Disparo do diferencial

ribazzzz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 31 out 2010, 21:39

Disparo do diferencial

Mensagem por ribazzzz »

Desde que instalei uns candeeiros que o diferencial por vezes dispara.
Antes de disparar, dá a ideia que há micro falhas de energia(a tv liga e desliga momentaneamente)
O que é estranho é que apenas acontece quando tenho a rede de casa mais sobrecarregada em casa. Por exemplo quando utilizo a maquina de secar e ferro de passar ao mesmo tempo.

Antes disso nunca senti qualquer problema o que me leva a crer que deve haver algum problema na instalação dos candeeiros.

Nesse sentido gostaria que me ajudassem nas seguintes duvidas:
1 - Na vossa opinião será um problema com a instalação dos candeeiros?
2- Se sim, há alguma forma de identificar o que está avariado/ mal instalado?

Desde já obrigado pela vossa ajuda :-)
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 mar 2008, 10:45

Re: Disparo do diferencial

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
A instalação de candeeiros poderá provocar o disparo do diferencial, já as falhas momentâneas de energia na TV são mais estranhas.
Vejamos: Quando se instalam candeeiros, fazem-se furos. Por vezes, esses furos "apanham" os tubos onde passam os fios eléctricos. Se acontecer tirar o isolamento aos fios, provoca uma passagem(fuga de corrente) o que faz desligar o diferencial.
Já as micro falhas de energia, podem dever-se a algum fio mal apertado no circuito o que em principio não terá a ver com a instalação dos candeeiros.
Dicas para solucionar o problema:
Verificar aperto dos fios no quadro eléctrico.(disjuntores e barramentos de neutro e terra)
Verificar rigidez da ligação nas caixas dos circuitos afectados(os que têm micro falhas)
Verificar se os furos de fixação dos candeeiros não furaram nenhum fio

Como qualquer avaria, poderá ser fácil ou difícil de detectar, por isso, boa sorte.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
nlourenco
Curioso
Curioso
Registado: 02 nov 2010, 10:14

Mensagem por nlourenco »

Boas,

que tipo de luminária é? e que lâmpadas usam?

os meus cumprimentos,

Nuno Lourenço
ribazzzz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ribazzzz »

São uns candeeiros de metal (dos do AKI) (com fase, neutro e terra)as lampadas são economizadoras de energia 11w.

Obrigado :-)
nlourenco
Curioso
Curioso

Mensagem por nlourenco »

Ora bem, as lampas economizadoras, são um pau de dois bicos. Agora parece que entrou aí uma onda de que, quem não usa lâmpadas economizadoras não é amigo do ambiente. Mas ninguém divulga as desvantagens, estas lâmpadas ditas economizadoras, são um autêntico poluidor eléctrico, causando cavas de tensão, interrupções momentâneas, etc, etc, etc. Portanto cautela na quantidade de lâmpadas ditas economizadoras (tubulares fluorescentes, fluorescentes compactas etc) que se utiliza numa instalação. Já agora quantas destas lâmpadas é que tem na sua instalação?

O ferro e a máquina de secar, não me parece que sejam o problema, visto que são práticamente cargas resistivas, com um factor de potência muito perto da unidade.

Para saber se a causa dessa perturbação, se deve ao excesso de lâmpadas economizadoras, aconselho-o a fazer uma monitorização de qualidade de energia. O único problema é que para isso precisa de um aparelho analisador da qualidade de energia, e esses aparelhos não são própriamente baratos (cerca de 5000 euros cada um), sugiro que peça a alguém conhecido que tenha, normalmente as grandes empresas têm, se conhecer alguém da empresa, certamente que o emprestam.

Os meus cumprimentos,
Nuno Lourenço
ribazzzz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ribazzzz »

Tenho lá algumas lampadas das antigas e vou experimentar... As de 11 w economizadoras ainda por cima lampadas foram compradas no chines !!!! :?

Obrigado pela dica :-)
nlourenco
Curioso
Curioso

Mensagem por nlourenco »

Uii, então se são do chinês, acho que está mais que encontrado o problema, isso não é poluição eléctrica, isso é um "cancro" para a instalação. Experimente trocar as lâmpadas como disse, e veja se fica resolvido.

Os meus cumprimentos,
Nuno Lourenço.
ribazzzz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ribazzzz »

Essa poluição electrica pode acontecer mesmo com as lampadas desligadas ?
nlourenco
Curioso
Curioso

Mensagem por nlourenco »

Deixo em anexo a resposta.
Anexos
lâmpadaseconomizadoras.doc
(128 KiB) Transferido 129 vezes
ribazzzz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ribazzzz »

Infelizmente o meu profile não tem permissões para ver os files anexos !!!

