ZAP

ohmicomasque
Curioso
Curioso
Registado: 05 fev 2010, 16:41

ZAP

Mensagem por ohmicomasque »

Bom dia,

Pode-se colocar duas ZAP numa habitação unifamiliar? O manual não diz que só precisa de ser colocada numa zona?

Quais as vantagens e desvantagens de colocar duas ZAP num projecto real?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Re: ZAP

Mensagem por gemini »

Podes colocar quantas entenderes! :)

vantagens: multiplicidade de ligações possíveis
desvantagens: aumenta o custo da instalação
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, o manual refere sempre mínimos, logo a partir daí pode-se colocar o que se quiser!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ohmicomasque
Curioso
Curioso

Desde já obrigado pelas opiniões partilhadas.
Exactamente, o manual diz que no mínimo deve existir uma tomada ZAP num local que melhor se adeqúe ao projecto.
E também sou da opinião que quanto maior o número de tomadas ZAP maior o orçamento, mas agora tenho a certeza das minhas ideias.
Não percebo porque é que alguns projectistas estão a optar por colocar duas tomadas ZAP, estando a fibra tão cara e tão pouco desenvolvida ao nível de mercado.
O que também já me disseram é que nas futuras ligações a fibra chegara ao ATI que por sua vez fará uma ligação à CATI e a partir daí a ligação ao resto da casa será feito através de cabos pares de cobre ou por wireless.
Desculpas pelo facto de não conseguir ser mais detalhado na minha dúvida.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, os projectistas não estão a optar por 2 tomadas de fibra optica, é obrigatório!

A CATI é uma caixa opcional que se deve colocar ao lado do ATI em que a principal função é para colocação de equipamentos activos!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ohmicomasque
Curioso
Curioso

Eu vi logo que não me expliquei bem.

Quanto às duas tomadas, claro que é obrigatório e estas existem no espelho de tomadas ZAP, o que eu quero saber é o porque de escolherem duas ZAP ou mais por habitação?

E quanto à minha dúvida da distribuição da fibra a cada ZAP? Qual a melhor opção?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, aqui ninguém falou que metia mais ZAP´s, no meu ver mais de uma ZAP não tem grande valia, podemos isso sim é colocar mais tomadas par de cobre, coaxial, fibra optica!

"E quanto à minha dúvida da distribuição da fibra a cada ZAP? Qual a melhor opção?"

tirando a ZAP que obriga a 2 tomadas de fibra, colocando outra ZAP ou mais espalhadas pela casa já colocas as tomadas de fibra que quiseres seja 1, 2 ou mais!
ohmicomasque
Curioso
Curioso

Mas essa foi a minha pergunta inicial Varejo, é por isso que estou a estranhar ver projectos com mais que uma ZAP quando se pode colocar tomadas individuais.

E quanto à distribuição da fibra e diferentes modos de a distribuir? Tens alguma informação útil?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, de certeza que no projecto são ZAP´s?

Se forem mesmo ZPA´s tem de se instalar como manda o projecto, ou então o projectista que o altere e se faça a distribuição da maneira mais conveniente!
ohmicomasque
Curioso
Curioso

Sim são ZAP´s mas ainda em fase de projecto, isto é, em planta.

Mas pelo que percebi não se justifica, o único exemplo que me vem à memória é por exemplo uma habitação unifamiliar com duas salas de estar em pisos diferentes.

Mais uma vez obrigado.
nunoski
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2008, 01:31
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por nunoski »

Boas,

Julgo que o único motivo para existirem duas ZAP's é no caso de ser uma habitação de grande dimensão...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

nunoski Escreveu:Boas,

Julgo que o único motivo para existirem duas ZAP's é no caso de ser uma habitação de grande dimensão...
Boas, o motivo para mais ZAP´s não é nenhum, em habitações de grande dimensão usa-se bastidores e coloca-se muito mais tomadas par de cobre, coaxial, fibra óptica sem se designar nem agrupar por ZAP´s!
rmoreira
Curioso
Curioso
Registado: 06 jun 2010, 18:21

Mensagem por rmoreira »

Boas, o último post do caríssimo Varejo suscitou-me uma dúvida: poderá o bastidor ser considerado uma ZAP???
Porque não? : local apropriado, 3 variantes em simultaneo e espaço para os equipamentos....
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, com bastidor ou "ATI" essas manobras sempre se puderam fazer, mesmo no ITED1 as caixas F que no minimo era uma caixa I1 nada impedia de colocar uma caixa C1 ou C2 como caixa F.

Portanto a zona de distribuição (ATI, Bastidor) é uma coisa, zona de tomadas com as varias tecnologias a curta distancia (ZAP) é outra!
ric_matos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 set 2008, 02:31

Mensagem por ric_matos »

Boa tarde,

Como todos sabem ZAP significa zona de acesso privilegiado, se a tipologia o nível de acabamento for para habitações de luxo (ou não), ou se o projectista assim entender pode colocar mais do que uma ZAP até por divisão, isto como em tudo tem que ser um compromisso entre o custo e os benefícios, e o que o construtor estiver a pensar em gastar e pedir por cada fogo. Possivelmente não tiraremos todo o potencial no imediato, mas uma casa é um investimento a longo prazo.

Sendo assim, se for projectado mais do que uma zona onde se possa ter as várias tecnologias disponíveis no mesmo ponto, teremos mais que uma ZAP.

Exemplo: (TV - Internet - Telefone) na sala e no escritório
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”