Inexistência de Fio Terra, Remodelação Electrica

Responder
antcarlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 out 2010, 10:10

Inexistência de Fio Terra, Remodelação Electrica

Mensagem por antcarlos »

Boas a todos,

Sou aqui recém chegado, e confesso que não sou electricista nem nada que se pareça.

Venho solicitar a vossa ajuda em algumas questões.

Primeiro uma explicação:

Estou no momento a fazer a remodelação de um apartamento num 2 andar. No decorrer da mesma verificou-se devido à idade do prédio, (anterior a 1970) que a instalação eléctrica necessitaria de ser revista e substituída, fios eléctricos e quadro novo.

Neste processo verificou-se que não existia fio de terra, quer no quadro e consequentemente dentro da fiação de casa, quer inclusivamente na “portinhola” (peço desculpa por não saber o termo técnico certo, mas refiro-me àquela caixa que se situa na escada, ou seja, na parte de fora junto a cada apartamento, onde passa os fios eléctricos da coluna do prédio para o quadro de cada condómino).

Na instalação nova dentro de casa, como é óbvio, está previsto a colocação de um fio de terra, no entanto a não existência desse fio na mencionada “portinhola” levou aos electricistas a quem estou a pedir no momento orçamentos (com o cuidado de estar contactar apenas electricistas encartados) chegarem à conclusão que o prédio não deve ter aterramento, ou não tem terra, pelo que será necessário cria-la, podendo ser passado o fio de terra pela coluna do prédio até à rua.

Após primeiro contacto com a administração do condomínio, uma vez que será necessária a devida autorização para passar o fio pelas partes comuns, houve no entanto uma negação logo à partida quanto à solicitada autorização, pondo-se inclusive em causa da autoridade da parte dos electricistas poderem mexer nas mencionadas “portinholas”.

Penso que o fio de terra e o aterramento para o prédio deverá ser da responsabilidade do condomínio, cabendo depois a condómino a sua ligação ao quadro de casa e consequente distribuição pela rede eléctrica dentro de casa.

Caso seja negada autorização por parte do condómino para a criação do fio de terra pelo prédio junto com a minha remodelação interior pelos electricistas contratados, que penso ser legitima, uma vez que tal colocação não é da minha responsabilidade, quero no entanto saber que medidas poderei tomar para nesse caso obrigar ou responsabilizar o condomínio pela falta da terra no edifício. A que entidade me devo dirigir? O que pretendia era arranjar uma resposta do estilo "são obrigados a colocar ou no caso de uma vistoria nossa somos nós que os obrigamos", deste modo poderia anexar à exposição que pretendo fazer ao condomínio.

Agora a parte mais eléctrica,

a casa em si tem 2 quartos, 1 corredor, hall, sala, cozinha, 1 wc (normal, nada de banheiras de hidro-massagem, nem chuveiros eléctricos, nem aquecedores de toalhas, nada, só luz e uma ficha para secador quanto muito), eis a solução apresentada quanto ao quadro eléctrico:

- 1 Quadro de 12 Módulos equipado com 1 corte 2x40A, 5 Disjuntores de 16A e 2 de 10A

Entendo que os de 10A serão para a iluminação, metade para cada lado da casa.

Ainda não perguntei como estão a pensar fazer a distribuição dos circuitos de tomadas, penso que seja 1 quarto + 1 quarto + 1 cozinha - maquinas + 1 cozinha tomadas + 1 sala (sendo que o wc, haal corredor talvez num dos quartos...)

Queria também quanto a isto a vossa opinião mais profissional.

Aproveito também para fazer uma questão que talvez seja básica mas que me está a fazer muita confusão,

A parte exterior da instalação eléctrica está a ser remodelada por mim (colocação de calhas e substituição do fio exterior que estava colado pelos rodapés, que além de fino 1.5 - estou a passar para 3G2.5, ainda alguns vinham de puxadas de tomadas - estou a rectificar o caminho para irem as caixas de derivação)

No entanto estou já colocar foi com terra, embora as caixas na parede no momento não tenham terra (será depois tudo substituído pelos electricistas).

Ligo a fase à fase da CD, o neutro ao neuro da CD, deixo a terra sem ser ligada a nada, não ligo a outra ponta do fio a nada (ou seja de um lado 2 fios ligados à CD - positivo e negativo, terra solto, do outro os 3 fios soltos) quando vou a ver o fio de terra tem corrente. Como pode ser se ele quer de um lado quer do outro não está ligado a nada?

O problema não é do fio, já fiz o teste com 4 fios diferentes, inclusive já medi a resistência com um multimetro, para ter a certeza que os fios não estariam estragados e em contacto um com o outro lá pelo meio, mesmo assim ter esse problema com 4 fios!!!.

Desse fio testado fiz inclusive uma ficha para ligar a uma tomada de um sitio (circuito) diferente deixando de fora o fio terra, na outra ponta do fio na mesma os fios soltos e assim que ligo à tomada, o fio terra tem corrente...

Deve ser algo básico mas está a matar-me a cabeça, como é que um fio solto nas 2 pontas "ganha" corrente assim que é ligado a fase? Já testei vários fios, testei em outra parte da casa...

