Cabo anti-roedores
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Re: Cabo anti-roedores
Sim!
Pode consultar o catálogo da general cable se tiver dúvidas ou consultar o fabricante em causa.
Pode consultar o catálogo da general cable se tiver dúvidas ou consultar o fabricante em causa.
-
- Velha Guarda
Obrigado amfys.amfys Escreveu:Sim!
E que caracteristicas é que um cabo de obedecer para estar imune aos roedores?
Cumps,
Electro 99
-
- Velha Guarda
De acordo com as RTIEBT, quando há risco de presença de fauna AL2 "Existência de efeitos prejudiciais devidos à fauna (insectos, pássaros e outros pequenos animais)", nomeadamente a presença de roedores as canalizações devem cumprir o disposto na secção 522.10 que tem a seguinte nota:
"Se existir, nas condições AL2, um risco devido à presença de roedores, podem ser utilizados, por exemplo, cabos dotados de revestimento metálico ou condutas metálicas."
Cumps.
PS: Infelizmente já parecemos advogados a falar de leis, mas tem de ser.
"Se existir, nas condições AL2, um risco devido à presença de roedores, podem ser utilizados, por exemplo, cabos dotados de revestimento metálico ou condutas metálicas."
Cumps.
Quem sou eu para criticar legislação.... mas... digam-me lá, e conspirando mais um bocadinho, isto não parece que é para encher o bandulho a alguém?amfys Escreveu:De acordo com as RTIEBT, quando há risco de presença de fauna AL2 "Existência de efeitos prejudiciais devidos à fauna (insectos, pássaros e outros pequenos animais)", nomeadamente a presença de roedores as canalizações devem cumprir o disposto na secção 522.10 que tem a seguinte nota:
Cumps.
entao se existem pladour, tintas, materias... tanta coisa... contra fungos, insectos, humidade, roedores.... digam-me lá se sou eu que sou muito lunatico ou estou muita acima do normal mortal: sendo os cabos realizados com substàncias pintaveis e corantizaveis nao seria menos dispendioso, mais leve e mais facil conceber um cabo que fosse ele próprio repelente de redores?
EUREKA!
Cordialmente
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
uma coisa não tem a vêr com a outra.
No entanto já há muitos anos que se fabricavam cabos anti-rato é uma questão de consultar as fábricas, não sei se ainda se fabricam.
O efeito é conseguido com a adição de um aditivo no fabrico do isolamento exterior.
ohmico
uma coisa não tem a vêr com a outra.
No entanto já há muitos anos que se fabricavam cabos anti-rato é uma questão de consultar as fábricas, não sei se ainda se fabricam.
O efeito é conseguido com a adição de um aditivo no fabrico do isolamento exterior.
ohmico
-
- Velha Guarda
Bom acho que há aqui alguma confusão e espero poder esclarecer.
Realmente achei por bem citar as RTIEBT neste caso para não complicar. De facto existem diversas protecções contra roedores de entre as quais (se bem me lembro):
- Protecção através de armadura no cabo (armadura de fita, barras ou fios)
- Enfitagem com fitas de fibra de vidro
- Bainhas à base poliamidas especiais que asseguram protecção contra roedores e térmitas.
Cumps.
Realmente achei por bem citar as RTIEBT neste caso para não complicar. De facto existem diversas protecções contra roedores de entre as quais (se bem me lembro):
- Bainhas à base poliamidas especiais que asseguram protecção contra roedores e térmitas.
Cumps.
-
- Velha Guarda
A armadura não é para a protecção mecânica?amfys Escreveu:Bom acho que há aqui alguma confusão e espero poder esclarecer.
Cumps.
-
- Velha Guarda
A sua função principal é a protecção mecânica que inclui protecção anti-roedores.
Citando o manual de um fabricante:
Se tem dúvidas é facil testar: Ora tente lá cravar os dentes ou uma faca num cabo sem armadura e num com armadura e veja a diferença.As armaduras têm por finalidade assegurar a protecção mecânica do cabo aos esforços transversais e longitudinais, tais como: esmagamento, impacto, tracção e acção de roedores.
