Ligação de aquecedor de WC
Ligação de aquecedor de WC
Boas tardes amigos,
Tenho bastante jeito para bricolages, mas no que toca a electricidade sou um bastante leigo nesta matéria, e até algo medroso em fazer ligações com electricidade, pelo que gostava de expor aqui uma dúvida.
Comprei um daqueles aquecedores semi cerâmicos para WC, e surgiu-me uma pequena dúvida.
É o seguinte, fiz obras na WC, e pedi para me deixar um buraco no azulejo já com ligação à caixa de onde vai a electricidade para o tecto (caixa de junção??) para no futuro comprar um aquecedor. Como as obras foram no verão, não havia destes aquecedores à venda, ou seja, tenho que ser eu a montar. Comprei um, mas que trazia uma tomada normal. Cortei o fio, e meti mãos à obra.
Os srs das obras deixaram-me uma ligação com um fio preto e outro azul.
Nas instruções do candeeiro, diz que para fazer a ligação, tenho que ligar um dos fios à fase, e outro ao neutro.
Como calculei que o preto fosse o neutro (terra?), fiz as ligações dessa forma:
Neutro (do aquecedor) -> Preto
Fase (do aquecedor) -> Azul
Ele ficou a funcionar lindamente, mas não deixo de ter certas dúvidas existênciais, provavelmente básicas e ridiculas para quem percebe, e, para no futuro saber minimamente o que estou a fazer, aqui vai:
- Será que fiz a ligação bem?
- Como ver qual é fase na ligação da casa?
- Se na tomada, é indiferente ligar de uma forma ou ao contrário, porque é que ligando directamente aos fios tem que se respeitar a polaridade?!
Agradeço a paciência de quem puder responder.
Abraços e obrigadp.
Tenho bastante jeito para bricolages, mas no que toca a electricidade sou um bastante leigo nesta matéria, e até algo medroso em fazer ligações com electricidade, pelo que gostava de expor aqui uma dúvida.
Comprei um daqueles aquecedores semi cerâmicos para WC, e surgiu-me uma pequena dúvida.
É o seguinte, fiz obras na WC, e pedi para me deixar um buraco no azulejo já com ligação à caixa de onde vai a electricidade para o tecto (caixa de junção??) para no futuro comprar um aquecedor. Como as obras foram no verão, não havia destes aquecedores à venda, ou seja, tenho que ser eu a montar. Comprei um, mas que trazia uma tomada normal. Cortei o fio, e meti mãos à obra.
Nas instruções do candeeiro, diz que para fazer a ligação, tenho que ligar um dos fios à fase, e outro ao neutro.
Ele ficou a funcionar lindamente, mas não deixo de ter certas dúvidas existênciais, provavelmente básicas e ridiculas para quem percebe, e, para no futuro saber minimamente o que estou a fazer, aqui vai:
- Se na tomada, é indiferente ligar de uma forma ou ao contrário, porque é que ligando directamente aos fios tem que se respeitar a polaridade?!
Abraços e obrigadp.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 10 vezes
Re: Ligação de aquecedor de WC
quico Escreveu:Boas tardes amigos,
Abraços e obrigadp.
Em 1º lugar o aquededor não trazia uma tomada mas sim uma ficha, são cisas diferentes, tomada é o que tem nas paredes da habitação; o que é introduzido nessa aperelhagem e que os equipamentos têm é uma ficha.
Em casa, como em qualquer outro local o neutro é sempre o azul, a fase pode ser preto, castanho ou cinzento, se bem que em 99% das habitações a fase é preto, verde amarelo é sempre terra, que é diferente de neutro
Neutro - Azul
Fase - Preto ,castanho ou cinzento
Terra - Verde/Amarelo
A sua ligação do equipamento funciona, ao introduzirmos uma ficha numa tomada não sabemos se estamos a respeitar o neutro /neutro e fase/fase , mas como falamos de corrente alternada, nos equipamentos finais esse problema não se põe, no entanto se estamos a fazer as ligações , como é o caso numa caixa de ligações a concordância de cores deve ser respeitada.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Não deixo de fazer um reparo, de que esta instalação não foi realizada, de acordo com alguns conceitos minimos de segurança. Tratando-se de um WC (provávelmente com duche ou banheira), este circuito não está protegido, por meio de um diferencial de alta sensibilidade. Por outro lado apenas falou em neutro e fase, pressuponho que o terra não foi usado, logo não existe continuidade no circuito de terra e as massas do aparelho em questão. Mais ainda, o circuito foi "misturado" com o circuito de iluminação.
