Disjuntor dispara e diferencial as vezes!! HELP

gun
Curioso
Curioso
Registado: 05 out 2007, 19:31

Disjuntor dispara e diferencial as vezes!! HELP

Mensagem por gun »

Ola pessoal!
Fui tentar resolver uma avaria numa vivenda e neste preciso momento a avaria que eu sopostamente pensei ter resolvido, continua la..
Iluminaçao no exterior:
Tenho 1 circuito de lampadas pendurado a um disjuntor de 10 amperes protejido por um diferencial 25 A ; 0,3!
Nesse circuito de lampadas estao sensivelmente umas 15 lampadas que no geral consomem mais ao menos 1.5 A.( ja fiz as contas) potencia a mais nao será entao..
A verdade é que eu penso que a razao do disparo do disjuntor e do diferencial , se justifique por uma passagem á terra..mas nao estou a conseguir resolver..
Ja reparei que os candeeiros exteriores nao tem IP65 e alguns estavam com vestigios de humidade.. mas ja desliguei a alimentaçao dos mesmos.. ( estes ja estao desligados da alimentaçao)
Mas mesmo assim o diferencial e o disjuntor continua a disparar.. eu ja medi a a continuidade do cabo que sai do quadro para o circuito de lampadas..e entre Fase e Terra e Neutro e Terra nao tenho continuidade..
Mas porque dispara entao?? Ja começo a pensar que o probolema pode mesmo estar é no disjuntor que ja esteja muito gasto e dispara quando quer..
O Ultimo teste que fiz foi: Ligar o Disjuntor mas so com 2 lampadas ligadas e o resto das outras lampadas desligadas e disparou.. estou a ficar sem ideias..
Se alguem me puder ajudar , agradecia !!

Um abraço
Andre Eduardo
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Disjuntor dispara e diferencial as vezes!! HELP

Mensagem por Duzia12 »

Metem um cabo LXS 4x70 em 400 metros + LXS 4x50 em 300+LXS 4x25 em 300 metros= 1000 metros

Alguém que faça as conas aí 60 a 100 consumidores :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol:
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

Ultimo teste que fiz foi : Disjuntor ligado mas os interruptores desligados nenhuma lampada acesa..disparou o diferencial !Eu que pensava que o probolema poderia estar no disjuntor.. secalhar é uma passagem á terra ..mas tinha todas as lampadas apagadas..so o disjuntor para cima e disparou o diferencial.. grrr estou á nora..

O diferencial que la tenho é de 25A 0,3 ..e se eu trocar para 25 A 0,03 <-- qual o menos sensivel? Solucionarei o problema??

Ajudem. sff!

Obrigado
Andre Eduardo
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Já medistes se há neutro à terra!!
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

ja...nao ha... nem fase a terra..
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

Nenhuma ajuda ? :|
gun
Curioso
Curioso

Diferencial Dispara com tudo desligado !HELP

Mensagem por gun »

ola pessoal!
Tenho um diferencial a disparar..as vezes dispara o diferencial outras vezes dispara o disjuntor..
ILUMINAÇAO EXTERIOR : Diferencial 25 A 0,3 Disjuntor 10 A

é o seguinte..suspeito que a avaria seja devido a humidade.. visto que os candeeiros que desmontei no exterior alguns apresentavam agua.. mas desmontei e desliguei a alimentaçao dos mesmos..
A verdade é que com o disjuntor Ligado e as luzes todas apagadas nos interruptores..o diferencial disparou.me.. e agora??? que poderei eu fazer nesta situaçao??
Nesse diferencial estao pendurados mais dois Disjuntores de iluminaçao exterior..mas eu coloquei o disjuntor a OFF e a apenas coloquei a ON o disjuntor em questao.. e com os outros dois disjuntores a OFF e este que esta a dar problemas a ON e com as luzes exteriores todas apagadas..porque razao dispara o diferencial?? que poderei eu fazer??? estou a rasca..
Nota: Ja medi continuidade a saida do quadro entre Neutro e Terra / Fase e Terra / Fase e Neutro e nao tenho continuidade..
Agradecia ajuda sff ,obrigado

Abraço
Andre Eduardo
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Diferencial Dispara com tudo desligado !HELP

Mensagem por nelmindo »

Medir a continuidade, por vezes não ajuda. O melhor é usar um "medidor de isolamentos" ou mega-ohmimetro, porque as tensões usadas pelos aparelhos de medida convencionais, não é suficiente para "despertar" as avarias derivadas da humidade.
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

vamos por partes tu dizes que o disjuntor de 10 A dispara com duas lâmpadas?

se for isso o disjuntor esta avariado se não existir uma um curo circuito

as armaduras têm terminal terra ?
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

ola admin! desde ja obrigado..
O disjuntor dispara mas tb ja disparou o disjuntor e em simultaneo o diferencial..o Disjuntor é de 10 Amperes.. o ultimo teste que fiz ontem foi.. o diferencial ligado.. àquele diferencial estao pendurados 3 disjuntores..baixei os outros dois disjuntores e deixei o outro ligado..mas sem nehuma lampada acesa.. e disparou o diferencial apenas ..

Os Candeeiros sao de ceramica..a terra esta num dado de junçao!!

Obrigado
gun
Curioso
Curioso

Mensagem por gun »

nelmindo..desde ja obrigado !

o problema é que eu apenas tenho um multimetro..nao tenho mais anda..
E face ao ultimo teste que fiz ontem.. Diferencial ligado.. a este diferencial estao pendurados 3 disjuntores..deixei 2 disjuntores em baixo e liguei apenas o outro..ao fim de algum tempo disparou-me o diferencial..
OS candeeiros exteriores sao de ceramica.. e se eu no quadro desligar a saida de terra no barramento?? visto que sao de ceramica..algum inconveniente de desligar a terra no quadro??

Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

fechar o tópio, está em duplicado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Fechar o tópico está duplicado
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Sabes se sem qualquer disjuntor o diferencial dispara ?
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
fbrito
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2008, 21:30

Mensagem por fbrito »

Tens o fio neutro e o fio terra encostados, dependendo do valor da corrente de fuga, dispara o diferencial
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”