Ligação de terra a todos os painéis?

Responder
nunojpg
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 29 dez 2011, 20:15

Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por nunojpg »

Estou a instalar um sistema de micro-produção em minha casa.

É necessário que todos os painéis (individualmente) sejam ligados a um condutor de 4mm2 de cobre para terra ou esta ligação é suficiente à estrutura se esta garantir boa ligação com os painéis?

A minha casa tem o contador na fachada o que já é dentro de muros(e portões). Portinhola nem tenho. Serei obrigado a mover tudo para o muro da propriedade ou poderei simplesmente adicionar a portinhola e novo contador na fachada?

Obrigado!


smax
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 10 mar 2008, 13:48
Localização: Paços de Ferreira

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por smax »

nunojpg Escreveu:Estou a instalar um sistema de micro-produção em minha casa.

É necessário que todos os painéis (individualmente) sejam ligados a um condutor de 4mm2 de cobre para terra ou esta ligação é suficiente à estrutura se esta garantir boa ligação com os painéis?

A minha casa tem o contador na fachada o que já é dentro de muros(e portões). Portinhola nem tenho. Serei obrigado a mover tudo para o muro da propriedade ou poderei simplesmente adicionar a portinhola e novo contador na fachada?

Obrigado!

Boa tarde.
Tanto quanto sei, embora não muito esteja muito informado sobre esse assunto, o importante é garantir a boa ligação do condutor de protecção em toda a estrutura.
marchale
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 18 fev 2009, 12:03

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por marchale »

Olá.
Tanto quanto sei, e uma vez que também estou a instalar um sistema desses, tudo o que for de acesso à EDP, terá que estar com visibilidade e acesso ao exterior. Ou seja, no muro ou poste do proprietário virado para a rua.
blazing
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 26 set 2010, 00:48

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por blazing »

Amigo,
Mete todos os modulos ligados entre si TODOS.
Depois liga da estrutura aos modulos só assim estará completamente livre de chatices ;)

relativamente a tudo posto na fachada..
julgo que o contador já existente não é necessário (tenho quase a certeza) agora Portinhola e novo contador, não tens hipótese tem de estar no limite da propriedade

cmpts
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por jaimereis »

só terá que colocar no muro da entrada se fizer alterações(por exemplo , aumento de potencia superior aquele que tiver no projecto ou na ficha electrotecnica)
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
DomingosX
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 102
Registado: 10 jan 2009, 23:28
Localização: Carregado - Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por DomingosX »

Em anexo envio a DMA da Edp para as ligações de ramais & murete técnico, com o dimensionamento de cabos para ramais de distribuição de EE.


Domingos Morgado
__________________________________
Engenheiro Electrotécnico
Anexos
EDP LIGAÇÃO À RESP.pdf
(689.54 KiB) Transferido 358 vezes
HENRIQUE NUNO
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 08 mar 2013, 22:00

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por HENRIQUE NUNO »

BOAS!

O QUE AS REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO NA SECÇÃO 543.3.5 NOS DIZEM É QUE OS CONDUTORES DE PROTECÇÃO DEVERÃO TER CONTINUIDADE ELÉCTRICA E MECÂNICA PERFEITAMENTE ASSEGURADA AO LONGO DE TODO O SEU PERCURSO, NÃO DEVENDO TER PARTES METÁLICAS INTERCALADAS EM SERIE COM ELES. E NÃO TE ESQUEÇAS QUE NÃO AS MASSAS NÃO DEVEM ULTRAPASSAR OS 100 HOMS. QUANTO A PORTINHOLA TERÁS QUE COLOCAR UMA PORTINHOLA DE CONSUMO/PRODUÇÃO ( PC/P ) E DOIS CONTADORES DE CONSUMO E DE PRODUÇÃO QUE PODE FICAR DO LADO DE DENTRO DO MURO.
Cumprimentos

Henrique Nuno
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por ENERGY »

Boas
No seu interesse, para não ser mal interpretado pelos utentes deste forum, deve escrever normal, e não tudo em maiúsculas, senão alguém lhe vai gritar aos houvidos :D
HENRIQUE NUNO Escreveu:BOAS!

O QUE AS REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO NA SECÇÃO 543.3.5 NOS DIZEM É QUE OS CONDUTORES DE PROTECÇÃO DEVERÃO TER CONTINUIDADE ELÉCTRICA E MECÂNICA PERFEITAMENTE ASSEGURADA AO LONGO DE TODO O SEU PERCURSO, NÃO DEVENDO TER PARTES METÁLICAS INTERCALADAS EM SERIE COM ELES. E NÃO TE ESQUEÇAS QUE NÃO AS MASSAS NÃO DEVEM ULTRAPASSAR OS 100 HOMS. QUANTO A PORTINHOLA TERÁS QUE COLOCAR UMA PORTINHOLA DE CONSUMO/PRODUÇÃO ( PC/P ) E DOIS CONTADORES DE CONSUMO E DE PRODUÇÃO QUE PODE FICAR DO LADO DE DENTRO DO MURO.
Cpts.
Energy
jpmendes
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 16 jan 2008, 22:52
Localização: Penela

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por jpmendes »

Boas.
As ligações acabam por ser simples de fazer. Basta usar terminais de olhal, cravados e pequenos pedaços de fio multifilar de 4mm2. Os terminais ligam os paineis, uns aos outros, apertados por parafuso e porca. Apesar dos paineis estarem fixos numa estrutura, também toda ela metálica, é necessário, como já aqui foi dito, garantir a liagação de todos os paineis à terra . (apenas participei para enviar uma imagem ilucidativa dessas ligações)

Quanto à caixa de portinhola e contador, já está respondido.

Cumps
Anexos
terminais_FV.jpg
Romeu Mendes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 mai 2013, 10:20

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por Romeu Mendes »

A ligação terra tem de ser efectuada no mínimo a 4mm2 desde um barramento terra de um quadro da instalação eléctrica do edificio até ao quadro AC do fotovoltaico e deste partem os condutores terra a 4mm2 até a um borne redondo de aperto não isolado fixado na estrutura. Deste borne interliga para um painel fotovoltaico e depois são efectuadas as pontes equipotenciais entre todos os paineis.
Avatar do Utilizador
amalucado
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 04 jan 2014, 23:50
Localização: São Martinho do Porto

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por amalucado »

Saudações cordiais .

A instalação convém ter boas massas para prevenir futuras avarias. A segurança é muito importante.

Por vezes perde-se um tempo infindável á procura de uma avaria e é uma massa desapertada ou a falta dela.

Força nesse projecto. :D
O careca de barba branca disse-me :

"Na electrónica,tal como na vida, os problemas resumem-se na sua origem á falta de ... massa"
De se tirar o chapéu...Imagem
ruisantos
Curioso
Curioso
Mensagens: 53
Registado: 07 jan 2008, 23:18
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por ruisantos »

Será suficiente o fio terra de 4mm para um sistema composto por 9 paineis de 100w?
Já está a funcionar á 3 anos,mas tenho-me descuidado neste assunto.
rosil
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 28 jun 2016, 00:17
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligação de terra a todos os painéis?

Mensagem por rosil »

Boas

Para equipotencialidades é suficiente 4 mm ,
ex. micros até 30 paineis sempre fiz a 4 mm e com inspeções .
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”