Antes de mais, devo esclarecer que não percebo nada de instalações eléctricas.
Por isso mesmo, gostava que alguém do forum, por favor, me esclarecesse do seguinte:
Há uns meses, tive alguns problemas com o disjuntor da EDP no meu quadro eléctrico que se desligava sempre que tivesse, por exemplo, as máquinas de lavar roupa e loiça ligadas em simultâneo. A potência contratada é de 30A. Substituíram o disjuntor mas o problema manteve-se, salvo erro para pior. O técnico da EDP fez ligações directas para testar se era problema na minha instalação. Ora o meu quadro tem 36 disjuntores e nunca dispararam com esta ligação directa. Assim permaneceu por mais de um mês, até que o técnico se apresentou com um novo disjuntor, dizendo que com este não teria problemas, porque era um disjuntor não diferencial. Assim foi, nunca mais tive problemas de disparo dos disjuntores. Acontece que contei isto a um amigo e ele disse-me que esses disjuntores são perigosos. Hoje fui ver o quadro e, de facto, lá diz: "atenção- disjuntor não diferencial".
Ora, o que eu gostava que me explicassem é se de facto este disjuntor se torna perigoso ou se, pelo facto de ter no meu quadro 36 disjuntores, depois do da EDP, não corro quaisquer riscos de choque eléctrico ou de queimar aparelhos.
Obrigado ao forum,
Disjuntor não diferencial
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Disjuntor não diferencial
Recomendo que solicite a ajuda de um técnico, já que existem suspeitas de que a sua instalação não esteja protegida contra contactos indirectos.
Não é da responsabilidade da EDP, proteger as instalações dos clientes. Aquilo que EDP andou a mexer, é um equipamento que é deles e serve para limitar a potência que entra em sua casa, de acordo com o contrato efectuado.
Não é da responsabilidade da EDP, proteger as instalações dos clientes. Aquilo que EDP andou a mexer, é um equipamento que é deles e serve para limitar a potência que entra em sua casa, de acordo com o contrato efectuado.
Neste momento essa instalação não está protegida contra contactos indirectos, penso ser do seu total interesse a rectificação da situação mais rápido possível!
Boa noite,
O que anteriormente tinha a montante da sua instalação eléctrica era um dispositivo de entrada diferencial e adjusante os disjuntores de protecção contra sobreintensidades.
Agora passou a ter um disjuntor de entrada não diferencial e e adjusante os disjuntores de protecção contra sobreintensidades, sendo que entre estes dois dispositivos se deve instalar um dispositivo diferencial. Será este dispositivo que fará a protecção das pessoas contra choques eléctricos.
Fale com um técnico responsável que ele resolve-lhe o problema.
Espero ter ajudado.
O que anteriormente tinha a montante da sua instalação eléctrica era um dispositivo de entrada diferencial e adjusante os disjuntores de protecção contra sobreintensidades.
Agora passou a ter um disjuntor de entrada não diferencial e e adjusante os disjuntores de protecção contra sobreintensidades, sendo que entre estes dois dispositivos se deve instalar um dispositivo diferencial. Será este dispositivo que fará a protecção das pessoas contra choques eléctricos.
Fale com um técnico responsável que ele resolve-lhe o problema.
Espero ter ajudado.