(€?) Projectos de Instalações Elétricas, ITED e Segurança
-
- Curioso
- Registado: 18 jan 2009, 21:37
- Has thanked: 2 times
(€?) Projectos de Instalações Elétricas, ITED e Segurança
Boa tarde,
Todos sabemos que não é fácil a discussão de custos, mas para ter uma referência dos valores actuais de mercado na elaboração de projectos destas especialidades, gostaria de saber quanto é que estão a cobrar para a elaboração do projecto de cada especialidade? Mais especificamente, para uma moradia com uma potência contratada de 13,8 kVA...
Todos sabemos que não é fácil a discussão de custos, mas para ter uma referência dos valores actuais de mercado na elaboração de projectos destas especialidades, gostaria de saber quanto é que estão a cobrar para a elaboração do projecto de cada especialidade? Mais especificamente, para uma moradia com uma potência contratada de 13,8 kVA...
-
- Curioso
- Registado: 18 jan 2009, 21:37
Re: (€?) Projectos de Instalações Elétricas, ITED e Seguranç
O de ITED precisa e há donos de obra, que é o caso, que querem projecto de instalações eléctricas e de segurança.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
pede um valor justo, tendo em conta ás horas que perdes a fazer o projecto.
Não sei valores mas aponto para os 400 euros
Não sei valores mas aponto para os 400 euros
Learning is the goal!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 out 2009, 16:12
Boa noite,
75 euros devem ser os projectos de ITED (obrigatórios em todas a moradias) e 400 euros é para o eléctrico, isto sem ser necessário a aprovação da Certiel, só serve de guia para o instalador.
Isto é a minha maneira de trabalhar.
Cumprimentos,
TELMO RIBEIRO
75 euros devem ser os projectos de ITED (obrigatórios em todas a moradias) e 400 euros é para o eléctrico, isto sem ser necessário a aprovação da Certiel, só serve de guia para o instalador.
Isto é a minha maneira de trabalhar.
Cumprimentos,
TELMO RIBEIRO
Bom dia.
Este é o meu segundo post no forum, sendo que o primeiro foi a apresentação.
Não resisti a escrever neste tópico, porque acerta em cheio num dos meus problemas diários.
Tal como escrevi na minha apresentação, sou projectista por conta própria, mas também exerço direcção de obras.
A pergunta que deu origem a este tópico é pertinente. Claro que não se trata de um projecto de licenciamento, mas sim de um projecto de execução. Não é correcto um cliente ter um projecto de execução, mais que não seja para que todos os instaladores respondam da mesma forma ao orçamento?
Meus caros, alguém ganha dinheiro, para além do dono de obra, a executar um projecto ited por 60 ou 75 euros, que segundo as novas regulamentações tem que se deslocar á obra duas vezes e registar a visita no livro de obra e ainda sujeito a inspecções posteriores e para acabar bem a festa, a condição de fazer o tal projecto ited por 60 ou 75 euros é ainda oferecer o licenciamento da instalação eléctrica (vulgo ficha electrotecnica e termo de responsabilidade)!!!!!
Foi para isto que estudamos ou que trabalhamos durante anos e anos?
Com o devido respeito, mas um trolha não leva, pelo menos, 80 euros + iva por dia? Então porque um projecto custa 60 ou 75 euros? Isto está mau mas também fazemos por isso.
Ao caro colega que levantou o tópico, se levar o preço justo por um projecto de execução que inclui medições e estimativa orçamental, por certo não vai ganhar o trabalho e se quiser fazer o ited por 70 ou 75 euros, vai ter que oferecer a fichazinha electrotecnica e o termo de responsabilidade, caso contrario não fai fazer o trabalho. É assim que anda o nosso mercado. Preciso muito de ganhar dinheiro, mas nisso não alinho.
Ited para moradia, mínimo 200 a 300 euros e no caso das instalações eléctricas, licenciamento por ficha e termo e um pequeno projecto de execução para obra, também aponto os 400 euros.
Este é o meu segundo post no forum, sendo que o primeiro foi a apresentação.
Não resisti a escrever neste tópico, porque acerta em cheio num dos meus problemas diários.
Tal como escrevi na minha apresentação, sou projectista por conta própria, mas também exerço direcção de obras.
A pergunta que deu origem a este tópico é pertinente. Claro que não se trata de um projecto de licenciamento, mas sim de um projecto de execução. Não é correcto um cliente ter um projecto de execução, mais que não seja para que todos os instaladores respondam da mesma forma ao orçamento?
Meus caros, alguém ganha dinheiro, para além do dono de obra, a executar um projecto ited por 60 ou 75 euros, que segundo as novas regulamentações tem que se deslocar á obra duas vezes e registar a visita no livro de obra e ainda sujeito a inspecções posteriores e para acabar bem a festa, a condição de fazer o tal projecto ited por 60 ou 75 euros é ainda oferecer o licenciamento da instalação eléctrica (vulgo ficha electrotecnica e termo de responsabilidade)!!!!!
