Dúvida sobre coluna montante

Responder
Idealuz
Curioso
Curioso
Registado: 23 ago 2008, 19:39
Enviou: 1 vez

Dúvida sobre coluna montante

Mensagem por Idealuz »

Bom dia a todos

Tenho em mãos um orçamento para a remodelação de uma coluna montante de um prédio com cerca de 45 anos, a potência é inferior a 50Kva.
As dúvidas persistem no seguinte;

1º A portinhola uma vez que é renovada poderá ficar no interior do edificio, acopolada ao corte geral, ou terá que ficar no exterior do edificio (fachada)?

2º Nas caixas de coluna dos pisos tenho que equipar as mesmas com corte de fusivel às 3 fases para cada condómino ou posso equipá-las com 1 corte de fusivel por condómino, o edificio é constituido por 4 pisos de 3 fracções por piso.

3º Durante o corte de energia do ramal da EDP, por norma o corte e o abastecimento são feitos no mesmo dia, ou é necessário proceder a equipamento gerador para alimentar o edificio durante esse tempo?

Com os melhores cumprimentos

António Cavalheiro
António Cavalheiro
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Re: Dúvida sobre coluna montante

Mensagem por Josecalado »

Idealuz Escreveu:Bom dia a todos

Tenho em mãos um orçamento para a remodelação de uma coluna montante de um prédio com cerca de 45 anos, a potência é inferior a 50Kva.
As dúvidas persistem no seguinte;

1º A portinhola uma vez que é renovada poderá ficar no interior do edificio, acopolada ao corte geral, ou terá que ficar no exterior do edificio (fachada)?

2º Nas caixas de coluna dos pisos tenho que equipar as mesmas com corte de fusivel às 3 fases para cada condómino ou posso equipá-las com 1 corte de fusivel por condómino, o edificio é constituido por 4 pisos de 3 fracções por piso.

3º Durante o corte de energia do ramal da EDP, por norma o corte e o abastecimento são feitos no mesmo dia, ou é necessário proceder a equipamento gerador para alimentar o edificio durante esse tempo?

António Cavalheiro
Boas!
A portinhola é obrigatório a sua instalação no exterior do edifício.
As caixas de coluna devem ser electrificadas com corte de fusível tripolar.
Relativamente à EDP e ao corte de energia terá de combinar com os serviços a melhor forma de proceder aos trabalhos, com o mínimo de implicações para as partes.

Cpm.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Agradecimento recebido: 8 vezes

Mensagem por CAOR »

Boas amigo Calado.
O meu parecer pessoal sobre o assunto é assim !

1º não necessita de projecto uma vez que é inferior a 50-KVA ? não sei como consegue uma vez que diz que é quatro pisos ! e três por piso ? o que no mínimo a 6,9 KVA dá muito mais ! e com necessidade de projecto!
2º A Portinhola terá de pedir se for antiga um reforço de ramal na EDP e pode ser no mesmo sitio onde se encontrava desde que seja junto á entrada principal do edifício.
3º As caixas de coluna tem de ser equipadas com corta circuitos trifásico embora seja só usado um deles. para cada instalação, atenção ao corta circuito a utilizar!
4º A EDP depois de pagarem o ramal informa o dia de alteração do ramal, para o técnico estar presente e fazer a alteração das ligações da portinhola usada para a nova, não se esqueça de ter uma fechadura da zona para colocar na nova portinhola.
Amigo se houve algo que esqueci vai haver colegas que vão dar a informação do mesmo!.
Cumprimentos.
Idealuz
Curioso
Curioso
Registado: 23 ago 2008, 19:39

Mensagem por Idealuz »

CAOR Escreveu:Boas amigo Calado.

1º não necessita de projecto uma vez que é inferior a 50-KVA ? não sei como consegue uma vez que diz que é quatro pisos ! e três por piso ? o que no mínimo a 6,9 KVA dá muito mais ! e com necessidade de projecto!
2º A Portinhola terá de pedir se for antiga um reforço de ramal na EDP e pode ser no mesmo sitio onde se encontrava desde que seja junto á entrada principal do edifício.
3º As caixas de coluna tem de ser equipadas com corta circuitos trifásico embora seja só usado um deles. para cada instalação, atenção ao corta circuito a utilizar!
4º A EDP depois de pagarem o ramal informa o dia de alteração do ramal, para o técnico estar presente e fazer a alteração das ligações da portinhola usada para a nova, não se esqueça de ter uma fechadura da zona para colocar na nova portinhola.
Amigo se houve algo que esqueci vai haver colegas que vão dar a informação do mesmo!.
Cumprimentos.

Bom dia

Antes de mais quero agradecer as vossas respoistas.

Relativamente aos pontos que mencionou, o cliente por uma razão de diminuição de custos não pretende ter um aumento de potência nas fracções que são 12, inclusivé serviços comuns, pelo que ficará tudo com os 3,45Kva (3,45x13=44,85Kva) o que eu pessoalmente acho inconcebível.
Relativamente a esse facto esclareça-me, supondo que a coluna é remodelada a suportar 10,35Kva por fracção mais s. comuns e sabendo que o ramal apenas cmporta os 50Kva, caso seja necessário um condómino reforçar a potência terá que haver um reforço no ramal caso o cabo o suporte, neste caso teria que haver projecto para reforço do ramal?
Obrigado pelo apoio.