-
- Velha Guarda
Sim, sem dúvida.amfys Escreveu:A sua função principal é a protecção mecânica que inclui protecção anti-roedores.
Se tem dúvidas é facil testar: Ora tente lá cravar os dentes ou uma faca num cabo sem armadura e num com armadura e veja a diferença.As armaduras têm por finalidade assegurar a protecção mecânica do cabo aos esforços transversais e longitudinais, tais como: esmagamento, impacto, tracção e acção de roedores.
Mas, ficando o cabo sem o seu isolamento exterior, não fica mais susceptivel a curto-circuitos?
-
- Técnico Dedicado
Boas,
chamar para o caso a armadura dos cabos não faz sentido, porque a armadura, como já foi dito, não se destina a essa função.
Não esquecer que a partir do momento em que estes cabos ficarem sem isolamento exterior a armadura vai ràpidamente apodrecer e desfazer-se.
ohmico
chamar para o caso a armadura dos cabos não faz sentido, porque a armadura, como já foi dito, não se destina a essa função.
Não esquecer que a partir do momento em que estes cabos ficarem sem isolamento exterior a armadura vai ràpidamente apodrecer e desfazer-se.
ohmico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 27 out 2009, 14:04
meu caro o cabo xav e sim contra roedores...tendo em conta k e um cabo blindado... abraço.
- Anexos
-
- catalogoeurocabosnet.pdf
- neste catalogo ira esclarecer as qualidades do cabo em referencia.
- (2.29 MiB) Transferido 462 vezes
-
- Técnico Dedicado
marco moura Escreveu:meu caro o cabo xav e sim contra roedores...tendo em conta k e um cabo blindado... abraço.
Boas,
aconselhava a contactar o fabricante para o esclarecer se o "ser contra roedores" se deve ao facto de ser dotado de armadura e não ao isolamento exterior, às vezes o que parece não é.
Ninguém iria aceitar instalar um cabo que, à partida, já sabia que pouco tempo depois tinha que o substituir por ter a armadura desfeita e começar a apresentar problemas de diminuição de resistência de isolamento.
ohmico
Bem só para complicar mais um piouco fica aqui uma historia real da nossa patria e uma das medidas de um dos maiores gestores protugueses, senão o maior - Marques de Pombal:
Sabem porque portugal tem tanto gato de raça maltês?
Pois bem foi nada mais nada menos que uma encomenda de gatos feitas à ilha de Malta pelo marques de pombal apos o terremota de 1755 de modo a equilibrar a propagação de roedores que se multiplicavam as dezenas devido ao caus em que se encontrou a cidade de lisboa....
Será que esta historia tem alguma coisa a ver com cabos???
Se calhar não porque os respossaveis da publicação das regras tecnicas não é nenhum Marques de pOmbal e so tem capacidade para ideias obvias ficando as brilhantes ... para outros!
Sabem porque portugal tem tanto gato de raça maltês?
Pois bem foi nada mais nada menos que uma encomenda de gatos feitas à ilha de Malta pelo marques de pombal apos o terremota de 1755 de modo a equilibrar a propagação de roedores que se multiplicavam as dezenas devido ao caus em que se encontrou a cidade de lisboa....
Será que esta historia tem alguma coisa a ver com cabos???
Se calhar não porque os respossaveis da publicação das regras tecnicas não é nenhum Marques de pOmbal e so tem capacidade para ideias obvias ficando as brilhantes ... para outros!
Cordialmente
g20
g20
-
- Técnico Dedicado
Boas,
acabo de confirmar com o fabricante (Cabelte) que o que está a ser utilizado como cabo anti-rato é o XAV.
No entanto continua a ser possível o fabrico de cabo com isolamento aditivado (anti-rato), embora não seja usado por ser uma solução bastante mais cara.
ohmico
acabo de confirmar com o fabricante (Cabelte) que o que está a ser utilizado como cabo anti-rato é o XAV.
No entanto continua a ser possível o fabrico de cabo com isolamento aditivado (anti-rato), embora não seja usado por ser uma solução bastante mais cara.
ohmico