Foi para isto que estudamos ou que trabalhamos durante anos e anos?
Com o devido respeito, mas um trolha não leva, pelo menos, 80 euros + iva por dia? Então porque um projecto custa 60 ou 75 euros? Isto está mau mas também fazemos por isso.
Ao caro colega que levantou o tópico, se levar o preço justo por um projecto de execução que inclui medições e estimativa orçamental, por certo não vai ganhar o trabalho e se quiser fazer o ited por 70 ou 75 euros, vai ter que oferecer a fichazinha electrotecnica e o termo de responsabilidade, caso contrario não fai fazer o trabalho. É assim que anda o nosso mercado. Preciso muito de ganhar dinheiro, mas nisso não alinho.
Ited para moradia, mínimo 200 a 300 euros e no caso das instalações eléctricas, licenciamento por ficha e termo e um pequeno projecto de execução para obra, também aponto os 400 euros.
Certo, é a lei da oferta. Proferi "com devido respeito" antes de me referir ao trolha que tem tanto direito a ganhar a vida como nós, mas convenhamos, tendo gabinete de projectos legalizado, com facturas, despesas estrutura, descontos, contribuições, etc....como se tira proveito de um projecto de 70 euros?ohmico Escreveu:Boas,
é a lei da oferta e da procura!
Estas comparações com trolhas e afins são fabulosas.
ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Been thanked: 2 times
Boas,ohmico Escreveu:Boas,
é a lei da oferta e da procura!
Estas comparações com trolhas e afins são fabulosas.
ohmico
Concordo plenamente com o colega Fgomes.
Já agora uma questão para o colega Ohmico, faz projectos? Se fizer estou interessado, os seu valores são excelentes.
Agora é necessário saber se os projectos são em função de qualidade preço.
Existe muitos projectista que levam preços muito bons, depois analisa-se os projectos e não tem ponta por onde se pegue, depois em obra gasta se muito mais dinheiro e a obra não fica nada em condições.
Na minha opinião um bom projecto é caro e pouca a gente o faz, mas digo por experiencia propria, posso pagar bastante dinheiro num projecto mas em obra vou poupar esse mesmo dinheiro.
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Been thanked: 12 times
Boas, já vi vários projectos ITED de moradias em que os clientes pagaram cerca de 300€ pelo projecto ITED e no entanto estavam tão mal feitos como os outros que levam mais barato, o preço nem sempre é proporcional á qualidade do mesmo!
Última edição por Varejo em 23 jan 2011, 22:18, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 out 2009, 16:12
Boas,
Eu quando referi o preço de 75 euros foi e seguimento da conversa, porque eu mesmo não tendo gabinete de projecto e trabalhando em projectos só em part-time mas mesmo assim também levo mais!!!! Principalmente agora com o novo regulamento, ITED - 2ª edição, e se for uma hora a menos de 10Km da minha localidade, levo 150,00€. Mas também concordo com o colega "Varejo" que por vezes o preço não mostra a qualidade porque infelizmente tenho conhecidos desempregados que precisam de dinheiro e fazem esses projectos por 50 a 70 euros!!!!!! Quase não dá para a impressão!!!! E um deles faz projectos de ITED muito bons!!!!!!!!
Cumprimentos,
Chalamanov
Eu quando referi o preço de 75 euros foi e seguimento da conversa, porque eu mesmo não tendo gabinete de projecto e trabalhando em projectos só em part-time mas mesmo assim também levo mais!!!! Principalmente agora com o novo regulamento, ITED - 2ª edição, e se for uma hora a menos de 10Km da minha localidade, levo 150,00€. Mas também concordo com o colega "Varejo" que por vezes o preço não mostra a qualidade porque infelizmente tenho conhecidos desempregados que precisam de dinheiro e fazem esses projectos por 50 a 70 euros!!!!!! Quase não dá para a impressão!!!! E um deles faz projectos de ITED muito bons!!!!!!!!
Cumprimentos,
Chalamanov
-
- Curioso
- Registado: 17 jun 2008, 01:31
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Tudo seria mais simples se a ANACOM, OE e ANET definissem uma tabela de honorários mínimos para projetos ITED em função complexidade da instalação.
Cumps.
Cumps.
Já existe uma tabela de honorários, muito "antiguinha", mas que ninguem segue. Esta tabela não é só para a nossa área como também é extensível a outras especialidades.
São raros os gabinetes que têm clientes onde ainda conseguem fazer uso dessa tabela.
Pessoalmente, ainda a uso para método de cálculo, mas para ficar competitivo com os preços actuais, tenho que entrar com descontos adicionais na ordem do 70% e mesmo assim, nem sempre fico no pelotão da frente
São raros os gabinetes que têm clientes onde ainda conseguem fazer uso dessa tabela.
Pessoalmente, ainda a uso para método de cálculo, mas para ficar competitivo com os preços actuais, tenho que entrar com descontos adicionais na ordem do 70% e mesmo assim, nem sempre fico no pelotão da frente