Protecção Fusível ou Disjuntor?!

Responder
EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Been thanked: 1 time

Protecção Fusível ou Disjuntor?!

Mensagem por EE_Rafael »

Viva,

Gostava de saber a opinião dos colegas relativamente à protecção, em MT, dos transformadores. Para um transformador 1250kVA/30kV por que tipo de protecção costumam optar, por celas modulares com protecção fusível ou disjuntor. Já por diversas vezes utilizei as ORMACOSTA com protecção por fusível para estes valores de potência (bem mais barato que as disjuntor e com dimensões bem simpáticas). Já relativamente à Schneider alguém me sabe indicar até que valores de potência pode ser adoptada a protecção por fusível?! E a titulo de curiosidade alguém sabe se estas marcas praticam preços identicos para os mesmos tipos de solução?!

Cumprimentos.
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Re: Protecção Fusível ou Disjuntor?!

Mensagem por g20 »

Bom dia!
Fusivelmente falando........ é muito mais económico!
Se não for para realizar manobras frequentes, onde ai há toda a vantagem de ser em disjuntor, penso que o fusivel é a melhor escolha

A minha opinião
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
ERCM80
Curioso
Curioso
Registado: 14 abr 2010, 18:04

Mensagem por ERCM80 »

O fusível será uma boa opção porque é barato, protege eficazmente contra curto-circuitos francos e funciona como limitador de corrente ( i.e corta a corrente de curto circuito antes dela atingir o seu valor de crista Ik )

Mas nem tudo são rosas :lol:

Desvantagens: necessitam de substituição quando actuam ( recomendo fusíveis de reserva ). São um bocado preguiçosos no que toca a sobreintensidades.

Exemplo:
Transformador de 1250kVA tensão 30kV
In= 1250/(1,73.30)= 24 A logo terias de escolher o fusível de 31,5 A
Sobrecarga de 30% = 1.3x24= 31,2A

Esta sobrecarga só vai fazer cócegas ao fusível ou seja passados uns 15 min nestas condições lá se vai o teu transformador (se for a óleo, se for seco ainda vai mais depressa )

No caso da escolha de fusível tens de garantir que está um disjuntor do lado da BT a ver as sobrecargas marotas

Penso eu de que :lol:
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O valor aconselhável de fusível é 63 A
Jorga
Curioso
Curioso
Registado: 28 dez 2010, 12:10

Mensagem por Jorga »

Boa noite a todos...

Sendo um transformador 1250kV/30kV eu aconselharia uma cela disjuntor como protecção...Importa também saber quais as perdas que o transformador tem.

Se optar por protecção por fusível, é aconselhado ter sempre mais que os três fusíveis que estão na cela, "não vá o diabo tecê-las".

O valor aconselhado será como disse o Duzia12, seria de 63A. No entanto, eu aconselharia mesmo a cela modular disjuntor. Conheço os preços da Schneider, mas não posso comparar pois não sei os que a OrmaCosta pratica.

Cumps
"É nas quedas que o rio cria energia!"- Hermógenes
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”