duvidas de disjuntores para wc

Responder
realtreal
Curioso
Curioso
Registado: 01 dez 2010, 23:19

duvidas de disjuntores para wc

Mensagem por realtreal »

boas antes de mais peço desculpa pela pergunta pois o meu curso e de electrotecnia, mas ja o tirei a 5 anos e nunca exerci electrecidade porque sempre estive ligado as telecomunicações(ptcom). o que eu queria saber era que se para cada wc se tem que ter um disjuntor de 30A(pergunto isto porque estou a remodelar a instalação electrica da minha casa)..

antes de mais obrigada a toda a ajuda
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Re: duvidas de disjuntores para wc

Mensagem por pedro_mendes »

Disjuntor não, mas se calhar quer dizer diferêncial de 30mA, sim este é obrigatório por lei, tdo que seja casas de banho, iluminação do exteiror, banheiras de hidromassagem é necessário diferêncial de 30mA. E já agora nas casas de banho, janelas de alumínio ou alguma canalização em metal é necessário a ligação ao terra.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
realtreal
Curioso
Curioso

Mensagem por realtreal »

sim ok esse diferencial serve apenas para desligar a rede apenas para essa tomada ou essa divisao caso tenha mais que uma tomada, certo? ja agora essa norma é recente certo???
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

É assim se tiver esse difêncial á cabeça toda a instalação fica protegida incluindo a casa de banho, se não quiser assim os circuitos das casas de babho têm que ficar protegidos com diferêncial de 30mA.

Cumprimentos,
Pedro Mendes
realtreal
Curioso
Curioso

Mensagem por realtreal »

sim mas por norma todas as instalações electricas ja tem um diferencial(privado) a entrada da instalação, o que eu pergunto e se por cada wc tem que ter o seu diferencial e se esse diferencial e apenas para tomadas ou se tambem inclui a iluminação.
TRouBLeMaKeR
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2007, 10:51

Mensagem por TRouBLeMaKeR »

Boa noite

Basta apenas um dif. de 30MA para as casas de banho existentes, com os respectivos disjuntores de 16A para as tomadas de wc e toalheiros eléctricos (no caso de existirem) e de 10A para a iluminação.

Cumprimentos
realtreal
Curioso
Curioso

Mensagem por realtreal »

ok essa parte ja percebi, entao basta ter so o diferencial de 300mA(ja li em foruns que e 30mA e tambem ja li que é 300mA, na instalação actual e de 300mA) a saida do geral e a entrada dos disjuntores. depois para o placa de induçao, frigorifico e forno os dijuntores tem de ser de 20A ou de 25A?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

TRouBLeMaKeR Escreveu:Boa noite

Basta apenas um dif. de 30MA para as casas de banho existentes, com os respectivos disjuntores de 16A para as tomadas de wc e toalheiros eléctricos (no caso de existirem) e de 10A para a iluminação.

Cumprimentos

Boas,

30MA não é a mesma coisa que 30mA.

ohmico
realtreal
Curioso
Curioso

Mensagem por realtreal »

sim eu sei e peço desculpa pelo engano quando disse 30MA queria dizer 30mA
Responder