Disjuntor 1P+N e Bipolar

Responder
losnex
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 abr 2008, 21:02

Disjuntor 1P+N e Bipolar

Mensagem por losnex »

Bom dia,

Tenho andado a pesquisar e a me informar, mas ainda não consegui arranjar uma explicação satisfatória.

Qual as diferenças entre um disjuntor 1P+N e um disjuntor bipolar? E quais as vantagens a entre a utilização de um ou de outro? E os casos onde se aplica um tipo ou o outro?

Gostaria que alguém me desse uma ajuda, pois assim é que se aprende mais qualquer coisa.

Abraço,
André
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Disjuntor 1P+N e Bipolar

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

A diferença entre os dois tipos de disjuntor está relacionado com a protecção do neutro.
O tipo 1P+N não tem, e o 2P tem.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Um disjuntor bipolar é aquele em que os dois pólos fazem um protecção magneticotermica, disparam por curto -circuito (magnético) e por sobrecarga (térmica), utilazam-se onde seja necessário os dois pólos estarem protegidos, por exemplo circuitos bifasicos onde não se utiliza neutro, mas sim duas fases de um transformador para criar um circuito de 110 ou 230 V, muito utilizado em navios com distribuição sem neutro. Destinam-se aproteger circuitos de distribuição terminal em locais de uso profissional com regime de neutro TT (neutro à terra) ou TNS (terra pelo neutro).

Um disjuntor 1P+N só tem um pólo a fazer protecção, o pólo N é um interruptor que desarma solidário com o pólo disjuntor, uma vez que está a ele acoplado. Estes disjuntores destinam-se a proteger circuitos contra sobrecargas e curto-circuitos em locais de uso profissional
(desde peqenos locais até grandes edifícios terciários).
Os disjuntores com curva “B”estão particularmente indicados para protecção de circuitos muito longos.
Os disjuntores com curva “C” estão indicados para a protecção de circuitos em locais profissionais.
Os disjuntores com curva ”D”estão indicados para a protecção de circuitos submetidos a correntes de arranque elevadas.
migjac
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 mai 2008, 17:52
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por migjac »

Boa tarde,

Posso usar um disjuntor c30 para proteger uma saida de um carregador industrial de baterias (em corrente continua). Procurei e não consegui encontrar disjuntor de 16A ou 32A de corrente continua.~
Será que posso usar um disjuntor C30^?
botelho
Curioso
Curioso
Registado: 14 jan 2008, 19:50

Mensagem por botelho »

Oi!

Em DC nem todos os didjuntores servem.

Ter em atenção ao catálogo do fabricante, se o disjuntor é indicado (normalmente apenas suportam os -60V) para tensões superiores tem de se colocar polos em série (um pipolar a fazer duplo corte).
Ter em atenção que o Icc também não é o mesmo para AC e para DC

a schneider tem o c32h-dc e preço é que......

Espero ter ajudado
botelho
eengcabral
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mai 2015, 18:17

Mensagem por eengcabral »

Boa tarde, só para acrescentara ao que já havia sido dito, os disjuntores bipolares são também utilizados em locais que seja necessário acrescentar segurança electrica mas sem as proteções diferenciais.Nestes locais a que me refiro estes bipolares são alimentados por transformador de isolamento para garantir a segurança de "doentes" em unidades de cuidados intensivos, Blocos operatórios, algumas enfermarias....nestes locais este sistema é apelidado de sistema ITmédico.
CABRAL
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”