Agradeço desde já e desculpem um post tão longo

António Carlos Oliveira
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Re: Inexistência de Fio Terra, Remodelação Electrica

Mensagem por g20 »

Boa Tarde!
Na minha opinião, e em relação ao condutor de protecção(fio de terra) do edificio, deverá pedir ajuda a um técnico Superior da área que lhe elabore uma carta onde questiona o condominio e lhe solicita "terr" à porta da fracção

Em relação aos problemas que tem notada que até parecem vindo de alguma "bruxaria" (passo a brincadeira): não poderá ser a aprelhagem em curto-circuito? experimente ligar o cabo numa tomada nova! mas.......... o que me da a sensação é que a coisa ai em casa está um pouco feia e deverá haver ai uma bela premiscuidade entre uma hipotética canalização de aguas metálica e o fornecimento de energia. esta situaçãoé muito comum!
Em que tipo de tubo está a canalização de águas? Vai remodelar a canalização de águas? As aqs são realizadas através de cilindro?
Cumprimentos
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
antcarlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antcarlos »

g20 Escreveu:(...)ajuda a um técnico Superior da área(...)

não poderá ser a aprelhagem em curto-circuito? experimente ligar o cabo numa tomada nova!

canalização de aguas metálica e o fornecimento de energia. esta situaçãoé muito comum!

Em que tipo de tubo está a canalização de águas? Vai remodelar a canalização de águas? As aqs são realizadas através de cilindro?
Cumprimentos
Boas e antes de mais obrigado pela pronta resposta.

Essa do Técnico Superior da área terá que fazer o favor de explicar melhor, pois não entendi.

Quanto ao resto, não se trata de nenhuma aparelhagem, liguei apenas cabos descarnados e soltos na CD, não houve nenhum curto circuito.

Cabos soltos ligadas na CD, negativo e positivo, terra sem ser ligado a nada, na outra ponta do cabo 3 pontas soltas sem ligar a nada, quando ligo o quadro o fio terra fica com corrente. Testei com 4 fios diferentes.

Arranjei o cabo de modo a fazer uma tomada numa ponta deixando o fio de terra de parte, solto, e efectivamente liguei a uma tomada em outra parte da casa, de modo a ficar num circuito diferente e o resultado manteve-se.

Quanto à canalização, a mesma já foi refeita em tempos, ou seja não é a original, acredito não ser de metal. As águas não são de cilindro.

Não compreendo como é que um fio solto (não ligado a lado nenhum em ambas as pontas) ganha corrente. Sendo que o problema não será do cabo ou então tenho 4 cabos estragados, mas é mau porque 2 deles foram comprados novos...
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Mensagem por g20 »

antcarlos Escreveu:
g20 Escreveu:(...)ajuda a um técnico Superior da área(...)

não poderá ser a aprelhagem em curto-circuito? experimente ligar o cabo numa tomada nova!

canalização de aguas metálica e o fornecimento de energia. esta situaçãoé muito comum!

Cumprimentos
Boas e antes de mais obrigado pela pronta resposta.

Essa do Técnico Superior da área terá que fazer o favor de explicar melhor, pois não entendi.

Quanto ao resto, não se trata de nenhuma aparelhagem, liguei apenas cabos descarnados e soltos na CD, não houve nenhum curto circuito.

Cabos soltos ligadas na CD, negativo e positivo, terra sem ser ligado a nada, na outra ponta do cabo 3 pontas soltas sem ligar a nada, quando ligo o quadro o fio terra fica com corrente. Testei com 4 fios diferentes.

Arranjei o cabo de modo a fazer uma tomada numa ponta deixando o fio de terra de parte, solto, e efectivamente liguei a uma tomada em outra parte da casa, de modo a ficar num circuito diferente e o resultado manteve-se.

Quanto à canalização, a mesma já foi refeita em tempos, ou seja não é a original, acredito não ser de metal. As águas não são de cilindro.

Não compreendo como é que um fio solto (não ligado a lado nenhum em ambas as pontas) ganha corrente. Sendo que o problema não será do cabo ou então tenho 4 cabos estragados, mas é mau porque 2 deles foram comprados novos...
boa tarde mais uma vez!
tecnico superior_ eng electrotécnico de modo aprsntar uma avaliação profunda da situação!
desculpe a minha avaliação da coisa! sabe que assim de longe começamos a imaginar coisas e o tiro por vezes sai ao lado.

peça ao seu electricista para fazer um teste de Riso aos cabos
para ver se estão em prefeitas condições
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
antcarlos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por antcarlos »

ok obrigado.

Os cabos em questão (2) são mesmo para substituir, pois saem da caixa de derivação e vão para 2 fichas triplas (cada um para seu lado), são no entanto cabos de 1,5 e vão ser substituídos por 2.5. O que me indignou mais foi que com o teste que fiz com o novo cabo deu o mesmo resultado.

Vou fazer a instalação/substituição do cabo e depois deixo os fios à porta da caixa de derivação, quando os electricistas lá foram executar o trabalho de substituição da cablagem interior, peço para verem a situação, a ver no que dizem, mas que me está a dar cabo da cabeça lá isso está...
Responder

Voltar para “Dúvidas”