Problema na minha rede eléctrica?

Responder
Mofli10
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 set 2010, 09:48

Problema na minha rede eléctrica?

Mensagem por Mofli10 »

Bom dia,

Este é o meu primeiro tópico no forum, sou novo e não percebo pouco de electricidade, mas preciso de ajuda!
Acho que tenho um problema no meu sotao, nunca tive problemas nessa parte da casa, mas há alguns anos atrás comecei a ter, não sei o que se passa, mas acho, e pelo que tenho ouvido, que tenho picos de tensão no sotão. Já queimei pelos menos três vezes um amplicador, todas as vezes que arranjo são 50,00€, mais umas três vezes a minha TV e uma PS2 que foi directa para o lixo. Chamei um electricista, ele verificou o quadro eléctrico e tinha o fio terra mal ligado, foi ligado e desde ai não tive mais problemas, até esse mês, e digo isso porque não estava a morar em casa até essa altura, porque se calhar já tinha detectado que não tinha solucionado o problema. Esse mês o amplicador já foi à vida novamente, mas o que me preocupa mais é a minha PS3 nova, que liga faz tudo menos ler os discos.

Gostaria de saber como dectecto esses picos de tensão, se é que tenho, e como posso corrigi-los. Sou dos Açores e tenho para mim que cá ninguém percebe disso!

Obrigado e toda a ajuda e opiniões serão bemvindos!
NunoBlop
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 set 2008, 20:47

Re: Problema na minha rede eléctrica?

Mensagem por NunoBlop »

O problema está completamente restrito ao sotão ou no sotão é onde está o equipamento mais sensível? Uma consola é de meninas ao pé de uma máquina de lavar...

Pensando na instalação completa:
Problemas com a terra ou o neutro... em suma... é um defeito da instalação privada, então há que tomar medidas simples como uma (re)inspecção a toda a instalação, ou seja, pagar...

Problemas na rede, culpa da EDP,....fazer prova....estás a ver onde isto vai parar....

Então, e assim rapidamente:
1: Lembras-te a uns anos...(20?30?) uma "coisa" que se liga a TV? Pois...ainda existem no mercado...
2: Sobretensões... resumindo...diz que é uma espécie de protecção contra "excesso" de tensão... qualquer electricista pode montar um tal de DST no quadro, mas tambem há uns que são...tipo uma tripla...
3: UPS... não é só a bateria, no limite protege equipamentos...depois de trocares o fusível delas nem te chateias mais...

Foi assim três "caminhos" que me vêm a cabeça (para não cansar muito...), humm... um ultimo... vai tomando nota escrita de:
1: Data e Hora em que isso ocorreu;
2: Que equipamentos estavam ligados em casa;
3: Que tipo são os teus vizinhos (industria, comércio, habitação...)
4: Onde está o Posto de Transformação mais proximo?
5: Há linhas aereas perto de casa?
6: Como a casa é alimentada?
7: Moradia?Prédio?
8: Idade?

Estes ultimos podes (e deves) postar aqui.
luisestrela
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 06 dez 2009, 15:10

Mensagem por luisestrela »

Boas

devias perguntar a 1 ou 2 vizinhos se tiveram problemas identicos ao teu ,era uma maneira de saber se o problema é da edp ou se o problema está na instalação da casa.Talvez falta de neutro,mas só medindo os varios circuitos se pode chegar a alguma conclusão...

cumprimentos
elstar
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

De referir que nos Açores é EDA (Electricidade dos Açores) e não EDP!

Se o ramal de alimentação à moradia for aéreo é provável que sejam sobretensões da rede de distribuição, se for subterrâneo é improvável que sejam sobretensões mas pode acontecer!!! Se foram sobretensões colocar um DST (descarregador de sobretensões) no quadro geral da moradia do tipo II onda 8/20.

O ideal para verificar a real origem do problema seria colocar um analisador de energia no quadro eléctrico, para verificar se os parâmetros eléctricos estão dentro dos valores normais ou não.

Pode também tentar fazer uma reclamação junto da EDA para ver se eles vão averiguar se na zona têm existido problemas nomeadamente tal como já foi referido se algum dos vizinhos tem tido o mesmo problema, porque se o defeito for da rede de distribuição quase de certeza que não é o único afectado!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
NunoBlop
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 set 2008, 20:47

Mensagem por NunoBlop »

Ai a minha ignorância...e ainda por cima fui-me meter com a malta das ilhas! ehehe Pronto...distribuidor local de energia elétrica. :)

Parece que o "activador" do tópico não voltou a aparecer...

Tomando a liberdade de mudar o tema (por mera curiosidade)... qual é a facilidade existente de "alugar" um analisador e o custo associado...alguma sugestão?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Existem empresas que alugam os equipamentos e um delas é a J.Roma
www.jroma.pt

se lhe mandares um email, eles respondem
Responder