Dou os parabens às pessoas que tomam iniciativa, apresentam vontade de realizar o que podem e mostram de que massa somos feitos (por alguma razão já fomos donos de meio mundo...), mas antes de realizar tarefas futuras, apresente as dúvidas e realize o trabalho depois.
Sei que nos dias que correm, mais dificil é chamar profissionais para realizar o trabalho por razões económicas, mas tente ponderar e dar mais peso esta hipotese em situações futuras.
Dou os parabens às pessoas que tomam iniciativa, apresentam vontade de realizar o que podem e mostram de que massa somos feitos (por alguma razão já fomos donos de meio mundo...), mas antes de realizar tarefas futuras, apresente as dúvidas e realize o trabalho depois.
Sei que nos dias que correm, mais dificil é chamar profissionais para realizar o trabalho por razões económicas, mas tente ponderar e dar mais peso esta hipotese em situações futuras.
Grato pelas respostas.
@ezer:
Sim, uma ficha que eu cortei o cabo e descarnei um pouco dos fios.
Assim sendo, e se percebi bem, então montei os fios ao contrário, mas aquilo funciona simplesmente porque em casa temos corrente alternada...
@nelmindo
Antes de mais, eu gostaria apenas de referir que foi-me deixada a ligação assim pela pessoa que fez as obras, sendo que parti do principio que uma maneira correcta de o fazer seria assim. Não percebo muito de electricidade, mas precisamente porque não gosto de brincar com estas coisas, pesquisei pela net e encontrei este fórum.
Apenas falei em fase e neutro, porque o aquecedor apenas tem 2 fios, um azul bebé e outro castanho claro, neste caso, e segundo o amigo ezer, eu acabei por ligar o castanho claro ao azul e o azul bebé ao preto (erradamente).
Já agora para perceber a gravidade da situação, quais os riscos que corro ao ter o aquecedor ligado à iluminação?
Esse diferencial de alta sensibilidade, serviria concretamente para quê? Evitar curto circuito? Quais os riscos possíveis?
Mais uma vez obrigado pela vossa paciência.
Acredito que possa estar a fazer ou dizer barbaridades, mas quem não sabe é como quem não vê...
@ezer:
Sim, uma ficha que eu cortei o cabo e descarnei um pouco dos fios.
Assim sendo, e se percebi bem, então montei os fios ao contrário, mas aquilo funciona simplesmente porque em casa temos corrente alternada...
@nelmindo
Antes de mais, eu gostaria apenas de referir que foi-me deixada a ligação assim pela pessoa que fez as obras, sendo que parti do principio que uma maneira correcta de o fazer seria assim. Não percebo muito de electricidade, mas precisamente porque não gosto de brincar com estas coisas, pesquisei pela net e encontrei este fórum.
Apenas falei em fase e neutro, porque o aquecedor apenas tem 2 fios, um azul bebé e outro castanho claro, neste caso, e segundo o amigo ezer, eu acabei por ligar o castanho claro ao azul e o azul bebé ao preto (erradamente).
Já agora para perceber a gravidade da situação, quais os riscos que corro ao ter o aquecedor ligado à iluminação?
Esse diferencial de alta sensibilidade, serviria concretamente para quê? Evitar curto circuito? Quais os riscos possíveis?
Mais uma vez obrigado pela vossa paciência.
Acredito que possa estar a fazer ou dizer barbaridades, mas quem não sabe é como quem não vê...
ligaste um aparelho destinado a circuito de tomadas ao um circuito de iluminaçao,repara no quadro que os valores dos disjuntores tem valores diferentes.
Que está mal já percebi.jomc Escreveu:ligaste um aparelho destinado a circuito de tomadas ao um circuito de iluminaçao,repara no quadro que os valores dos disjuntores tem valores diferentes.
