Ligação de aquecedor de WC
Ligação de aquecedor de WC
Boas tardes amigos,
Tenho bastante jeito para bricolages, mas no que toca a electricidade sou um bastante leigo nesta matéria, e até algo medroso em fazer ligações com electricidade, pelo que gostava de expor aqui uma dúvida.
Comprei um daqueles aquecedores semi cerâmicos para WC, e surgiu-me uma pequena dúvida.
É o seguinte, fiz obras na WC, e pedi para me deixar um buraco no azulejo já com ligação à caixa de onde vai a electricidade para o tecto (caixa de junção??) para no futuro comprar um aquecedor. Como as obras foram no verão, não havia destes aquecedores à venda, ou seja, tenho que ser eu a montar. Comprei um, mas que trazia uma tomada normal. Cortei o fio, e meti mãos à obra.
Os srs das obras deixaram-me uma ligação com um fio preto e outro azul.
Nas instruções do candeeiro, diz que para fazer a ligação, tenho que ligar um dos fios à fase, e outro ao neutro.
Como calculei que o preto fosse o neutro (terra?), fiz as ligações dessa forma:
Neutro (do aquecedor) -> Preto
Fase (do aquecedor) -> Azul
Ele ficou a funcionar lindamente, mas não deixo de ter certas dúvidas existênciais, provavelmente básicas e ridiculas para quem percebe, e, para no futuro saber minimamente o que estou a fazer, aqui vai:
- Será que fiz a ligação bem?
- Como ver qual é fase na ligação da casa?
- Se na tomada, é indiferente ligar de uma forma ou ao contrário, porque é que ligando directamente aos fios tem que se respeitar a polaridade?!
Agradeço a paciência de quem puder responder.
Abraços e obrigadp.
Tenho bastante jeito para bricolages, mas no que toca a electricidade sou um bastante leigo nesta matéria, e até algo medroso em fazer ligações com electricidade, pelo que gostava de expor aqui uma dúvida.
Comprei um daqueles aquecedores semi cerâmicos para WC, e surgiu-me uma pequena dúvida.