Potencias: activa, reactiva, aparente, total , complexa
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 out 2010, 15:24
- Been thanked: 1 time
Potencias: activa, reactiva, aparente, total , complexa
Num sistema de energia electrico existem diversos "tipos" de potencias.
Potencia Activa (P) : é efectivamente a potencia transferida no sistema. (corresponde ao valor medio da potencia instantanea, que nao é mais que a potencia transferida do gerador para a carga ) . P é dado pela expressão P=VIcos e tem como unidade do Sistema Internacional o Watt (W) <=> volt-ampere (VA).
Potencia Reactiva (Q): corresponde ao valor maximo da potencia instantanea e é dada pela expressao Q=VIsen, tendo como unidades do sistema internacional o (VAr) - Volt-ampere reactivo.
Os circuitos sao constituidos por elementos resistivos, indutivos e capacitivos. Os diagramas de tensoes e correntes diferem entre eles, os chamados fasores. O produto do fasor tensao pelo conjugado da corrente é a chamada potencia complexa S (S=VI*). Este S é portanto uma grandeza complexa formada pela parte real P e pela parte imaginaria Q. Ou seja tambem podemos dizer que S=P+jQ.
A potencia aparente nao é mais que o módulo da potencia complexa e é dada pela raiz quadrada de P^2+Q^2 =VI. Daí exprimir se em volt-ampere (VA).
S,P,Q formam o chamado triangulo das potencias, em que S é a hipotnusa, daí no seu calculo usar se o tambem o teorema de Pitágoras.
Ao cos usado atras nas expressoes, chama se factor de potencia, valor este que vem descriminado na factura electrica. Por isso torna se muitas vezes necessario compensar o factor de potencia, usando para isso baterias de condensadores nas instalaçoes electricas. A maioria dos aparelhos consumidores de energia sao indutivos, consomem energia reactiva, energia esta que é "indesejada" à rede , mas que esta la. Com este tipo de energia, a corrente aumenta, o que leva a um aquecimento dos condutores electricos.
Potencia Activa (P) : é efectivamente a potencia transferida no sistema. (corresponde ao valor medio da potencia instantanea, que nao é mais que a potencia transferida do gerador para a carga ) . P é dado pela expressão P=VIcos e tem como unidade do Sistema Internacional o Watt (W) <=> volt-ampere (VA).
Potencia Reactiva (Q): corresponde ao valor maximo da potencia instantanea e é dada pela expressao Q=VIsen, tendo como unidades do sistema internacional o (VAr) - Volt-ampere reactivo.
Os circuitos sao constituidos por elementos resistivos, indutivos e capacitivos. Os diagramas de tensoes e correntes diferem entre eles, os chamados fasores. O produto do fasor tensao pelo conjugado da corrente é a chamada potencia complexa S (S=VI*). Este S é portanto uma grandeza complexa formada pela parte real P e pela parte imaginaria Q. Ou seja tambem podemos dizer que S=P+jQ.
A potencia aparente nao é mais que o módulo da potencia complexa e é dada pela raiz quadrada de P^2+Q^2 =VI. Daí exprimir se em volt-ampere (VA).
S,P,Q formam o chamado triangulo das potencias, em que S é a hipotnusa, daí no seu calculo usar se o tambem o teorema de Pitágoras.
Ao cos usado atras nas expressoes, chama se factor de potencia, valor este que vem descriminado na factura electrica. Por isso torna se muitas vezes necessario compensar o factor de potencia, usando para isso baterias de condensadores nas instalaçoes electricas. A maioria dos aparelhos consumidores de energia sao indutivos, consomem energia reactiva, energia esta que é "indesejada" à rede , mas que esta la. Com este tipo de energia, a corrente aumenta, o que leva a um aquecimento dos condutores electricos.
NunoNeves
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 06 out 2010, 15:24
- Been thanked: 1 time
Re: Potencias: activa, reactiva, aparente, total , complexa
tem que ser mais explicito acerca da sua duvida sobre a compensaçao do cos de fi, vulgo, factor de potencia, apesar deste topico nao falar directamente acerca disso, mas talvez eu ou alguem possamos adiantar qualquer coisa.
abraço
abraço
NunoNeves
"Não tenho dúvidas" (Sic). Uma pedrada no charco.Duzia12 Escreveu:Não tenho dúvidas
Talvez este forum não seja pròpriamente um local para transcrição de aprendizado de estudantes. Mas um pontapé assim... (chamo-lhe eu), chocou-me. Desculpe a frontalidade snr. engenheiro. Um 'professor' teria tido sensibilidade para 'dourar a pílula'.
Peço desculpa a todos os participantes e administração do forum, mas esta bolada foi de uma insensibilidade brutal !
mig666
MIG666 Escreveu:"Não tenho dúvidas" (Sic). Uma pedrada no charco.Duzia12 Escreveu:Não tenho dúvidas
Talvez este forum não seja pròpriamente um local para transcrição de aprendizado de estudantes. Mas um pontapé assim... (chamo-lhe eu), chocou-me. Desculpe a frontalidade snr. engenheiro. Um 'professor' teria tido sensibilidade para 'dourar a pílula'.
Peço desculpa a todos os participantes e administração do forum, mas esta bolada foi de uma insensibilidade brutal !
Boa Tarde!
A MINHA OPINI8ÃO:
o problema é que não é a primeira vez que este colega o faz!
e o colega, que se sente chocado (e bem no meu entender), vai perceber mais umas coisas ao longo dos tempos em relação a ele: Não pede desculpa - É como o Cavaco nunca se engana e raramente tem dúvidas; Teoricamente é um 'lírico' e na pratica muito perto do nulo; e a adminstração é completamente impotente em relação ás suas atitudes! Por mim cortava-lhe as insignias de Oficial!
Desculpem é um desabafo - Não quero provocar ninguém nem quero arranjar um cavalo de batalha com ninguém - mas a minha opinião educada, cordial, etica será sempre dada!
Em prol dos bons colegas!
Boas festas e Bom Natal!
Cordialmente
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
g20
P.S.: a 120 km/h em piloto automático e preparado para ligação imediata ao posto de comando!
Cordialmente falandoDuzia12 Escreveu:Ok, Ok olhe que não, cada um só vê aquilo que quer
Deixo-lhe aqui um desafio:
Abrimos um topico nas conversas de café sobre educação e formação onde damos hipotese de se inscrever quem não tiver qualquer tipo de receio de ser avaliado quanto à educação, formação, ética e respeito pelos colegas.
O que tiver resultados mais negativos (o mais mal formado, o menos respeitoso diante os colegas e o que tem falta de ética) será punido
Nesse mesmo poste colocaremos à consideração e votação as punições paralalelamente!
Se aceitar o desafio eu ca inscrevo-me imediatamente!
e deixo aki já uma proposta de punição(que para alguns nem o é! - somente faz parte da sua formação pessoal): Pedir desculpa a todos os colegas publicamente
Aguardo resposta!
Boas Festas!
Cordialmente
g20
g20
Por mim concordo ir para as "Conversas de café". Já lá estou (a caminho...) Pois o nosso forum é para coisas mais importantes!Duzia12 Escreveu:Não vale a pena perder tempo
Electrifiquei toda a minha casa
E ainda agora á 5 minutos tive um disparo do diferencial de 30 mA falta de neutro e resolvi em 15 minutos.
??
Só não consegui 'encaixar' o disparo do diferencial neste contexto!
mig666