António Cavalheiro
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Bom Dia a Todos,

Gostava de esclarecer que para o cálculo da potência total do edifício e tendo em atenção que é constituído por 12 instalações de utilização de acordo com as RTIEBT secção 803, quadro 803A o coeficiente de simultaneidade a aplicar será 0,56 pelo que 12x6,9KVA=82,8KVA
82,8x0,56=46,37KVA se considerar 3,45KVA para os serviços comuns e como aqui o coeficiente a aplicar é igual a 1 logo a potência total do edifício é 46,37+3,45=49,82KVA.

Cpm.
g20
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 28 jun 2010, 15:47

Mensagem por g20 »

Josecalado Escreveu:Bom Dia a Todos,

Gostava de esclarecer que para o cálculo da potência total do edifício e tendo em atenção que é constituído por 12 instalações de utilização de acordo com as RTIEBT secção 803, quadro 803A o coeficiente de simultaneidade a aplicar será 0,56 pelo que 12x6,9KVA=82,8KVA
82,8x0,56=46,37KVA se considerar 3,45KVA para os serviços comuns e como aqui o coeficiente a aplicar é igual a 1 logo a potência total do edifício é 46,37+3,45=49,82KVA.

Cpm.
Boa Tarde!
Só para confirmar:
1- o prédio é antigo e não tem elevador?
cumprimentos
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 89 vezes

Mensagem por amoreira »

Vamos colocar a questão de outra forma.

O dono de obra quer poupar uns trocos por isso não quer que a potencia seja superior aos 50kVA,
até tudo bem compreensivel ele não vai habitar lá!

Os 3,45kVA pode nem dar para uma placa de fogão ou para ter dois equipamentos em simultânio
tipo uma MLR e um ferro de engomar, lógicamente a pessoas que lá habitam vão querer solicitar
á EDP um aumento de potência no minimo para os 6,9kVA ... é aqui que começa a dor de cabeça,
um dia deste está mais uma pessoa no fórum a perguntar o que tem de fazer como é costume.

E vamos nós dizer...terá de meter projecto, bla, bla, bla....
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

amoreira Escreveu:Vamos colocar a questão de outra forma.

O dono de obra quer poupar uns trocos por isso não quer que a potencia seja superior aos 50kVA,
até tudo bem compreensivel ele não vai habitar lá!

Os 3,45kVA pode nem dar para uma placa de fogão ou para ter dois equipamentos em simultânio
tipo uma MLR e um ferro de engomar, lógicamente a pessoas que lá habitam vão querer solicitar
á EDP um aumento de potência no minimo para os 6,9kVA ... é aqui que começa a dor de cabeça,
um dia deste está mais uma pessoa no fórum a perguntar o que tem de fazer como é costume.

E vamos nós dizer...terá de meter projecto, bla, bla, bla....
desculpe mas penso que não se apercebeu que os 3,45 e para os serviços comuns. As fracções habitacionais têm 6,9 kVA
Cordialmente
g20

P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 89 vezes

Mensagem por amoreira »

Idealuz Escreveu:
CAOR Escreveu:Boas amigo Calado.

Cumprimentos.

Bom dia

Antes de mais quero agradecer as vossas respoistas.

Relativamente aos pontos que mencionou, o cliente por uma razão de diminuição de custos não pretende ter um aumento de potência nas fracções que são 12, inclusivé serviços comuns, pelo que ficará tudo com os 3,45Kva (3,45x13=44,85Kva) o que eu pessoalmente acho inconcebível.
Relativamente a esse facto esclareça-me, supondo que a coluna é remodelada a suportar 10,35Kva por fracção mais s. comuns e sabendo que o ramal apenas cmporta os 50Kva, caso seja necessário um condómino reforçar a potência terá que haver um reforço no ramal caso o cabo o suporte, neste caso teria que haver projecto para reforço do ramal?
Obrigado pelo apoio.

6,9kVA para cada fracção...?? Não é o que eu entendo lendo isto.

mas como já foi dito se as fracções ficarem com 6,9 e os serviços comuns com 3,45 é inferior a 50kVA
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
g20
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por g20 »

há situações ainda mais caricatas que esta!
Quem anda no terreno por vezes vê cada porco a andar de bicicleta!

Tenho conhecimnto de um caso estupidamente gritante já que pôe em causa toda a segurança do predio. predio com 6 fracções sem projecto e serviços comuns com potencia suficiente para manter um elevador, com boxes alimentadas directamente de cada fracção.
só que a nivel de escritura, as habitações e as garagens, são fracções destintas portanto o que poode acontecer é serem de proprietarios diferentes...... ESTA JÁ É UMA BELA PIADA!

Mas o mais agravante foi a solução encontrada para a nova baixada de uma garagem nesta condições:
por e simplesmente sobe um tubo de 32 ate a caixa do barramento da coluna montante, (numas condições que so visto) onde é ligado!
Há projecto? NÃO!!!!!
Agora pergunto: quem certificou tal coisa? no inicxio de vida do predio e agora na certificação da garagem independente, que para cumulo serve de habitação?
Cordialmente
g20

Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”