas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 21 jan 2010, 00:57

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por neoviolas »

Boa Tarde

Posso dizer que estou perto de fontes muito bem informadas sobre este negocio da EDP.
Os 30€/mês é apenas para um painel, isto já é publico no simulador da EDP. A partir dai é sempre a somar, salvo erro 96€/mês para 4 painéis.
Os painéis são ligados 1 a 1 com inversores directos a uma simples tomada de casa.
Só Na primeira semana na região entre coimbra e aveiro já foram vendidos cerca de 70 paneis.
Mais tarde ou mais cedo irão ver a passear pelas ruas o atrelado com a "casinha" e os painéis instalados. :D
Esta tanga vai de vento em popa.

Cumps
O verdadeiro conhecimento esta em sabermos a dimensão da nossa ignorancia
cjcsoares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 22 abr 2015, 00:29

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por cjcsoares »

neoviolas Escreveu:Boa Tarde

Posso dizer que estou perto de fontes muito bem informadas sobre este negocio da EDP.
Os 30€/mês é apenas para um painel, isto já é publico no simulador da EDP. A partir dai é sempre a somar, salvo erro 96€/mês para 4 painéis.
Os painéis são ligados 1 a 1 com inversores directos a uma simples tomada de casa.
Só Na primeira semana na região entre coimbra e aveiro já foram vendidos cerca de 70 paneis.
Mais tarde ou mais cedo irão ver a passear pelas ruas o atrelado com a "casinha" e os painéis instalados. :D
Esta tanga vai de vento em popa.

Cumps

Bem verdade... Neste momento nessa região já passaram as 200 instalações vendidas...
A energia excedente não é paga.
os 30€ é para 1 painel de 250w
pode ir até 6 em kits já pre definidos.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por ohmico »

Boas,

o "povo" hoje compra qualquer coisa, desde que lhe falem na palavra mágica "poupar".

Se fosse só nisto mas afinal não é, por isso é que stamos onde estamos

Ohmico
neoviolas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 21 jan 2010, 00:57

Re: Energia Solar EDP

Mensagem por neoviolas »

cjcsoares Escreveu: A energia excedente não é paga.
Boas

Caro cjcsoares, cuidado com esta afirmação. Se foi algum desses vendedores da "casinha" dos painéis da EDP que lhe disse isto ou está a tentar engana-lo ou não pesca nada do assunto.
Sabia que alguns dos contadores da EDP contabilizam a energia excedente a somar, ou seja, como consumida e a malta ainda paga mais. Pois é.
Tenho conhecimento de problemas bastante graves de instalações de painéis para autoconsumo em que as pessoas contrataram instalações por sua conta, sem ser esta treta da EDP, (até 1,5kW só precisam de comunicar a instalação, sem necessitarem de autorizações) e depois têm a desagradável surpresa de pagar mais do que se estivessem quietos e guardassem o seu dinheirinho. Vêm-se da côr da abelha para trocar o contador e ainda pagam todas as despesas inerentes á sua troca.
Agora vou ser polémico e lançar uma bomba ;) :
Isto passa-se em alguns tipos de contadores digitais, nomeadamente os mais antigos, não posso precisar quais mas vou investigar melhor este assunto. No entanto, os melhores para estas instalações são os mais velhinhos, os de disco porque esses descontam a energia excedente (andam ao contrario :lol: ). Se tiver hipótese experimente e vai ver que funciona.
Por isso é que existe a obrigatoriedade de comunicação da instalação de painéis para autoconsumo porque os tipos vão ver o nosso código de consumidor e se tivermos contadores de disco, apressam-se logo a trocá-lo. Existem também contadores digitais mais modernos que também andam ao contrário, caso a energia seja injetada mas também é um caso em que os tipos da EDP se apressam a bloquear esta funcionalidade, sem necessidade de o trocar. Caso contrario estamos lixados e tem de ser o consumidor a pedir a troca de contador, mais uma despesa.
Para terminar pergunte ao vendedor da "casinha" da EDP :D como é que deverá fazer no caso de comprar apenas 1 painel e ter energia trifasica em casa, visto que os inversores que eles andam a impingir ás pessoas são monofasicos. A ver se ele lhe sabe responder :mrgreen:
Chamo a atenção de todos para que se informem bem, antes de avançar com instalações deste tipo. As palavras mágicas "poupar", "reduzir", etc nestas coisas podem trazer dissabores.

Cumps
O verdadeiro conhecimento esta em sabermos a dimensão da nossa ignorancia
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”