O que gostava de saber é o que pode acontecer ficando aquilo assim, e como posso então mudar aquilo para ficar bem...
Teria que se fazer uma ligação directamente ao quadro, com disjuntor próprio?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
viva.
o que está mal é que o fio de alimentação ao circuito de iluminação é de 1,5mm2 enquanto que os circuitos de tomadas são em 2,5mm2.
Portanto, tratando-se de um aquecedor, deveria ser ligado a circuitos de tomadas.
O que pode acontecer?
Se a carga pedida for muita, o fio começa a aquecer e o disjuntor da iluminação dispara.
Pode-se dar o risco de incêndio por aquecimento (em casos extremos).
o que está mal é que o fio de alimentação ao circuito de iluminação é de 1,5mm2 enquanto que os circuitos de tomadas são em 2,5mm2.
Portanto, tratando-se de um aquecedor, deveria ser ligado a circuitos de tomadas.
O que pode acontecer?
Se a carga pedida for muita, o fio começa a aquecer e o disjuntor da iluminação dispara.
Learning is the goal!!
Boas caro amigo,gemini Escreveu:viva.
O que pode acontecer?
Neste caso, trata-se de um aquecedor semi-cerâmico, que faz 1300w ou 2000w, e a utilização é de cerca de 5 ou 6 minutos seguidos, sendo que ele desliga-se sozinho quando chega à temperatura alvo.
Por precaução vou apenas usá-lo a 1300w.
A alternativa seria partir o azulejo e mudar a ligação. Infelizmente foi o responsável pela remodelação da wc que me deixou aquilo assim, pelo que foi de facto por minha ignorância, senão não teria permitido as ligações assim.
Grato pela resposta
é assim so tens uma solução se essa caixa tiver tubagem (muita era ignoranlia da pessoa que fez esse serviço e nao pos tubagem) e passas cabos directos de 2,5mm (3 cabos apesar de o aquecedor so ter os dois) e poes um diferencial de 30mA so para essa tomada, mas saliento que isso apenas deva ser feito por alguem um pouco mais entendido da materia
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Boas,
as asneiras já estão feitas portanto há que verificar os perigos que se estáo a correr:
1- Não foi aínda confirmado se o circuito tem protecção diferencial ou não. Não tendo, este é o mair erro, pois, independentemente de ir instalar aquecedor ou não, deve ser instalado o referido de 30mA, no quadro.
2- Foi dito que o aquecedor não possui condutor de terra, nesse caso deve tratar-se de equipamento com duplo isolamento, portanto por aqui não há problema por falta de terra, não podendo ser dito o mesmo em relação ao circuito de iluminação.
3- Quanto ao facto do aquecedor estar a ser ligado num circuito de iluminação (1,5mm2), não está correcto como é evidente, mas tratando-se de uma instalação já executada (mal), cuja alteração iria provocar grande "lavoura" não vejo qualquer perigo desde que o disjuntor deste circuito seja, como é de esperar, de 10A. O máximo que pode acontecer é o referido disparar quando a carga no circuito for excessiva.
PS. Moral da história, o que será realmente importante verificar é a existência, ou não, do interruptor diferncial.
ohmico
as asneiras já estão feitas portanto há que verificar os perigos que se estáo a correr:
1- Não foi aínda confirmado se o circuito tem protecção diferencial ou não. Não tendo, este é o mair erro, pois, independentemente de ir instalar aquecedor ou não, deve ser instalado o referido de 30mA, no quadro.
2- Foi dito que o aquecedor não possui condutor de terra, nesse caso deve tratar-se de equipamento com duplo isolamento, portanto por aqui não há problema por falta de terra, não podendo ser dito o mesmo em relação ao circuito de iluminação.
3- Quanto ao facto do aquecedor estar a ser ligado num circuito de iluminação (1,5mm2), não está correcto como é evidente, mas tratando-se de uma instalação já executada (mal), cuja alteração iria provocar grande "lavoura" não vejo qualquer perigo desde que o disjuntor deste circuito seja, como é de esperar, de 10A. O máximo que pode acontecer é o referido disparar quando a carga no circuito for excessiva.
PS. Moral da história, o que será realmente importante verificar é a existência, ou não, do interruptor diferncial.
ohmico