tenho um colega que me pediu se podia usar uma campainha daquelas que a PT usava com duas campanulas e com uma especie de pendulo que é exitado por uma bobine...
a questão é que ele pretende usar essa campainha como campainha de porta...
a minha duvida é que pelos testes que fiz, as linhas telefonicas rondam os 50v DC e quando toca o telefone sobe até não sei bem onde ...
qual seria a voltagem edial para fazer funcionar a dita???
pelo que verifiquei, só a partir dos 70 volts com a utilixação de um diodo é que ela começa a tocar mas sem grande força...
alguem fará ideia de qual a tensão a aplicar a essa reliquia???
obrigados
campainha da PT das antigas
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: campainha da PT das antigas
a tensão a que funciona não sei, mas veja isto pode ser que ajude, http://www.sonigate.com/?pt#!/3/11461/R ... onico-12V/
Cumprimentos, Pedro Mendes
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
Os telefones funcionam com os 50VDC
Mas, os telefones antigos recebiam uma corrente de chamada (sobreposta aos 50VDC) de 75Vac que fazia tocar a campainha, topas....
O volume do timbre de toque ajusta-se rodado levemente as campanulas, vais ver que elas são excentricas
abraço
Mas, os telefones antigos recebiam uma corrente de chamada (sobreposta aos 50VDC) de 75Vac que fazia tocar a campainha, topas....
O volume do timbre de toque ajusta-se rodado levemente as campanulas, vais ver que elas são excentricas
abraço
é verdade sim senhor....botelho Escreveu:Os telefones funcionam com os 50VDC
abraço
mesmo com 70 volts o desempenho da campainha deixava a desejar....
decidi então aplicar-lhe a tensão de rede 230v e ela toca que se desunha

parece-me que a bobine não foi desenhada para essa tensão mas como só toca de vez em quando não me pareceu haver problema de maior.....
liguei a dita cerca de cinco minutos continuamente a 230v e não ouve aquecimento na bobine nem nenhum problema detectado, portanto siga pra karaoke e já está a bombar no alto de uma vivenda no meio de uma quinta e o dono todo satisfeito...
são de facto excentricas e mesmo velhinhas ainda desempenham o seu papel perfeitamente...
obrigado pela resposta...