Boa noite,
quando se utiliza um sistema de caminho de cabos será necessário prever uma esteira de caminho de cabo por cada tecnologia?
Pergunto também como efectuar o dimensionamento da calha necessária,
Obrigado.
Duvida caminho de cabos
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: Duvida caminho de cabos
podes usar espaçadores na mesma calha/esteira mas convem ir separados, e as secçoes devem corresponder à formula do manual ITED2 para calhas. isto para zonas colectivas, como colunas, salas tecnicas, garagens..
em redes individuais a tubagem (calhas inclusive) é partilhada por todas as tecnologias.
em redes individuais a tubagem (calhas inclusive) é partilhada por todas as tecnologias.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Boa noite,
obrigado pela resposta. Gostaria apenas de confirmar se a fórmula de cálculo da calha é correcta:
Su=2*sqrt(s1^2+s2^2+...+sn^2) esta é a que se encontra no manual.
No entanto na formação de ITED foi referido que deveria ser usada a seguinte: Su=2*(s1^2+s2^2+...+sn^2)
O único problema é que se utilizo a segundo obtenho secções úteis muito elevadas.
Por exemplo:
20 cabos UTP com d=6,5 mm
Logo tenho r=3,25 mm
s=pi*r^2=pi*(3,25^2)=34 mm
S=2*sqrt(20*34^2)=304 mm2. Se fixar a altura da aba a 60 mm divido o resultado obtido por este valor para obter a largura (L) da esteira, ja que S=L*Aba obtenho L=304/60=5 mm. Logo poderia usar uma esteira de 5 mm de largura? Ou no limite necessitaria de este espaço numa esteira compartimentada.
S=2*(20*34^2)=46240 mm2. Se fixar a altura da aba a 60 mm divido o resultado obtido por este valor para obter a largura (L) da esteira, ja que S=L*Aba obtenho L=46240/60=770 mm. Logo deveria usar uma esteira de mais de 770 mm de largura, o que me parece exagero....
Na altura da formação não me apercebi deste pormenor e agora fiquei com essa dúvida.
Obrigado.
obrigado pela resposta. Gostaria apenas de confirmar se a fórmula de cálculo da calha é correcta:
Su=2*sqrt(s1^2+s2^2+...+sn^2) esta é a que se encontra no manual.
No entanto na formação de ITED foi referido que deveria ser usada a seguinte: Su=2*(s1^2+s2^2+...+sn^2)
O único problema é que se utilizo a segundo obtenho secções úteis muito elevadas.
Por exemplo:
20 cabos UTP com d=6,5 mm
Logo tenho r=3,25 mm
s=pi*r^2=pi*(3,25^2)=34 mm
S=2*sqrt(20*34^2)=304 mm2. Se fixar a altura da aba a 60 mm divido o resultado obtido por este valor para obter a largura (L) da esteira, ja que S=L*Aba obtenho L=304/60=5 mm. Logo poderia usar uma esteira de 5 mm de largura? Ou no limite necessitaria de este espaço numa esteira compartimentada.
S=2*(20*34^2)=46240 mm2. Se fixar a altura da aba a 60 mm divido o resultado obtido por este valor para obter a largura (L) da esteira, ja que S=L*Aba obtenho L=46240/60=770 mm. Logo deveria usar uma esteira de mais de 770 mm de largura, o que me parece exagero....
Na altura da formação não me apercebi deste pormenor e agora fiquei com essa dúvida.
Obrigado.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
a 2ª formula está visivelmente mal..
a secçao util nunca poderia ser o dobro das secçoes de cada cabo ao quadrado.
uma aproximaçao erratica à formula do manual seria Su=2(S1+S2+S3..+Sn) isto para contas de cabeça em obra.. em projecto deve-se usar a formula do manual.
a secçao util nunca poderia ser o dobro das secçoes de cada cabo ao quadrado.
uma aproximaçao erratica à formula do manual seria Su=2(S1+S2+S3..+Sn) isto para contas de cabeça em obra.. em projecto deve-se usar a formula do manual.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
ja estive a fazer contas.. e ja sei onde estão os erros..
a formula do manual está mal. e a formula que te deram na formaçao tambem.
1º a formula do manual.
se queremos saber a secçao util, minima, a partir das secçoes de cada cabo, é simples.. é somar cada secçao e aplicar o factor de "margem de manobra"
neste caso ficamos com:
Su=2*(S1+S2+S3+..+Sn)
se quisermos saber a secçao util a partir dos diametros de cada cabo para saber o diametro util necessario, aí sim temos de usar a regra da raiz dos quadrados
Du= 1.8*sqrt(D1^2+D2^2+...+Dn^2)
a formula do manual está mal. e a formula que te deram na formaçao tambem.
1º a formula do manual.
se queremos saber a secçao util, minima, a partir das secçoes de cada cabo, é simples.. é somar cada secçao e aplicar o factor de "margem de manobra"
neste caso ficamos com:
Su=2*(S1+S2+S3+..+Sn)
se quisermos saber a secçao util a partir dos diametros de cada cabo para saber o diametro util necessario, aí sim temos de usar a regra da raiz dos quadrados
Du= 1.8*sqrt(D1^2+D2^2+...+Dn^2)
Obrigado pela resposta....
eu posso ter percebido mal a fórmula na altura e ter feito confusão com o quadrado das secções.
eu posso ter percebido mal a fórmula na altura e ter feito confusão com o quadrado das secções.