Boa noite,
Como "maçarico" que sou nestas coisas de electricidade venho por aqui colocar uma questão na esperança que me possam ajudar:
Sendo Gestor de uma empresa agrícola estou a propor-me a instalar um Pivot para a rega.
Esta manhã numa reunião com um dos possíveis fornecedores ele alertou-me para o facto de supostamente não conseguir fornecer potência suficiente para funcionamento da bomba do pivot.
Porblema 1:
-Potência contratada 41,4kVA (actualmente não precisava de mais) Tarifas de Baixa Tensão Especial
-Quadro a suportar 60 A
Posso pedir aumento de potência? O que preciso de fazer para tal?
Problema 2:
Distância do PT da EDP ao local da bomba 750 metros, com cabo enterrado a 0,7 metros LVAV 95 x 4 (alumínio).
É verdade de que este cabo não suporta mais de 60 A? como me foi dito pelo fornecedor de Pivots
Não sendo verdade qual a Potência - Amperagem que preciso de contratar de modo que ao fim dos 750 metros tenha o suficente para o funcionamento de uma bomba de 50 Cv + uma bomba de 15 Cv em simultâneo?
desculpem as imprecisões técnicas...mas sou mesmo maçarico em electricidade
desde já agradeço a atenção dispensada
Instalação electrica Pivot
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 out 2010, 22:26
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Instalação electrica Pivot
Do ponto de vista teórico as quedas de tensão ultrapassam os valores regulamentas de 8%. Neste caso 9,5 %
U=(230-20)=210 Volts será assim tão grave
Já na prática funciona na mesma.
Nem as redes de distribuição suportam isso.
E já agora não era mais viável um PT aéreo de 250 KVA???
U=(230-20)=210 Volts será assim tão grave
Nem as redes de distribuição suportam isso.
E já agora não era mais viável um PT aéreo de 250 KVA???
Última edição por Duzia12 em 16 out 2010, 23:11, editado 1 vez no total.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 out 2010, 22:26
Duzia12 Escreveu:Do ponto de vista teórico as quedas de tensão ultrapassam os valores regulamentas de 8%
Nem as redes de distribuição suportam isso. Qual a Amperagem que o cabo em causa suporta???
E já agora não era mais viável um PT aéreo de 250 KVA???Infelizmente (ou não) este PT já está montado vai para 10 anos...assim como o referido cabo condutor e queria aproveitar para não entrar em mais despesas.
Acha que vale a pena pedir aumento de potência (caso afirmativo para quanto) ou devo-me remediar com o que tenho neste momento?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Agradecimento recebido: 50 vezes
Na minha opinão se não prevê necessitar de mais potência, deverá arranjar um Técnico que efectuará um pedido de viabilidade à EDP para a potência de 49,9 KVA, isto para evitar a necessidade de projecto, depois a instalação terá de ser reformulada para a nova potência e vai haver necessidade de certificação por parte da Certiel, penso ser esta a solução económicamente mais favorável.
Cpm.
Cpm.
-
- Oficial
Acho boa solução 49,9 KVA-72,1 A
No entanto a queda de tensão máxima é de delta u=0,036 x Im x Lm /(95x230) = 8,7 %
Im=71 A e ....Lm=750 m
O valor máximo é de 8%m a partir do PT.
Não há problema nenhum, deviam até te dar 80 A pois pouco mais era 9,8 % mas....eles é que mandam
No entanto a queda de tensão máxima é de delta u=0,036 x Im x Lm /(95x230) = 8,7 %
Im=71 A e ....Lm=750 m
O valor máximo é de 8%m a partir do PT.
Não há problema nenhum, deviam até te dar 80 A pois pouco mais era 9,8 % mas....eles é que mandam
-
- Oficial
Aceita-se 10% como queda de tensão máxima.
Qual é o valor no caso dos loteamentos, ou urbanizações??
Como a alimentação é desde o P.T. não se comprende pois U=230-23=207 V ou U=230x 1,1-23=215V logo 230-215/230=6,5 %
Não vejo haver grande problema para fornecer 80 A logo 55,4 KVA (obriga a projecto eléctrico)
Devias colocar o arranque de cada motor desfasados.
Qual é o valor no caso dos loteamentos, ou urbanizações??
Como a alimentação é desde o P.T. não se comprende pois U=230-23=207 V ou U=230x 1,1-23=215V logo 230-215/230=6,5 %
Não vejo haver grande problema para fornecer 80 A logo 55,4 KVA (obriga a projecto eléctrico)
Devias colocar o arranque de cada motor desfasados.