AJUDA PROJ. ITED (URG.)

jmgaspar1
Curioso
Curioso
Registado: 11 abr 2010, 22:14

AJUDA PROJ. ITED (URG.)

Mensagem por jmgaspar1 »

Caros Colegas,

Estou a fazer um projecto ITED para um edificio que vai sofrer alterações. A memória descritiva do projecto de arquitectura diz o seguinte:

"O prédio encontra-se em regime de propriedade horizontal e é constituído por quatro fracções, com uma superfície coberta de 187.00 m2.
A intervenção desenvolve-se ao nível das fracções designadas pelas letras A e C, caracterizadas por: R/C para habitação com quatro divisões, cozinha, despensa, instalação sanitária e varanda; Cave esquerda para arrumos com três espaços e terraço; respectivamente.
A intervenção tem por objectivo a alteração das duas fracções quer na sua estrutura funcional e morfológica, quer no seu uso.
Em relação à fracção A é proposta a reformulação de todo o espaço interior de modo a albergar um salão de cabeleireiro. No que respeita à fracção C, a pretensão tem por objectivo criar uma habitação de tipologia T1
...."

Ou seja, é um edificio antigo com 4 fracções todas com porta para a rua e sem zonas comuns, as fracções A e C pertencem ao requerente do projecto mas não têm ligação, a fracção B é o posto dos correios da vila e a fracção D a cave dos correios e ambos não fazem parte do projecto.

O que tenho em mente é o seguinte:

Uma CVM no passeio para as duas fracções.

- Fracção A (salão de cabeleireiro - edificio comercial?????) 3 tubos de 50mm da CVM à CEC e 3 tubos de 40mm da CEC ao ATI, rede de PC e rede de CC. (FO ???).

- Fracção C (T1) 3tubos de 40mm da CVM à CEC e 3 tubos de 40mm da CEC ao ATI, depois o habitual num edificio residencial.

Agradecia alguma ajuda ou opinião pois estou bastante baralhado.

Cumprimentos
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 27 abr 2009, 18:38

Re: AJUDA PROJ. ITED (URG.)

Mensagem por Ferreira Cruz »

Uma CVM no passeio para as duas fracções.

- Fracção A (salão de cabeleireiro - edificio comercial?????) 3 tubos de 50mm da CVM à CEC e 3 tubos de 40mm da CEC ao ATI, rede de PC e rede de CC. (FO ???).

- Fracção C (T1) 3tubos de 40mm da CVM à CEC e 3 tubos de 40mm da CEC ao ATI, depois o habitual num edificio residencial.

Agradecia alguma ajuda ou opinião pois estou bastante baralhado.

Cumprimentos[/quote]

Boas;
Estou mais "habituado" a moradias, mas vou tentar dar a minha opinião:
- Não havendo serviços comuns, parece-me que não á necessidade de colocar ATE exterior, visto serem 4 fracções autonomas.
- A opcção da CVM para as 2 fracções parece-me bem. Apenas depois escolher bem, em função das saídas necessárias;
-Parece-me que sim, considera-se o cabeleireiro como "comercial", e sendo assim, acho que não é necessário (nem obrigatório) rede de fibra óptica. Só se houvesse PDs é que tunham que estar interligados pelas 3 tecnologias, o que não é o caso.
- Para a fracção residencial, concordo com os 3 tubos da CVM á CEC, mas discordo com os 3 da CEC ao ATI; penso que são só 2; O resto é o habitual: ZAP, com fibra, rede CC e PC pelas divisões, como uma moradia..
Pelo menos para já é o que posso ajudar; :)
Abraço
Ferreira Cruz
jmgaspar1
Curioso
Curioso

Mensagem por jmgaspar1 »

Obrigado pela opinião/ajuda. Também estou mais habituado a moradias, mas penso que a solução que apresentei para este caso é a melhor, pelo menos na minha perspectiva, no entanto gostaria de contar com a opinião de colegas, pois é sempre uma ajuda construtiva.
Em relação à tubagem da CEC ao ATI o regulamento refere como mínimo 2 tubos de 40mm, eu costumo colocar 3 tubos de 40mm para fazer a separação de CC, PC e FO.

Cumprimentos.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

na minha perpectiva, sendo um lote, um edificio colectivo, apesar de nao ter zonas comuns, seria com um ATE. na realidade seria apenas um "armario de passagem" com os repartidores, e sem equipamentos activos. a pat viria ao ATE e depois para cada fracçao.

na pratica, é mais facil fazer de conta que sao edificios independentes.

no ited2, para o ATI, no caso de ATE, basta um tubo de 40mm.
Eng. de electrónica e telecomunicações
jmgaspar1
Curioso
Curioso

Mensagem por jmgaspar1 »

Obrigado pela opinião, também é uma solução que pensei mas visto tratar-se de fracções independentes pretendo mesmo "separar as coisas", até porque apesar de serem do mesmo dono amanha pode mudar e assim estava tudo separado.
Sendo assim e fazendo essa separação terei de fazer duas fichas electrotécnicas???

