Cálculo da Potência de um Gerador

Responder
manolo19720075
Curioso
Curioso
Registado: 16 set 2010, 00:56
Been thanked: 1 time

Cálculo da Potência de um Gerador

Mensagem por manolo19720075 »

Caros Colegas.
tenho um grupo de 4 electrobombas, com uma potência individual de 22kw, cada, qual a potência necessária do gerador a adquirir.
Carlos Palma
"o sucesso de cada um é ir de fracasso em fracasso sem perder ânimo"
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Re: Cálculo da Potência de um Gerador

Mensagem por jose cardoso »

manolo19720075 Escreveu:Caros Colegas.
tenho um grupo de 4 electrobombas, com uma potência individual de 22kw, cada, qual a potência necessária do gerador a adquirir.
Carlos Palma
boas, para nao trabalhar mesmo no limite, eu aconselhava um de 100kva
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

jose cardoso Escreveu:
Carlos Palma
Os 100kVA podem não chegar! Tem ideia do cos fi com que as bombas vão funcionar? Se tiverem um regime de carga variável o cos fi varia com a carga e será tanto mais próximo da unidade quanto mais a carga se aproximar da carga nominal das electrobombas!!!

Por exemplo se o cos fi de cada bomba for de 0.8 a potência no caso mais desfavorável (todas as electrobombas a funcionarem ao mesmo tempo) será de: 110kVA [ (22kW/0,8)x4 ].
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jose cardoso
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 jun 2010, 09:21
Been thanked: 2 times

Mensagem por jose cardoso »

joaoosvaldo Escreveu:
jose cardoso Escreveu:
Carlos Palma
Os 100kVA podem não chegar! Tem ideia do cos fi com que as bombas vão funcionar? Se tiverem um regime de carga variável o cos fi varia com a carga e será tanto mais próximo da unidade quanto mais a carga se aproximar da carga nominal das electrobombas!!!

Por exemplo se o cos fi de cada bomba for de 0.8 a potência no caso mais desfavorável (todas as electrobombas a funcionarem ao mesmo tempo) será de: 110kVA [ (22kW/0,8)x4 ].

eu aprendi que NORMALMENTE nada, ou quase nada trabalhao a 100%, ou seja nunca nada esta a "full", entao 110kva * .8 = 88kva + 15% = (tolerancia) 101kva. dai o meu raciocinio, 100kva.
pela minha EXPERIENCIA, in "loco" e nao no papel, sei que 100kva CHEGA.
manolo19720075
Curioso
Curioso

arrancando as bombas em estrela e passando depois a triângulo, seguro que um gerador de 100KVA, chega ????
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Acho que ainda ninguém fez as perguntas que se impõem:

- Que tipo de electrobombas são (combate a incêndios, hidropressoras, etc)?
- Quais as carateristicas das electrobombas (corrente nominal, de arranque e cos fi)
- É possível que arranquem ao mesmo tempo?

Se for possível que arranquem ao mesmo tempo nem 110kVA chegam.

Realmente quem mede o consumo destes grupos em funcionamento pensa que o projectista sobredimensionou demasiado o grupo mas esquecem-se quase sempre que o pior caso não é o funcionamento em regime nominal mas sim o arranque.

Por isso há que ter cuidado para não acontecer como já vi durante uma inspecção dos bombeiros testarem um grupo de emergência em caso de incêndio e estes nem arrancavam porque não aguentavam o pico das electrobombas de combate a incêndio. Remédio: Troca de grupo, trabalhos e a mais para o D.O..
manolo19720075
Curioso
Curioso

São 4 hidropressoras para bombar água a uma distância de 5kms, com uma altura manométrica de 70mts.
Não arrancarão em simultâneo, mas arrancarão por ordem de pressostátos em escalões diferentes.
Carlos Palma
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

manolo19720075 Escreveu:São 4 hidropressoras para bombar água a uma distância de 5kms, com uma altura manométrica de 70mts.
Não arrancarão em simultâneo, mas arrancarão por ordem de pressostátos em escalões diferentes.
Carlos Palma
Nesse caso tente expor o pior caso de funcionamento. E coloque os dados das bombas cos fi e corrente estipulada de cada uma das bombas. Tal como disse o colega "amfys" pode-se dar o caso de nem os 110kVA chegarem!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

100 Kva é pouco, isto se for para trabalho continuo, dado que há "geradores" que dissem qual a potencia em emergência e em pleno.

Se o sistema das bombas é de estrela-triângulo, eu ia para 150 Kva não punha menos. Mas atenção há motores em o coeficiente de serviço é de 1.25, isto vai disser que o motor de 22Kw pode ir até a 27,7Kw, verificar as características dos motores.

Se for possível o ideal era uma bomba com velocidade variável e as restantes com arrancador suave (para 22Kw não tem um custo elevado) e terias a pressão constante na rede.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

vejam lá se isto pode ajudar alguma coisa:

http://www.joseclaudio.eng.br/grupos_geradores_1.html

ohmico