Comutador Automático

Responder
nlourenco
Curioso
Curioso
Registado: 02 nov 2010, 10:14

Comutador Automático

Mensagem por nlourenco »

O problema é o seguinte:
Uma bomba de vácuo trifásica, com uma determinada sequência de fases gira num sentido(produz vácuo para uma cisterna) e na outra gira no sentido oposto (enche a cisterna de ar). A bomba só está destinada a rodar num sentido, ou seja a produzir vácuo. O problema é que nem todas as tomadas onde a mesma é conectada, estão com a mesma sequência de fases, girando por vezes no sentido oposto ao que é suposto girar, e tendo um comutador manual para inverter o sentido, por forma a que fique a produzir vácuo. O que me foi pedido, foi para tentar arranjar um dispositivo automático, que supere o comutador manual. Isto é, que detecte a sequência de fases, e se for a errada, que inverta a mesma por forma a produzir vácuo.

Alguém conhece este dispositivo e onde o posso adquirir??

O meu obrigado,

Nuno Lourenço
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Comutador Automático

Mensagem por Mário »

Boas

Montas um sequenciador de fases (com assimetria ou não)

Ps: Há bombas se rodarem em sentido inverso partem as palhetas. Nem todas podem fazer de compressor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nlourenco
Curioso
Curioso

Mensagem por nlourenco »

Eh pa obrigadão. Eu tive a ver detectores de sequência de fase, se as fases tiverem na sequência certa, tudo bem, agora se as fazes inverterem, eles cortam a alimentação ao motor. E não é isso que eu quero, o que eu quero é que ele detecte se a fase está trocada ou não, e se estiver que comute uma das fases para produzir a sequência correcta.

Os sequenciadores de fase fazem isso? Se sim sabes onde posso encontrar?

Mais uma vez obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
nlourenco Escreveu:Eh pa obrigadão. Eu tive a ver detectores de sequência de fase, se as fases tiverem na sequência certa, tudo bem, agora se as fazes inverterem, eles cortam a alimentação ao motor. E não é isso que eu quero, o que eu quero é que ele detecte se a fase está trocada ou não, e se estiver que comute uma das fases para produzir a sequência correcta.
Os sequenciadores de fase fazem isso? Se sim sabes onde posso encontrar?
Mais uma vez obrigado.
Se as fases estiverem correctas o contacto de saida dá para um lado, se as fases estiverem trocadas o contacto está para o outro lado. Tem contacto inversor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nlourenco
Curioso
Curioso

Mensagem por nlourenco »

É precisamente isso que preciso. Sitíos onde se vendam sabes?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Rexel e muitos outros
nlourenco
Curioso
Curioso

Mensagem por nlourenco »

O meu muito obrigado!

Os meus cumprimentos,

Nuno Lourenço
Responder

Voltar para “Dúvidas”