Cumprimentos.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas...
Tenho agora um projecto para fazer de 2 moradias geminadas. Vai "mais ou menos" de encontro a esta situação. No meu caso, trata-se de de um edício, com 2 fracções autonomas, com 2 entradas distintas e sem zonas comuns. Vou fazer um único projecto ited, (1 único processo), com os desenhos de cada uma das moradias diferentes. Resumindo: 2 ATIs, 2 CEMUS. A minha dúvida está na CVM. Penso não ter lógica estar a colocar 2 distintas; o melhor será 1, para as duas, mas com a CVM a ter "capacidade" de derivação.
Com as fichas electrotécnicas é o mesmo: um termo, com 2 fichas electrotécnicas distintas.

Abraço
Ferreira Cruz
jmgaspar1
Curioso
Curioso

Mensagem por jmgaspar1 »

Pois eu estou a fazer da mesma maneira, pois trata-se também de um só precesso mas estou a separar tudo. A unica diferença é no salão de cabeleireiro que não vou meter FO. Em relação à CVM acho que tem toda a lógica só uma, caso contrario andavamos a minar os passeios de CVM.
Em relação às fichas electrotécnicas eu costumo anexar a declaração da ANET, só que neste caso não sei como fazer, pois é um só projecto, para duas fracções independentes, logo tenho de fazer duas fichas?????

Obrigado.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

jmgaspar1 Escreveu:Em relação às fichas electrotécnicas eu costumo anexar a declaração da ANET, só que neste caso não sei como fazer, pois é um só projecto, para duas fracções independentes, logo tenho de fazer duas fichas?????
Boas;
Sim, penso que sim, um termo, 2 fichas, 1 para cada fracção...é como diz nas fichas"uma por ramal, entrada ou chegada"

Abraço!
Ferreira Cruz
jmgaspar1
Curioso
Curioso

Mensagem por jmgaspar1 »

Obrigado pela ajuda, vou fazer duas e uma só declaração da anet.

Abraço.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

se tratam o edificio como 2 fracçoes independentes, fazendo de contas que sao 2 edificios distintos, devem ser 2 projectos distintos..
jmgaspar1
Curioso
Curioso

Mensagem por jmgaspar1 »

Boas, essa questão é a minha maior dúvida. Ao nível de arquitectura e outras especialidade vai entrar na Câmara como um único processo, ou seja, 1 único projecto para cada especialidade, no ITED eu estava a fazer como disse em cima mas reunido tudo no mesmo projecto.

Cumprimentos
nunoski
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Has thanked: 1 time

Mensagem por nunoski »

Boas,

Apenas para informação.

Já realizei um projecto ITED de 2 moradias geminadas e entreguei apenas 1 processo/projecto ITED (incluía desenhos e cálculos para cada moradia e 1 memória descritiva para ambas moradias).

Cumps.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

se for 1 lote, uma moradia, mesmo que seja em banda, é um unico edificio, numa urbanizaçao ou num condominio privado..
se um unico lote tiver um edificio sendo este fraccionavel, é um processo, um projecto. sendo colectivo, deveria-se usar ATE, já que cada edificio deve ter apenas uma entrada do operador, e apenas uma pat.

ja sabemos que a camara aceita o que lhes enviarmos, desde que tenha la o termo, está tudo bem.. ate podemos fazer um predio de 10 andares com 10 CEMUs e 10 PATs, é preciso é o projectista saber justificar e fundamentar à anacom as suas decisoes numa possivel auditoria...
jmgaspar1
Curioso
Curioso

Mensagem por jmgaspar1 »

Sim, mas o que estou a tentar fazer é cumprir com a melhor solução possivel. Porque esta parte não está bem clarificada para mim e estou a pedir a ajuda aos colegas que já possam ter encontrado alguma situação parecida ou com mais experiência. O próprio Manual Ited 2 diz o seguinte:

"Nas situações em que não existam partes comuns no edifício, como por exemplo nas moradias desenvolvidas em altura
(andar-moradia), poderá ser considerada a existência de um ATE exterior, com índice de protecção adequado às condições a
que possa estar sujeito. Este ATE exterior poderá ser localizado na fachada do edifício, ou no muro limite da propriedade, ou
em qualquer outro local que seja comum; a opção tomada deve ser devidamente justificada pelo projectista.
A possível inexistência de Quadro Eléctrico de Serviços Comuns inviabiliza a instalação de tomadas eléctricas no interior do
ATE. Nesta situação é admissível a existência de CEMU para os fogos residenciais e de ATE para os outros tipos de fogos
."

Cumprimentos.
Ferreira Cruz
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas!

Tb já fiz projecto de uma moradia geminada e fiz do mesmo modo: 1 processo, com plantas e desenhos distintos e uma memória. Penso que em parte tem toda a lógica ser assim, porque, por exemplo num edificio com 2 andares e 4 fracções autonomas, teriamos que fazer 4 projectos distintos, havendo ou não serviços comuns. Penso que a dúvida maior é as zonas comuns. Estamos habituados a normalmente, os edificios terem zonas comuns; nos casos em que não os há, é da mesma forma, mas sem zonas comuns (coluna)..é só uma opinião!
Abraço e bom fim de semana!:)
Ferreira Cruz
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”