Montagem de Caixas Anti deflagrantes

Responder
rotivb6
Curioso
Curioso
Registado: 12 jun 2008, 14:36

Montagem de Caixas Anti deflagrantes

Mensagem por rotivb6 »

Boas,

Alguem me pode dar a informação se é obrigatorio colocar caixas de derivação antideflagrante na ligação de equipamentos terminais ( por exemplo na ligação de uma luminaria tipo IP 68 com chicote de ligação) sabendo que se utilizou cablagem antideflagrante SZ1K3G1,5 na instalação.
A Certiel diz que utilizando cabo livre de halogeneo, pode-se utilizar caixas normais na ligação terminal. Utilizando cabo SZ1K3G1,5 o regulamento não é explicito pois o equip. terminal tambem não é anti deflagrante, logo não devia ser obrigatorio a colocação das caixas, existe uma indefenição que acaba por trazer custos astronomicos pelo preço das caixas anti deflagrantes.
flavioseara
Curioso
Curioso
Registado: 19 set 2009, 20:09
Contacto:

Re: Montagem de Caixas Anti deflagrantes

Mensagem por flavioseara »

boas

pelo que sei tens que aplicar uma cx antideflagrante.
estou em faze terminal de uma obra onde usei desses cabos e um deles ficou curto e para poder fazer uma imenda tive que colocar uma cx dessas.
flavio seara: sempre em carga
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Se a instalação tem que ser "anti-deflagrante" Atex zona, 0, 1,ou 2, e seus grupos,TODO o equipamento tem que ser, inclusive a ferramenta de utilização como os aparelhos de análise tipo (multímetro).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rotivb6
Curioso
Curioso

Mensagem por rotivb6 »

Relativamente ás derivações é ponto assente que tem que ser efectuadas em caixa antideflagrante, a questão é mesmo no ponto terminal que irá receber a ligação do equipamento ( por ex. um ponto de luz, ou a ligação de extrator, etc...) a lei é omissa e mesmo da parte da certiel já obtive varias versões em consulta. E nesta obra em curso estamos a falar em montar aprox. 350 caixas! como sabemos são valores elevados em causa.

Agradeço a vossa colaboração.

Vitor
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
rotivb6 Escreveu:Relativamente ás derivações é ponto assente que tem que ser efectuadas em caixa antideflagrante, a questão é mesmo no ponto terminal que irá receber a ligação do equipamento ( por ex. um ponto de luz, ou a ligação de extrator, etc...)
Volto a repetir o a resposta anterior. A zona é ATEX ou NÃO é ATEX.

a lei é omissa (Não é omissa, ou é ATEX ou NÃO) e mesmo da parte da certiel já obtive varias versões em consulta. E nesta obra em curso estamos a falar em montar aprox. 350 caixas! como sabemos são valores elevados em causa.
Agradeço a vossa colaboração.

Vitor
Podes ter a instalação ATEX em que uma area é, e a 200 metros já não ser.
O extrator e todo o outro equipamento, se está na zona ATEX TEM QUE SER ATEX.

Cump.
Mário
Anexos
atexguidelines_june2009_en.pdf
(1.04 MiB) Transferido 62 vezes
ATEX-1.pdf
(274.96 KiB) Transferido 293 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rotivb6
Curioso
Curioso

Mensagem por rotivb6 »

A instalção não é ATEX, é apenas um lar de idosos que e nem o proprio projecto electrico menciona o material a aplicar.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"A instalção não é ATEX, é apenas um lar de idosos que e nem o proprio projecto electrico menciona o material a aplicar."

Informa o Dono de Obra, e ele que chame o projectista para se pronunciar sobre o que está omisso no projecto. OH pessoal, como é dão orçamentos?

Se não é Atex, não é necessário, não tem que ser (anti-deflagrante).

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”