Obrigado pela ajuda Nuno :-)
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

nlourenco Escreveu:Uii, então se são do chinês, acho que está mais que encontrado o problema, isso não é poluição eléctrica, isso é um "cancro" para a instalação. ....
Boas.
Adoro teorias da bomba.
Então ter lâmpadas economizadoras, provoca falhas na rede?Uau, que potentes elas devem ser para que possam provocar interferências na rede a ponto de criarem falhas de tensão para provocar a tal oscilação nas lâmpadas convencionais.
Que as lâmpadas economizadoras irradiam frequência não é novo, mas para quem liga com campo radioelectrico, sabe que quanto mais alta a frequência, mais prejudicial é.
Ora, essa dita lâmpada, irradia cerca de 35Khz, e a uma potencia irrisória. Se faz mal? Claro que sim, mas desfaça-se então de qualquer telemóvel, qualquer computador portátil, ou de qualquer router sem fios. Num misero router sem fios, a frequência é 2.4Ghz(2.400.000.000 HZ) e com potencias que podem chegar aos 800mW(sim, quase um Watt).
Ah, já me esquecia: os carregadores de telemóvel, também chegam a irradiar 200 e tal Khz. Deixem portanto de carregar o telemóvel...
Resumindo: Deixei dicas no 1º post que pelos comentários, não foram seguidas e nem consideradas. Continuem a reinventar a roda com teorias absurdas em vez de se focarem na resolução do problema.

PS: Lâmpadas dos chineses, já tenho algumas há muito tempo, e ainda a funcionar. Tal como nas ditas marcas de referencia, há várias tonalidades de cor, basta saberem comprar.(já comprei Philips cor de rosa por branco.Gostam??)
Sobre as ditas chinesas serem lixo, tenho a dizer: comprei 4 lâmpadas Osram(marca conceituada e tal) e nenhuma delas me fez um ano de funcionamento, avariando a primeira pouco depois de 3 meses.
Boa sorte na reparação pela remoção de lâmpadas economizadoras. Ah, e cuidado com as radiações das lâmpadas.
Abraço
nlourenco
Curioso
Curioso

Mensagem por nlourenco »

Aconselho vivamente a leitura do "Manual da Qualidade da Energia Eléctrica" publicado pela EDP, ao sr Patinho Feio.

Primeiro, estou a trabalhar na área, actualmente a fazer um estudo no Metropolitano de Lisboa, precisamente á Qualidade da Energia Eléctrica. Qual não é o espanto, quando várias escadas mecânicas, motores de bombagem e ventilação, disparam sem razão aparente. Ora bem, o problema está, no facto de os sistemas de escadas mecânicas, de ventilação e bombagem, estarem pendurados no mesmo circuito da iluminação. E qual é a composição dessa iluminação? Ora lá está, as nossas "amigas" lâmpadas economizadoras. Desligando o sistema de iluminação temos uma sinusoide quase perfeita, com uma valor RMS de tensão estável. Ligando a iluminação a onda de tensão do circuito passou de sinusoidal a uma forma amorfa, o Valor RMS de tensão passou de estável a instável, PROVOCANDO cavas e sobretensões na tensão da rede, e levando os aparelhos descritos acima a disparar.

E atenção eu não disse que o problema era das lâmpadas, eu disse que no caso extremo da utilização de várias destas lâmpadas numa instalação poderia ocorrer esse problema!

Experimente ligar umas 8 lâmpadas dessas num mesmo circuito, e depois conte-me o que aconteceu. Principalmente se forem dos chineses!

E atenção aquele anexo que coloquei, encontrei por aí pela rede, achei um exagero a frequência, mas lá está também não lido com frequências. Foi só um titulo exemplificativo!

Com os meus cumprimentos,

Nuno Lourenço
ribazzzz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ribazzzz »

Obrigado aos 2 pela ajuda.... :-)
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

anda por aqui muita confusão... e excesso de teoria.

ohmico
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas.
Para terminar este assunto, e como direito de resposta que tenho, leiam os posts de todo o tópico e tirem as conclusões de quem disse o quê.
Quando alguém me mostrar uma instalação com 20 lâmpadas economizadoras(podem ser dos chineses para ficar a experiência mais barata) que provoque oscilação no brilho de uma lâmpada incandescente(todas no mesmo circuito) eu acredito e converto-me a teoria da bomba.
Esse é o problema: A oscilação da tensão e consequentemente do brilho das lâmpadas incandescentes.
Todos sabemos que qualquer fonte comutada provoca harmónicos na rede, agora daí a alterar brilho nas lâmpadas incandescentes...
Em resolução do problema, continuo a apostar num fio cortado ou mal apertado. Provavelmente um fio de neutro.
ohmico Escreveu:Boas,
anda por aqui muita confusão... e excesso de teoria.
ohmico
E post's desnecessários e que em nada ajudam na resolução do problema também.
Abraço
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”